garrafa suspeita após envase

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Marco_SP

Well-Known Member
Joined
Feb 15, 2018
Messages
51
Reaction score
5
Salve gente boa

Vou começar dizendo que já separei essa garrafa para descate com cerveja e tudo (a única com este problema entre 42 envasadas)

Eu sou bem criterioso com a limpeza e sanitização de tudo, inclusive das garrafas. Sempre verifico elas contra a luz depois da lavagem, mas costumo focar no fundo, que é onde entendo que se acumule a maior parte da sujeira. Viro o fundo da garrafa na minha direção, e contra a luz confirmo se está limpa, depois sigo para sanitização com solução de Iodofor à 0.8 ml /L, encho todas as garrafas até a boca, deixo alguns minutos, depois coloco elas pra escorrer.

Vejam nas fotos, tem umas "coisas" grudadas na parede da garraga (nenhuma no fundo). Elas se parecem com folhas... e não saem do lugar quando mexo o líquido.

Agora o detalhe que me fez escrever esse post: esse lote foi feito com lúpulo Cryo Hops Simcoe... como essa foi a última garrafa envasada, qualquer coisa "boiando" na superfície do mosto foi parar dentro dela... li em alguns foruns gringos que o Cryo Hops tem a tendência de permanecer na superfície ao invés de decantar, mas isso não explicaria pq essas coisas grudaram na parede da garrafa.

Enfim, contagem regressiva pro descarte... se alguém tiver uma luz aí, agradeço

Cheers ! :mug:
 

Attachments

  • IMG_20180307_193223.jpg
    IMG_20180307_193223.jpg
    456 KB · Views: 147
  • IMG_20180307_193357.jpg
    IMG_20180307_193357.jpg
    280.1 KB · Views: 133
  • IMG_20180307_193457.jpg
    IMG_20180307_193457.jpg
    461.4 KB · Views: 139
São restos de pupas de Drosophila.
Ovo, larva, pupa, "mosquinha das frutas".

Se tu não for fresco, pode tomar que não dá nada.
 
valeu @LambicBR

cara se for drosophila eu mastigo kkkk

fiz uma pesquisa no google e as imagens batem mesmo...
 
Para retirar isto, só com escovação forte aliada com água fervendo.

Normalmente isto indica que a garrafa foi deixada aberta e sem enxague após se beber a cerveja. Eu descarto por simples preguiça de gastar muito tempo e água na limpeza.
 
Por essas e outras que eu compro garrafas.
As minhas, acabo de beber, enxáguo, e deixo de um dia pro outro com água sanitária e água.
Então enxáguo novamente e guardo em local fechado.
 
bom tô tomando essa garrafa agora :mug:

@tomazela pls onde vc compra garrafas novas?

no ML pelo q vi são todas reaproveitadas, daí não faz sentido pagar 2 reais cada garrafa (considerando o frete)...
 
bom tô tomando essa garrafa agora :mug:

@tomazela pls onde vc compra garrafas novas?

no ML pelo q vi são todas reaproveitadas, daí não faz sentido pagar 2 reais cada garrafa (considerando o frete)...

Eu comprei um lote bem grande de 2500 garrafas.

Se quiser, te vendo por R$2,75 a unidade.

Frete por sua conta.

Para a São Paulo, até 4 caixas, deve estar custando uns R$50,00 o frete pela Texas

Veja aí. Se compensa pra vc. Tenho bastante ainda
 
valeu @tomazela

acabei conseguindo 48 garrafas usadas, lavei uma por uma com escova e detergente, deu um trampo ducarai mas economizei uns trocados

qdo precisar de mais garrafas te procuro blz?

abraço man ! :tank:
 
valeu @tomazela

acabei conseguindo 48 garrafas usadas, lavei uma por uma com escova e detergente, deu um trampo ducarai mas economizei uns trocados

qdo precisar de mais garrafas te procuro blz?

abraço man ! :tank:

Blz.

Eu parei de lavar, tirar rótulo e etc.

Isso não é vida.
 
