Geladeira nova - maturação nao baixa de 7°C

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

prado

Member
Joined
May 12, 2014
Messages
14
Reaction score
0
Buenas galera, comprei geladeira nova, equipamento todo novo. Brassei 70 litros de dunkel weizen com fermento wb06, fermentei de buenas dos 17 aos 22°c ate parar de atenuar.

Entao setei o fullgauge para 0,5°C maaaaas a geladeira está no máximo do funcionamento e gela soh ate 7°C.

Alguma sugestão para agora?
Alguma sugestão para as proximas??
 
Opa!
Qual o modelo da geladeira?
Eu procurei por geladeiras usadas mas as que estavam boas custavam pouco menos que as novas, então comprei uma nova...
Uma dica é não fazer mudanças que não possam ser desfeitas sem deixar marcas pois sua geladeira ainda está na garantia... Talvez se vc localizar o sensor de temperatura da geladeira e isola-lo com isopor sua geladeira esfrie mais. Retirar a porta do freezer também pode ajudar...
A que comprei solta tudo, até o fundo do freezer e se precisar da para recolocar, chega a -6 fácil...
 
Dica simples, que as vezes a gente esquece. Vc lembrou de colocar o termostato da geladeira no mínimo possível, ou seja, na maior potência?
 
Dá uma procurada no sensor de temperatura da geladeira, se ele está de fácil acesso. se sua geladeira nova for uma consul daquelas bem estreitas de uma porta ele está acoplado na parte de cima da placa refrigeradora, preso com um plástico parafusado, é bem facil tirar.

Provavelmente é esse o problema, mesmo botando no maximo nao vai descer pra 0,5ºC.
 
Eu tenho um frigobar q uso eventualmente para fermentar levas menores. Ele não baixava de 5ºC. Depois que desmontei a divisória entre o "freezer" e a "refrigerador", ele baixa até 0,4ºC.
 
Se for uma geladeira onde o congelador é separado do refrigerador (duas portas), aí não tem jeito mesmo.

Mas se for uma geladeira de uma porta só, faz como o pessoal já disse, tira tudo, porta do congelador e bandeja que deve resolver.

Deixa ela mais ou menos assim:

DSC06011.JPG
 
Buenas galera, o sensor de temperatura da propria geladeira já está no "maximo de funcionamento" (mais frio). Esta foto foi de quanto eu comprei ela.

A diferença é que isolei a lã de vidro da porta com uma lona. Mas basicamente é assim que ela está, vou remover a porta do mini freezer pra ver se adianta algo, mas acho difícil.
 

Attachments

  • DSC02879.jpg
    DSC02879.jpg
    143.9 KB · Views: 161
Acho que se vc remover a porta do freezer, vai baixar mais um pouco.
Agora, vai demorar viu! Olha o tamanho desse fermentador! ehheeh
E já que a geladeira não é frost-free, pq vc não isola o termostato e controla a temperatura só pelo fullgauge?
 
Alguem já tentou fazer uma circulação de ar forçada?

Eu colocaria uma ou duas ventoinhas ligando junto ao compressor, na mesma saída do controlador, pra fazer circular o ar do congelador pra baixo...
Muito barato e fácil de instalar e deve aumentar muito a eficiência.
 
Alguem já tentou fazer uma circulação de ar forçada?

Eu colocaria uma ou duas ventoinhas ligando junto ao compressor, na mesma saída do controlador, pra fazer circular o ar do congelador pra baixo...
Muito barato e fácil de instalar e deve aumentar muito a eficiência.
 
Opa,
Essa é a cônsul facilite crb39, tem um modelo da brastemp que é exatamente igual por dentro. Vejam que o funcionamento dele é por ventilação forçada e o congelador se desmonta sem o uso de ferramentas. Foi só retirar o fundo e a tampa que a geladeira toda se transformou num congelador... Chega a -6

Ps. Não trabalho na cônsul e nem sou vendedor de geladeiras...
 

