Gabriel Dal Carobo - Joinville/SC

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

dalcarobo

Well-Known Member
Joined
Feb 15, 2016
Messages
59
Reaction score
16
Olá pessoal, meu nome é Gabriel Dal Carobo, sou natural de Santa Maria/RS e há 4 anos moro em Joinville/SC.

Estou recém entrando nesse hobby de produção artesanal de cerveja, meu objetivo é sempre ter uma cerveja boa em casa e degustar com os amigos.

Ainda não fiz nenhuma brassagem, estou planejando a primeira para metade/final de Março, pois ainda estou comprando os equipamentos. Devido ao nosso momento econômico atual (estou falando por mim) optei por uma produção utilizando o método BIAB em panela de alumínio (peguei uma de 15l no ML), ainda falta comprar algumas coisas (refratômetro, balde de fermentação, etc).

Meus estudos e leituras se baseiam neste fórum, no fórum americano, em sites de cervejarias e até no BeerSmith (ainda não comecei a ler livros, mas já tenho cópias dos mais "famosos").

Gostaria de pedir ajuda aos mais experientes sobre qual cerveja vocês recomendariam um "gafanhoto-san" começar, alguma simples, com levedura em pó (ainda não entendi muito bem o starter, prefiro deixar pra depois...) e maltes simples.

Desde já agradeço e logo logo começarei a postar sobre minhas brassagens!
 
ola amigo se precisar ajuda estou sempre produzindo cerva durante a semana, posso ajuda-lo a montar o kit basico para fabricar cerveja, aonde encontrar as panelas e acessorios na cidade exemplo chiller de inox no sucatão da rua santa catarina proximo a sociedade vera cruz.
 
Opa! Legal cara, eu já tenho uma panela de alumínio de 15l que peguei no ML e uma balança digital (ML também), estou atrás de fermentador, mas confesso que estou inclinado à aderir à bomba de água mineral para reduzir custos. Mas legal saber que está disposto a ajudar os principiantes haha

Abraço!
 
Seja bem vindo, camarada!
De uma olhada nos tópicos fixos, tem muita informação por lá que irá lhe ajudar na sua produção!
Qualquer coisa dê um alô!
 
Valeu kbludo!

Já estou lendo tudo há alguns meses, ainda me preparando e comprando o material pra fazer minha primeira brassagem! Estou demorando porque quanto mais eu leio, mais dúvidas aparecem, e é um ciclo vicioso e sem fim, mas creio que seja assim mesmo.
 
Valeu kbludo!

Já estou lendo tudo há alguns meses, ainda me preparando e comprando o material pra fazer minha primeira brassagem! Estou demorando porque quanto mais eu leio, mais dúvidas aparecem, e é um ciclo vicioso e sem fim, mas creio que seja assim mesmo.


Somos dois então, kkkkk!
To quebrando a cabeça para fazer uma cerveja que já fiz antes,kkkk!
Mas, tô no estudo!
Abs.
 
Também sou de Joinville e estou na mesma situação. Começando a ir atrás de equipamentos agora. Estou quebradasso de grana e pretendo economizar o máximo possível, então pretendo comprar a panela, Válvula e montar eu mesmo. Também pretendo produzir em pequena escala, 5 ou 10 litros agora no início pelo método BIAB. As panelas tem alguma recomendação de onde comprar por aqui?
 
Diego, não sei qual é o teu espaço, mas eu não compraria a panela pra 5 ou 10 litros. Eu fiz a mesma coisa e já mudei pra 20 (e tb me arrependi, devia ter mudado pra 40). Logo tu vai querer fazer levas maiores e a tua panela pequena vai ficar largada.

Panela de alumínio tem em quase todo lugar, não são caras e duram muito... Sem dizer que o preço de uma panela de 10-12 litros e uma de 32 litros é bem parecido.

A válvula que é um pouco mais caro mas nada absurdo.
 
Diego, não sei qual é o teu espaço, mas eu não compraria a panela pra 5 ou 10 litros. Eu fiz a mesma coisa e já mudei pra 20 (e tb me arrependi, devia ter mudado pra 40). Logo tu vai querer fazer levas maiores e a tua panela pequena vai ficar largada.

Panela de alumínio tem em quase todo lugar, não são caras e duram muito... Sem dizer que o preço de uma panela de 10-12 litros e uma de 32 litros é bem parecido.

A válvula que é um pouco mais caro mas nada absurdo.
Então cara, o problema maior é realmente o espaço mesmo, mas vou seguir a dica do pessoal então e comprar uma panela maior. Será que uma tamanho 32, que é pra 22,8 litros já fica boa pra trabalhar usando BIAB?
O meu maior problema é questão de geladeira pois não tenho uma geladeira exclusiva pra cerveja e teria que dividir com a patroa, por isso pensei em fazer levas menores.
 
Diego, não sei qual é o teu espaço, mas eu não compraria a panela pra 5 ou 10 litros. Eu fiz a mesma coisa e já mudei pra 20 (e tb me arrependi, devia ter mudado pra 40). Logo tu vai querer fazer levas maiores e a tua panela pequena vai ficar largada.

Panela de alumínio tem em quase todo lugar, não são caras e duram muito... Sem dizer que o preço de uma panela de 10-12 litros e uma de 32 litros é bem parecido.

A válvula que é um pouco mais caro mas nada absurdo.
Então cara, o problema maior é realmente o espaço mesmo, mas vou seguir a dica do pessoal então e comprar uma panela maior. Será que uma tamanho 32, que é pra 22,8 litros já fica boa pra trabalhar usando BIAB?
O meu maior problema é questão de geladeira pois não tenho uma geladeira exclusiva pra cerveja e teria que dividir a geladeira de casa com a patroa, por isso pensei em fazer levas menores.
 
Back
Top