Garrafas perdendo gás

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

brunonacari

Well-Known Member
Joined
Jan 26, 2016
Messages
180
Reaction score
30
Minhas garrafas estão perdendo gás depois de cerca de 1 mês e meio engarrafadas... Tentei colocar espuma na tampa e deixá-las dentro d'água pra ver se pego vazamento, mas não percebi nada...

Utilizo este arrolhador:
arrolhador-tampador-de-garrafas-100-tampinhas-de-cerveja-723501-MLB20341135875_072015-O.jpg


Não foi só uma leva, já estou percebendo isso na terceira. Estou com uma Imperial IPA engarrafada a pouco tempo e estou começando a perceber a perda de gás.
Mto frustrante vc ver a cerveja q estava excelente ficar choca depois de pouco tempo.

Ontem peguei uma garrafinha, enchi de coca cola e vedei com bastante força, pra ver se o problema era eu vedar sem fazer mta força.

Conto com a ajuda dos senhores para tentar encontrar uma solução.
 
Você gelou e depois tirou da geladeira e gelou de novo?

Enviado de meu XT1575 usando Tapatalk
 
Cara não sei se te ajuda, mas existe um "anel" que faz o teste do passa-não passa para ver se você apertou bem na hora de por a tampinha.

http://loja.weconsultoria.com.br/calibrador-passa-nao-passa-para-tampinhas-p49905/

Eu tenho o mesmo arrolhador que o seu e quando fecho a garrafa, ela chega a ficar pendurada. Pelo processp ser manual, tem que apertar com muita força mesmo. Sempre deixo uma esponja de louça por baixo para nao bater e trincar quando eu solto a garrafa.

Faça um teste em alguma loja cervejeira com outro arrolhador para ver se o seu nao possuui algum defeito.

Boas futuras brassagens!
 
Você gelou e depois tirou da geladeira e gelou de novo?

Enviado de meu XT1575 usando Tapatalk

Não, minhas garrafas ficam todas armazenadas numa despensa escura q tenho em casa. Só boto pra gelar no momento de beber.
 
Cara não sei se te ajuda, mas existe um "anel" que faz o teste do passa-não passa para ver se você apertou bem na hora de por a tampinha.

http://loja.weconsultoria.com.br/calibrador-passa-nao-passa-para-tampinhas-p49905/

Eu tenho o mesmo arrolhador que o seu e quando fecho a garrafa, ela chega a ficar pendurada. Pelo processp ser manual, tem que apertar com muita força mesmo. Sempre deixo uma esponja de louça por baixo para nao bater e trincar quando eu solto a garrafa.

Faça um teste em alguma loja cervejeira com outro arrolhador para ver se o seu nao possuui algum defeito.

Boas futuras brassagens!

Vou dar uma olhada no passa/não passa.
Minhas garrafas tb chegam a ficar penduradas assim que arrolho... Nunca percebeu perda de pressão com o tempo?
 
Não pode ser inconsistência no priming, não misturar direito e umas garrafas ficam com mais gás que outras?

Enviado de meu XT1575 usando Tapatalk
 
Não pode ser inconsistência no priming, não misturar direito e umas garrafas ficam com mais gás que outras?

Enviado de meu XT1575 usando Tapatalk

Acredito que não, porque todas que comecei a abrir há uma semana estão sem gás... seria mta coincidência todas que tenho aberto agora estarem sem gás.

Ontem abri uma de flit top para confirmar, e ela estava normal.
 
Para este arrolhador sugiro usar a mesma técnica que se usa com tampas twist-off:

arrolhe, depois gire a garrafa em 90º (1/4 de volta) e arrolhe de novo.
 
Para este arrolhador sugiro usar a mesma técnica que se usa com tampas twist-off:

arrolhe, depois gire a garrafa em 90º (1/4 de volta) e arrolhe de novo.

Show... bela dica... daqui uns 2 meses volto e digo se funcionou!!:mug:
 
Eu tive o mesmo problema com esse arrolhador de mesa, com mais de uma leva, até que anteriormente a minha ultima leva aconteceu a mesma coisa novamente, eu fiquei com tanta raiva que comprei um Emily na hora.

Só pude usar o Emily uma vez (uma leva inteira) e o problema não se repetiu.

Aparentemente no meu arrolhador de mesa a tampinha ficava presa ao arrolhador, então quando se precisava retirar a garrafa, já com a tampinha presa, a tampinha entortava.
 
Olá,

Fiz minha primeira leva (uma APA que depois posso postar fotos aqui para comentários) e apesar da inexperiência, os ensinamentos do grupo (obrigado a todos!) e outras leituras me fizeram ter uma cerveja pelo menos bebível. Sem contaminação e sem gosto estranho. Pra uma primeira leva considero uma vitória kkkkk

Talvez pela receita (dois maltes e três adições de lúpulo) ela tenha ficado um pouco fraca no gosto do malte e um pouco forte no amargor. Cor âmbar, linda... Pra mim tá ótima... mas sou o pai da criança e daí... já viu... kkkkk

Bom... vamos ao problema...
A fermentação foi de 10 dias a 18 graus, maturação por mais 10 dias a 8 graus e mais 3 dias a 2 graus. Depois, na garrafa, por mais 10 dias na temperatura ambiente, mais ou menos 24 graus.
Tenho o mesmo arrolhador (barato) de ferro branco da foto do primeiro post e as tampinhas são comuns, cinza, pry-off. Achei elas um pouco mais baixas que as tampinhas normais, muito pouco, menos de 1mm, mas são mais baixas.

Primeira pergunta: as tampinhas são assim mesmo ou tem um código, tamanho de
tampinha mais adequada para garrafas normais (garrafas de cerveja em geral 600ml, caçulinha de 600ml, etc)?

Ontem abri uma e logo na abertura notei que tinha praticamente zero de carbonatação. Uma decepção pra quem estava até com medo de explosão de garrafas, espuma em excesso, etc. Minha mulher teve a ideia de colocar uma garrafa dentro de um balde com água e verificamos o vazamento na tampinha, tipo borracheiro mesmo, kkkkk

Segunda pergunta: o que fazer nestes casos? Dá pra reverter, fechar novamente, colocar um pouco mais de açucar e tampar novamente, etc?

Terceira pergunta: qual o erro? Foi no fechamento ou nas tampinhas?

Imagino que seja o arrolhador. Achei muito ruim. Agarra as tampinhas... A gente não sabe a força correta...
Fiz seguindo dicas daqui mesmo: coloca a tampinha, aperta, gira a garrafa e aperta novamente.

Pensei agora em tentar tirar um pouco a tinta que fica do lado de baixo do cone que aperta as tampinhas. Talvez resolva um pouco. Li aqui sobre o arrolhador Emilly mas já ouvi falar que só serve para algumas garrafas por causa do gargalo. Daí não sei mesmo o que fazer.

Se alguém já passou por isto e puder dar uma ajuda eu agradeço muito. São 25 garrafas e seria uma sacanagem desperdiçar.

Obrigado

Vitor R
 



Eu tenho um arrolhador colt e acho ele excelente. O arrolhador tradicional possui poucos níveis de regulagem é sempre precisava de um calço pra algumas garrafas (uso as garrafas que bebo aí fica meio variado).


Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 
Na minha opinião o melhor teste para identificar vazamentos é o da camisinha.
Coloque uma camisinha cobrindo a tampa e parte do "pescoço" da garrafa.

Se houver vazamento será fácil notar pois a camisinha irá aprisionar o gás que escapou pela tampa.

*Já fiz umas 4 vezes em garrafas tipo flip-top e nenhuma apresentou vazamentos..
 
Back
Top