Attachments

  • image.jpg
    image.jpg
    153.7 KB · Views: 134
Exato. Só que essa é uma frost-free. A minha sugestão foi instalar uma ventoinha no congelador da geladeira comum pra forçar a circulação.
 
Opa,
Essa é a cônsul facilite crb39, tem um modelo da brastemp que é exatamente igual por dentro. Vejam que o funcionamento dele é por ventilação forçada e o congelador se desmonta sem o uso de ferramentas. Foi só retirar o fundo e a tampa que a geladeira toda se transformou num congelador... Chega a -6

Ps. Não trabalho na cônsul e nem sou vendedor de geladeiras...

Lisboa, vc saberia o modelo dessa da Brastemp que vc se refere?

Sds,

Fabiano
 
Buenas galera, arranquei a tampa do freezerzinho e baixou pra 3,4 graus.

Acho que é isso ae que vai ser minha maturação, paciencia...
 
Prado,
3.4 já me parece uma temperatura razoável.
O compressor está ligado quase Full Time?
A minha suspeita, como de alguns colegas, é que o termostato da geladeira está agindo.
Tu conseguiste achar o sensor do termostato ? O ideal seria encontrar ele e isolar.

[ ]`s
 
Fala Cabeludoo!

Cara, a geladeira está no meu sogro, só vou poder ver isso no outro fim de semana :(

Pior que não tenho como pedir pra ele ver isso pq ele não vai saber. Mas a idéia seria remover o sensor de dentro da geladeira?

Sabem dizer onde normalmente fica o sensor dessas geladeiras antigas?
 
Bota a ventoinha rapaz.. Simples e barato e vai fazer atingir a temperatura bem mais rápido...
 
Lisboa, vc saberia o modelo dessa da Brastemp que vc se refere?

Sds,

Fabiano

Opa,
o modelo é: Brastemp Clean Frost Free 342 Litros - BRB39AB
por dentro sao exatamente iguais mas por fora a brastemp é um pouco mais bonita, mas como era mais cara escolhi a consul (acho que consul e brastemp se fundiram…)
 
Brastemp e consul sao marcas de uma mesma empresa a Whirlpool (coincidência?? Rs)
 
Realmente são do mesmo grupo, mas não necessariamente tenham a mesma qualidade por causa disso. Geralmente, a diferença só é pra quem vai o dinheiro, mas quando se fundem, as empresas não necessariamente equalizam o padrão de qualidade. Pelo contrário, geralmente mantém diferentes padrões de qualidade, pra atingir variados grupos.
Pelo folclore, a Brastemp é melhor. Se continua ou não, não sei. O que posso dizer é que já tive máquina de lavar roupa da Consul e da Brastemp. A da Brastemp foi mais cara, mas parece mais robusta e está durando mais.

Ser do mesmo grupo não significa mesma qualidade.
Vemos isso na cerveja:
Eisenbahn e Baden Baden são do grupo Kirin. A Schin e a Devassa "bem loura" também.
Leffe é da Ambev

Nos carros
Audi - VW - Seat - Skoda são do mesmo grupo, mas qualidades diferentes

e por aí vai...

Acredito eu que a Brastemp continua melhor que a Consul, mas não necessariamente justifique um gasto maior. Depende basicamente do que quem compra deseja.

Minha geladeirinha Consul, da menor e mais barata que tinha pra vender na época, continua firme e forte comigo por 9 anos, e nunca deu nenhum problema.
 
Sim, são do mesmo grupo. a marca Whirlpool e bom conhecida la fora, aqui eles não relacionam muito o nome.

Ambas são muito boas, mas por uma estratégia de mercado eles posicionam a Brastemp como "premium" e a Consul como "entrada de mercado".. com esse posicionamento não há um "canibalismo" dos seus produtos, e eles tem um maior domínio do mercado conseguindo concorrer com a maioria das marcas, tanto em modelo como em preço.. pois enquadrar as duas no mesmo segmento faria uma competição direta.

Como comentado, é o que a Volks faz segmentando com Volks, Audi, Porsche, etc.. usa mesma plataforma MQB no Golf e no A1 (entre outros), carros distintos com a mesma base em dois mercados não concorrentes. Nisso, apenas um investimento na plataforma MQB consegue brigar com Chevrolet (GM) e com a Mini Cooper (BMW).