Por isso hoje eu só embarrilho...engarrafar é um saco!
 
fala @Rins

Pretendo em algum momento passar a usar barril ou postmix... mas pra isso tenho q viabilizar outra geladeira, CO2, etc, esse investimento vai ter que ficar pro futuro
 
fala @Rins

Pretendo em algum momento passar a usar barril ou postmix... mas pra isso tenho q viabilizar outra geladeira, CO2, etc, esse investimento vai ter que ficar pro futuro

Sim, com certeza é um investimento, mas quando você tiver, nunca mais vai querer engarrafar....
Limpar um barril de 20 L é muito mais facil e pratico do que limpar 34 garrafas....
 
O barril é bom, mas traz também alguns inconvenientes no armazenamento.

Tu precisas dele vazio para um novo lote. No final sempre vai se acabar em uma solução mista com vantagens para cara um dos lados.
 
O barril é bom, mas traz também alguns inconvenientes no armazenamento.

Tu precisas dele vazio para um novo lote. No final sempre vai se acabar em uma solução mista com vantagens para cara um dos lados.

A não ser que tu compre um destes - http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=411960

Counter Pressure Filler Bottling Cap

Precisa do post-mix? só tem uns 2 litros nele? beleza, lave algumas garrafas ou growlers e use este dispositivo e libere o PM! Comprei um (exterior) e pretendo usar bastante.
 
A não ser que tu compre um destes - http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=411960

Counter Pressure Filler Bottling Cap

Precisa do post-mix? só tem uns 2 litros nele? beleza, lave algumas garrafas ou growlers e use este dispositivo e libere o PM! Comprei um (exterior) e pretendo usar bastante.

Acho que um beer gun possa ser mais simples e fácil de usar.

Sim. No final tu vais acabar precisando de garrafas. Por exemplo, eu faço de 20 a 50l mês, mas não consumo com a mesma regularidade e sempre gosto de ter alguma variedade, então vou sempre acabar com garrafas. É exatamente isto que ainda me faz avaliar bem a compra de todo o equipamento para ter um barril. Mas sei que o momento está chegando.
 
Acho que um beer gun possa ser mais simples e fácil de usar.

Sim. No final tu vais acabar precisando de garrafas. Por exemplo, eu faço de 20 a 50l mês, mas não consumo com a mesma regularidade e sempre gosto de ter alguma variedade, então vou sempre acabar com garrafas. É exatamente isto que ainda me faz avaliar bem a compra de todo o equipamento para ter um barril. Mas sei que o momento está chegando.
Eu comprei sistema de barril - não é barato, mas o Mercado Livre naquele parcelamento de 10x sem juros está ajudando, por exemplo:
- postmix novo 19L - 570,00
- cilindro 4kgs - 300,00
- manômetro pressão duas vias - 200,00
- conectores e mangueiras -70,00
=========
R$ 1.140,00 - em 10x de 114,00 give or take
o mais caro foi o PM - eu quis ter um novo, mas agora estou com outros dois de 9,6L usados
 
Falando em sanitização...os mais antigos deverão saber do que se trata... Estive sanitizando minhas garrafas e ao verificar contra a luz percebi que se criou uma espécie de sujeira, micro cristais ou calcificação no interior das garrafas. Só sai raspando. Acabei por lavar todas com detergente neutro e escovação com furadeira, kkkkkk!!! Não saiu tudo, porém como sanitizei muito bem com peracético acredito que não haverá contaminação. Alguém já passou por isso? Como poderia remover?
 
Falando em sanitização...os mais antigos deverão saber do que se trata... Estive sanitizando minhas garrafas e ao verificar contra a luz percebi que se criou uma espécie de sujeira, micro cristais ou calcificação no interior das garrafas. Só sai raspando. Acabei por lavar todas com detergente neutro e escovação com furadeira, kkkkkk!!! Não saiu tudo, porém como sanitizei muito bem com peracético acredito que não haverá contaminação. Alguém já passou por isso? Como poderia remover?

Sanitizar com peracético não é garantia de sucesso se a garrafa estiver suja, cuidado! O sanitizante é para agir no que a gente não consegue ver, se vc consegue ver, limpe antes de sanitizar, hehe...
 
Back
Top