Banco de água gelada X geladeiras

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

zde

Well-Known Member
Joined
May 29, 2016
Messages
48
Reaction score
12
Pessoal para projetos pequenos de ate 250 por fermentador no máximo, fiquei me perguntando o que seria mais vantajoso?

Utilizar varias geladeiras ou freezer que normalmente cabe fermentadores de 80 litros no máximo ou utilizar um sistema de parede dupla e um banco de água a gelada?

Alguém tem alguma experiencia com baco de água gelada para compartilhar?

Pergunto isso pois não sei se compro uma nova geladeira ou faço um sistema por conta própria de um banco de água de gelada de 200 l, pois vejo os gringos utilizando esse tipo de sistema e não sei se não e mais vantagem no momento de criar minha fazenda de fermentadores.
 
Pessoal para projetos pequenos de ate 250 por fermentador no máximo, fiquei me perguntando o que seria mais vantajoso?

Utilizar varias geladeiras ou freezer que normalmente cabe fermentadores de 80 litros no máximo ou utilizar um sistema de parede dupla e um banco de água a gelada?

Alguém tem alguma experiencia com baco de água gelada para compartilhar?

Pergunto isso pois não sei se compro uma nova geladeira ou faço um sistema por conta própria de um banco de água de gelada de 200 l, pois vejo os gringos utilizando esse tipo de sistema e não sei se não e mais vantagem no momento de criar minha fazenda de fermentadores.

Projetos pequenos de 250 litros? Isso seria tipo uma gambiarra pra equipamento profissional?

Acho que a forma mais fácil de decidir qual tipo de equipamento usar é decidir primeiro o que vc está realmente fazendo, se é cerveja caseira ou se é cerveja comercial.

Se for caseira, os sistemas de resfriamento padrão, pra volumes menores, vão te servir muito bem. Se for comercial, use fermentadores de inox comerciais, ou os de PP com parede dupla e controle de temperatura, que parece que também são aceitos pelas agências de fiscalização.

Abraço
 
Pessoal para projetos pequenos de ate 250 por fermentador no máximo, fiquei me perguntando o que seria mais vantajoso?

Utilizar varias geladeiras ou freezer que normalmente cabe fermentadores de 80 litros no máximo ou utilizar um sistema de parede dupla e um banco de água a gelada?

Alguém tem alguma experiencia com baco de água gelada para compartilhar?

Pergunto isso pois não sei se compro uma nova geladeira ou faço um sistema por conta própria de um banco de água de gelada de 200 l, pois vejo os gringos utilizando esse tipo de sistema e não sei se não e mais vantagem no momento de criar minha fazenda de fermentadores.

Estou montando um banco de agua gelada de 40 litros para alimentar 3 fermentadores de 20L. O projeto está em andamento, quando estiver pronto vou postar o passo a passo aqui no fórum. Preferi banco de agua gelada para poder controlar a temperatura de cada fermentador de forma independente, ele vai trabalhar com uma bomba de 1/6hp e válvulas motorizadas.


Aqui uma foto no começo dos testes:
 

Attachments

  • Foto 18-11-16 19 12 21.jpg
    Foto 18-11-16 19 12 21.jpg
    602 KB · Views: 273
Estou pensando e cotando em me juntar com um grupo de 5 pessoas para fazer levas maiores com menor custo uma produção nesse nível daria 60 a 70 garrafas por participante o que considero uma quantidade boa.
E sim estou vendo fermentadores em PP rotomoldado, porem estou cogitando em comprar com parede simples e eu mesmo montar uma parede dupla com isolamento, mas ainda não sei ao certo se vai valer a pena.
 
Estou montando um banco de agua gelada de 40 litros para alimentar 3 fermentadores de 20L. O projeto está em andamento, quando estiver pronto vou postar o passo a passo aqui no fórum. Preferi banco de agua gelada para poder controlar a temperatura de cada fermentador de forma independente, ele vai trabalhar com uma bomba de 1/6hp e válvulas motorizadas.


Aqui uma foto no começo dos testes:

Duas perguntas:
Como você definiu que 40 litros de água dão conta de 60 litros de mosto?
Você mesmo montou a unidade condensadora ou contratou alguém? quanto foi teu custo nessa parte?

Aguardo ansioso seu post do projeto todo.
 
Duas perguntas:
Como você definiu que 40 litros de água dão conta de 60 litros de mosto?
Você mesmo montou a unidade condensadora ou contratou alguém? quanto foi teu custo nessa parte?

Aguardo ansioso seu post do projeto todo.

-Então cara... não defini. Basicamente comprei a caixa de isopor na qual coubesse o evaporador dentro e vou fazer o teste.

-A unidade condensadora é um ar condicionado de janela de 7500btu comprado no OLX por R$250,00. Basicamente desmontei ele, tirei o controlador original e posicionei o evaporador dentro da caixa de isopor de 40 litros. A caixa de isopor custou R$40,00 no Makro, então posso te falar que esse banco de agua fria ficou em R$290,00.

Já chegou a bomba de 1/6hp que será responsável pela circulação da agua pelas serpentinas e a bomba de aquário que manterá a agua circulando dentro do banco de agua enquanto o compressor estiver acionado. Estou aguardando chegarem as válvulas motorizadas para dar andamento no projeto.

Abraços!
 
Back
Top