Abs
 
Sim, vocês estão com toda a razão. Mas para mim a diferença é só no acabamento. Os comandos são iguais e se vc retirar a porta e tampar o painel de cima com o nome duvido que alguém separe uma da outra... Agora o acabamento da brastemp realmente parece mais caprichado...
Aliás gostei dessa geladeira como fermentador mas acho que ela daria um ótimo keggerator , procurem na web por " chopeira dos sonhos" acho que eles usam esse modelo da brastemp...
 
mas quando é instalado um full gauge com seu sensor de temperatura o termostato da geladeira não entra em funcionamento, então no meu ponto de vista não adianta mexer no termostato da geladeira, o que eu acho que deve ser feito e a correta instalação do o TIC 17 FULL GAUCHE, colocar o sensor dele em contato com a cerveja ou com o fermentador na medida do possível e colocar a geladeira no máximo, fazendo isso o termostato interno da geladeira não influencia na temperatura pois quem estará fazendo isso é o tic17, agora se a geladeira não baixa até 0,5 é porque não tem potencia pra isso, abraço
 
Deko,

Se o sensor da geladeira estiver em contato com o gelo do evaporador, ele vai desligar o compressor e o TIC perde o controle do mesmo. O termostato da geladeira sente que chegou na temperatura e o TIC fica esperando baixar mais...
 
Há bom, mas isso não seria no caso de uma frost free.? Pelo que vi a do nosso amigo não é com degelo....abraço
 
Deko,

É que nem todos ligam o TIC direto ao compressor, isolando o termostato original.

O modo mais fácil é ligar ele na "tomada" da geladeira. E nesse caso o termostato da geladeira continua trabalhando "em conjunto " com o TIC.
A minha está desse modo.
Mas eu embrulhei o termostato da geladeira em isopor e assim ele nunca é acionado.
Consigo chegar em -1 no verão. E abaixo de -2 no inverno.

Maurício. ..
 
Eu consigo facilmente 1°C sem fazer nada, apenas controlando pelo TIC. Ah, isso na cerveja com poço termométrico.
 
Boa noite,
Deko, o TIC da forma que o instalamos funciona como se uma pessoa ficasse olhando para o termômetro e tirasse a geladeira da tomada na hora em que ela chegue à temperatura programada, e recolocasse quando esquentar. Se vc quiser -1 e o sensor original estiver funcionando ele vai desligar o compressor quando chegar na temperatura programada pelo fabricante geralmente por volta de 6... E o TIC vai manter a geladeira "na tomada" esperando chegar na temperatura que vc programou...
 
Ok, entendi, a minha é com degelo seco mas só aciona o degelo quando se aperta um botão, mas pra chegar a0 grau ela trabalha pra caramba, abraço.
 
@EMOTTA acho que depende do tamanho do congelador, mas principalmente daquele "degrau" atrás da gaveta de verduras, onde fica o motor. Se tiver aquele degrau e tirando a gaveta você conseguir colocar o balde e fechar a porta provavelmente vai conseguir empilhar outro balde, senão vai ser mais difícil...

Eu comprei uma de 250L e por pouco não deu. Pensei em fazer um corte na prateleira da porta ou abrir o congelador, mas acabei trocando pela geladeira principal que era maior mas muito mal distribuída =)
 
@EMOTTA acho que depende do tamanho do congelador, mas principalmente daquele "degrau" atrás da gaveta de verduras, onde fica o motor. Se tiver aquele degrau e tirando a gaveta você conseguir colocar o balde e fechar a porta provavelmente vai conseguir empilhar outro balde, senão vai ser mais difícil...

Eu comprei uma de 250L e por pouco não deu. Pensei em fazer um corte na prateleira da porta ou abrir o congelador, mas acabei trocando pela geladeira principal que era maior mas muito mal distribuída =)

Valeu @valtert!
 

Latest posts

Back
Top