Garrafa estourando a carbonatar

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

andreabreu

Member
Joined
Mar 1, 2016
Messages
18
Reaction score
1
Boa tarde pessoal,
Após 8 brassagem ocorrendo perfeitamente, tive o primeiro problema. Fiz uma weiss e não tive qualquer problema na brassagem, fermentação,maturação, porém no processo de carbonatação na garrafa tive meu primeiro problema. Uma garrafa estou e não consegui identificar o motivo, pois sempre fiz da mesma foma, usando 8g de açúcar pra 1 litro de cerveja, para evitar que o restante das cervejas estourasse até identificar o problema, levei todas para geladeira e deixar numa temperatura de 6º graus para não correr risco ou até acidentes.
Não seu se 5g por 600 ml é muito açúcar para uma cerveja de trigo ou se errei a mão nessa única garrafa. ACHO que 5g por 600ml pode ter sido muita açúcar ou ainda que cervejas de trigo geram muito "espuma" pelo seu tipo, daí na próxima leva de cerveja de trigo vou usar um pouco menos e deixar um pouco mais de espaço na garrafa para ser carbonatada.
Queria deixar registrado tb que a cerveja ficou linda é muito e saborosa.
Alguém pode tentar me ajudar a identificar o que ocorreu ? obs.: Dei umas 2 garrafas para conhecidos, daí fiquei imaginando se tivesse acontecido com eles, ia ficar com muita vergonha, sem contar que poderia ter causado algum acidente.
 

Attachments

  • weiss.JPG
    weiss.JPG
    103.6 KB · Views: 99
Fez o primming no balde ou por garrafa ?

Uma opção seria a garrafa já está com algum defeito (trincada por exemplo)..

Eu faço com 8g/l e nunca tive problema..
 
Fez o primming no balde ou por garrafa ?

Uma opção seria a garrafa já está com algum defeito (trincada por exemplo)..

Eu faço com 8g/l e nunca tive problema..



Fiz direto na garrafa, pois fico com medo de fazer no balde e perder toda leva por falta de carbonatação, ou seja, melhor perder uma única cerveja por carbonatar de mais ou de menos. Não pensei que poderia ser defeito na garrafas, mas pode ser uma possibilidade. Essa garrafa que estou é uma garrafa nova que comprei recentemente, mas tudo pode acontecer. Pra não acontecer novamente vou me resguardar e deixart tudo na geladeira.
 
Baseado apenas nas informações que passou diria que o mais provável é que a garrafa estivesse defeituosa. Sempre pode ter trincas que você não consegue ver, e é um risco difícil de gerenciar (afinal, comprar sempre garrafas novas é brabo).

Uma maneira de tirar a dúvida (mas que, infelizmente, não pode mais ser aplicada nesse caso) teria sido um manômetro em uma ou duas garrafas.
 
A fermentação foi de fato finalizada?
5g pra 600 ml ta tranquilo, talvez sua balança, caso tenha usado uma, pode estar com problema e a quantidade foi superior a 5g ou a garrafa que estourou estava com alguma avaria, para fins de teste tira uma garrafa da geladeira e aguarda o resultado.

De qualquer forma, te aconselho a fazer o priming no balde direto, você ganha tempo e fazendo o procedimento corretamente, da forma descrita aqui no fórum, todas ficam semelhantes. Também tinha essa receio mas logo na primeira brassagem fiz uma parte direto na garrafa e outra no balde, o resultado foi o mesmo.
 
A fermentação foi de fato finalizada?
5g pra 600 ml ta tranquilo, talvez sua balança, caso tenha usado uma, pode estar com problema e a quantidade foi superior a 5g ou a garrafa que estourou estava com alguma avaria, para fins de teste tira uma garrafa da geladeira e aguarda o resultado.

De qualquer forma, te aconselho a fazer o priming no balde direto, você ganha tempo e fazendo o procedimento corretamente, da forma descrita aqui no fórum, todas ficam semelhantes. Também tinha essa receio mas logo na primeira brassagem fiz uma parte direto na garrafa e outra no balde, o resultado foi o mesmo.


Bom dia,
Muito obrigado pelas respostas. Acho que o problema foi realmente a garrafa com alguma defeito, porém da próxima vez que fizer uma weiss vou colocar 7g por litro de cerveja. Sempre tive receio de colocar 7g e a cerveja não carbonatar direito, por isso uso 8g por litro.
 
cara pra segurança faz 6g açucar por litro sempre deu certo no balde é fazer você mesmo o priming calcule pela litragem final bom usar aqueles baldes com o marcador que aí não tem erro faça um açucar invertido , não use açucar direto no balde pois você não vai conseguir dissolver direito e ficar mexendo muito core risco de acabar oxigenando a cerveja o liquido é mais prático
 
Vou com uma leva de IPA fermentando e assim que terminar todo processo, vou tentar fazer colocando a açúcar direto no balde, vou fazer esse teste. Tomara que não dê nada de errado pq essa minha IPA vai está muito boa. Tou repetindo uma receita que ficou ótima
 
Além das possibilidades já levantadas, pense também numa possível contaminação apenas na garrafa estourada. Pode não ter sido higienizada 100%. Acontece.

Abc.
 
