Garrafas transbordando com priming

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Feb 12, 2019
Messages
16
Reaction score
1
Location
Niterói/RJ
Boa tarde,
Estou tendo problemas com meu priming, eu uso uma enchedora de garrafas, uso garrafas de 600ml e após cheias, eu adiciono o açúcar diretamente. Uso um sache de açúcar para cada garrafa (5g).
Na hora que eu adiciono o açúcar a garrafa começa a fermentar, e transborda, sujando tudo e perdendo cerveja. Alguém sabe o por que? Como solucionar isso?
 
Cara, tem informação desencontrada aí. Não tem como a cerveja fermentar instantaneamente a ponto de jorrar assim. Para mim, com o pouco de informação que você deu, parece que sua cerveja já está com gás... talvez residual da fermentação.

Descreva com mais detalhes o seu processo... o que você chama exatamente de enchedora de garrafas? Como é o seu processo de fermentação (bombona, balde, fermentador cônico)? Dê mais detalhes do seu processo de fermentação e envase para entendermos melhor o problema!
 
Cara, tem informação desencontrada aí. Não tem como a cerveja fermentar instantaneamente a ponto de jorrar assim. Para mim, com o pouco de informação que você deu, parece que sua cerveja já está com gás... talvez residual da fermentação.

Descreva com mais detalhes o seu processo... o que você chama exatamente de enchedora de garrafas? Como é o seu processo de fermentação (bombona, balde, fermentador cônico)? Dê mais detalhes do seu processo de fermentação e envase para entendermos melhor o problema!
Eu uso a enchedora de garrafas que conecta na torneira, uma comum de acrílico. Uso um balde, a cerveja tava maturando por 14 dias a 2°c, a fermentação foi 8dias a 18°c e og de 1,039, fg de 1,006, e foram 20l de cerveja . Eu enchi as garrafas, coloquei sobre a mesa, adicionei o açúcar e parecia um chafariz.
 
Adiciona o açúcar antes da cerveja... que o líquido já vai se misturando e não causa essa bagunça.
 
Outro ponto que me parece interessante salientar: é mais fácil você utilizar o açúcar invertido (ou outro tipo em forma líquida) para facilitar a vida das leveduras na hora de carbonatar.
 
a cerveja tava maturando por 14 dias a 2°c

Nessa fase aqui a cerveja pode/deve ter solubilizado parte do CO2 gerado pela fermentação e que tenha ficado retido no balde.

Eu enchi as garrafas, coloquei sobre a mesa, adicionei o açúcar e parecia um chafariz.

Isso reforça um pouco minha suspeita, porque se você fez esses processos (provavelmente com a cerva ainda gelada) e não teve problema com a espuma, o que deve ter gerado o desprendimento do CO2 (e resultado no chafariz) deve ter sido o atrito e a agitação causada pelo açucar derramado por cima.

Não tem a ver com a inserção do açucar em si, mas com a forma como você inseriu o açucar.

As duas alternativas sugeridas acima podem ajudar a resolver o problema. Inserir o açucar primeiro (seja sache ou invertido) e depois a cerveja. Talvez a opção pelo açucar invertido ajude a causar menos atrito no interior da garrafa, mas vai te dar mais trabalho na dosagem individual do primming.

Eu, quando faço primming, faço o açucar invertido e misturo no balde antes de envasar. Nesse caso, no dia do envase, faço o açucar invertido, despejo ele num balde vazio e depois transfiro devagar a cerveja para esse balde, por gravidade e através de uma mangueira que vai no fundo do balde e gera um leve whirpool a medida que a cerveja vai descendo. Desse modo a mistura fica bem homogenea e quase nem precisa misturar com a colher.

Mas tem muita gente que faz a dosagem por garrafa e não tem nenhum problema. Questão de preferência e prática.
 
Back
Top