Além das possibilidades já levantadas, pense também numa possível contaminação apenas na garrafa estourada. Pode não ter sido higienizada 100%. Acontece.

Abc.



Sem chances de contaminação. Após beber a cerveja, passo uma água para retirar o restante de fermento e coloco de boca para baixo, quando vou envasar lavo a garrafa novamente e depois sanitizo para não ocorrer qualquer problema. Nunca tive problema com contaminação de nenhuma cerveja, porém não vejo ligação entre contaminação e aumento de pressão na garrafa.
 
Fiz direto na garrafa, pois fico com medo de fazer no balde e perder toda leva por falta de carbonatação, ou seja, melhor perder uma única cerveja por carbonatar de mais ou de menos. Não pensei que poderia ser defeito na garrafas, mas pode ser uma possibilidade. Essa garrafa que estou é uma garrafa nova que comprei recentemente, mas tudo pode acontecer. Pra não acontecer novamente vou me resguardar e deixart tudo na geladeira.

Baseado no que você acredita que a chance de perder uma leva é maior fazendo a mistura no balde? Conhece a "teoria do suco tang"?
 
Sem chances de contaminação. Após beber a cerveja, passo uma água para retirar o restante de fermento e coloco de boca para baixo, quando vou envasar lavo a garrafa novamente e depois sanitizo para não ocorrer qualquer problema. Nunca tive problema com contaminação de nenhuma cerveja, porém não vejo ligação entre contaminação e aumento de pressão na garrafa.

André,
Não lembro onde li sobre esse assunto, mas já tive problema de contaminação e , com isso, algumas garrafas tiveram uma supercarbonatação. Isso realmente pode ocorrer.

Abc.
 
Nunca ouvi falar sobre teoria do suco tang, se pudesse falar

Entre fazer um suco tang em uma jarra e depois dividir ele nos copos, ou colocar água nos copos e ir colocando o pó em cada copo, qual você acha que teria mais chance de ter uma desproporcionalidade no conteúdo final?

Por isso não entendi o teu receio em fazer o procedimento todo em um balde. A chance de você errar é muito menor. Você errar a pesagem em 0,5 grama misturando em 20 litros vai ter um efeito bem diferente do que você errar a pesagem na mesma quantidade, só que misturando em 600ml.
 
Entre fazer um suco tang em uma jarra e depois dividir ele nos copos, ou colocar água nos copos e ir colocando o pó em cada copo, qual você acha que teria mais chance de ter uma desproporcionalidade no conteúdo final?

Por isso não entendi o teu receio em fazer o procedimento todo em um balde. A chance de você errar é muito menor. Você errar a pesagem em 0,5 grama misturando em 20 litros vai ter um efeito bem diferente do que você errar a pesagem na mesma quantidade, só que misturando em 600ml.

Muito obrigado pela dica meu confrade, assim que terminar a fermentação e maturação da minha IPA, vou usar esse método. Tou repetindo uma receita que gostei muito, vou postar uma foto.
 

Attachments

  • IPA.JPG
    IPA.JPG
    82.3 KB · Views: 56
Sem chances de contaminação. Após beber a cerveja, passo uma água para retirar o restante de fermento e coloco de boca para baixo, quando vou envasar lavo a garrafa novamente e depois sanitizo para não ocorrer qualquer problema. Nunca tive problema com contaminação de nenhuma cerveja, porém não vejo ligação entre contaminação e aumento de pressão na garrafa.

Exiatem contaminantes capazes de metabolizar dextrinas, que são os açucares que a nossa levedura não consegue. Ai, quando você coloca na garrafa e tampa, mesmo que o açucar do primming acabe, esses microorganismos que contaminaram vão continuar a liberar CO2, causando a super carbonatação. Já tive uma leva que usei 3g/l e teve supercarbonatação.

Uma dica pra diferenciar supercarbonatação de primming de contaminação é que, ao beber, a contaminada estufa a boca, como se tivesse colocado água com sonrisal, uma sensação muito desagradável.

Abraço
 
Exiatem contaminantes capazes de metabolizar dextrinas, que são os açucares que a nossa levedura não consegue. Ai, quando você coloca na garrafa e tampa, mesmo que o açucar do primming acabe, esses microorganismos que contaminaram vão continuar a liberar CO2, causando a super carbonatação. Já tive uma leva que usei 3g/l e teve supercarbonatação.

Uma dica pra diferenciar supercarbonatação de primming de contaminação é que, ao beber, a contaminada estufa a boca, como se tivesse colocado água com sonrisal, uma sensação muito desagradável.

Abraço



Muito obrigado pela orientação meu confrade. Já se passaram 10 dias após a garrafa estourar, não tive mais problemas. Provavelmente errei a mão e coloquei um pouco mais de açúcar na garrafa. Assim que concluir todo processo da minha IPA vou colocar a solução diretamente no balde fermentador.

Assim:
1) Fementação Primária
2) Fermentação Secundária
3) Gela o fermentador por 5 dias
4) Prepara a solução de primming, coloca num balde sanitizado, transfere a ceva pra esse balde cuidadosamente, mistura, e engarrafa.

Vou ter que comprar outro balde fermentador para fazer processo, mas vai valer a pena.
 
Back
Top