Gás tipo refrigerante nas cervejas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

luidlh

Active Member
Joined
Sep 25, 2013
Messages
42
Reaction score
4
Olá.

Faço há pouco tempo cerveja em casa e tenho percebido que dias após a cerveja já ter carbonatado na garrafa, ela parece refrigerante.

Sei que após a carbonatação estar concluída, deve-se gelar todas para não continuar carbonatando e deve ser este mesmo meu problema, que acaba carbonatando ainda mais e gerando este tipo de cerveja super gaseificada parecendo refrigereante.

Meu problema é que não tenho onde gelar, não tenho mais uma geladeira extra só para isso.

Faço levas de 20 litros em média e uso 1 sachê de levedura sempre hidratado.

Minha pergunta é: se eu de repente começar a utilizar 2 sachês para 20 litros, o fermento come esse açúcar todo do primming e a cerveja deixa de ficar tão gaseificada? Ou eu tento colocar cada vez menos açúcar para chegar no "gás" ideal? (detalhe que já estou colocando apenas 5g/l por garrafa.

Obrigado.
 
Amigo, sugiro que você leia mais para entender o processo, pois seus conceitos estão completamente errados.

Quando você faz a carbonatação por priming o que acontece é que as leveduras residuais em suspensão no líquido irão consumir o açúcar que você adicionou e transformá-lo em CO2 e álcool.

5g/L está longe de deixar a maioria dos estilos de cerveja super carbonatados.

Seu problema deve ser outro.
 
Olá.

Faço há pouco tempo cerveja em casa e tenho percebido que dias após a cerveja já ter carbonatado na garrafa, ela parece refrigerante.

Sei que após a carbonatação estar concluída, deve-se gelar todas para não continuar carbonatando e deve ser este mesmo meu problema, que acaba carbonatando ainda mais e gerando este tipo de cerveja super gaseificada parecendo refrigereante.

Meu problema é que não tenho onde gelar, não tenho mais uma geladeira extra só para isso.

Faço levas de 20 litros em média e uso 1 sachê de levedura sempre hidratado.

Minha pergunta é: se eu de repente começar a utilizar 2 sachês para 20 litros, o fermento come esse açúcar todo do primming e a cerveja deixa de ficar tão gaseificada? Ou eu tento colocar cada vez menos açúcar para chegar no "gás" ideal? (detalhe que já estou colocando apenas 5g/l por garrafa.

Obrigado.
Cerveja gaseificada demais?

A) Ou você não está terminando de fermentar a cerveja completamente.
B) Ou você está adicionando açúcar demais
C) Ou você tem algum tipo de contaminação, seja da cerveja diretamente, ou decorrente de má limpeza/sanitização da garrafa.

Sobre o açúcar, o clássico é usar em torno de 6g por litro de cerveja envasada.

Ou seja, vai envasar 20 litros? Derreta 120g de açúcar com um pouco de água até dissolver completamente, coloque a solução fervendo num outro balde limpo e sanitizado, transfira a cerveja do fermentador para este balde para se livrar da borra do fermento, misture tudo muito bem mas sem ser violento a ponto de fazer espuma, e envase nas garrafas que você quiser.

É isso.

Abraço,
 
Obrigado pessoal.

Mas e a questão de manter a cerveja em temperatura de refermentação por vários dias mesmo após o término da carbonatação... Alguém faz isso também e não acontece da cerveja ficar com tanto gás tipo refrigerante?
 
Obrigado pessoal.

Mas e a questão de manter a cerveja em temperatura de refermentação por vários dias mesmo após o término da carbonatação... Alguém faz isso também e não acontece da cerveja ficar com tanto gás tipo refrigerante?

O Guenther já disse o que precisava ser dito.

É A, B, ou C. Temperatura influencia na velocidade, não na quantidade de CO2.

Abraços,
 
Obrigado pessoal.

Mas e a questão de manter a cerveja em temperatura de refermentação por vários dias mesmo após o término da carbonatação... Alguém faz isso também e não acontece da cerveja ficar com tanto gás tipo refrigerante?

Cara, é como o Guenther falou, se a sua cerveja não está contaminada e você não interrompeu a fermentação, não tem como isso acontecer. As leveduras vão consumir o açucar do priming e acaba ali.
 
Não sei se estou correto, mas faltou lembrar do risco destas garrafas explodirem.
 
Obrigado pessoal.

Mas e a questão de manter a cerveja em temperatura de refermentação por vários dias mesmo após o término da carbonatação... Alguém faz isso também e não acontece da cerveja ficar com tanto gás tipo refrigerante?
Se não houver problema de contaminação ou algo parecido, só vai gerar gás proporcional ao açúcar que tu colocou.

Resumindo, se colocou a quantidade correta........ pode passar 50 anos que não vai gerar mais gás.

Abraço,
 
Se não houver problema de contaminação ou algo parecido, só vai gerar gás proporcional ao açúcar que tu colocou.

Resumindo, se colocou a quantidade correta........ pode passar 50 anos que não vai gerar mais gás.

Abraço,

então quer dizer que não há necessidade de gelar as cervejas depois que estão devidamente carbonatadas?
 
uma vez explodiu, mas deve ser porque coloquei 7g/l e era verão tipo 35 graus
 
então quer dizer que não há necessidade de gelar as cervejas depois que estão devidamente carbonatadas?

Se tu gostar de cerveja quente e mal carbonatada, não precisa...
É que são 2 coisas diferentes:
1 - gelar a cerveja para parar a refermentação na garrafa (carbonatação): se faz isso quando é diagnosticado que a cerveja continua aumentando a pressão interna na garrafa ininterruptamente. Pra se ter certeza disso, só com manômetro ou depois de algumas garrafas explodirem (digo algumas porque uma pode explodir por defeito na garrafa, e não super carbonatação). Isso indica um dos 3 fatores citados pelo Guenther, e quer dizer que teu processo teve falhas, ou na dosagem do açúcar, ou no controle de fermentação ou na sanitização. Ou seja, esta medida é um PALIATIVO, pra curar um(ns) problema(s) pontual(is), e serve pra prevenir que tuas garrafas explodam e para tu rever os possíveis erros
2 - gelar a cerveja para ela absorver o CO2 do headspace e ficar carbonatada e em temperatura de consumo. Isto é uma coisa que, a não ser que tu mores em um local muito frio, tu sempre vais fazer. A solubilidade do CO2 em água (e na cerveja) aumenta conforme a temperatura diminui. Próximo de 0ºC, ela é muito maior que em temperatura de carbonatação via priming (20 ~ 30ºC). Então, pra cerveja incorporar o CO2 produzido na refermentação, é fundamental que seja armazenada a frio por um tempo. Na minha experiência, 2 dias gelada seria o mínimo, mas ela melhora ainda mais a carbonatação depois de uns 4 dias. Quanto mais tempo a frio também melhor a deposição e compactação da levedura no fundo da garrafa.

Em suma, com boa condução da fermentação, boa sanitização e dosagem correta de açúcar, não há com que se preocupar, e foi isso que o Guenther disse no post acima. Tu pode armazenar ela pelo tempo que for a temperatura ambiente que, seguidos os 3 princípios acima, a garrafa não corre o risco de explodir.

Até hoje armazeno minhas garrafas a temperatura ambiente (infelizmente não tenho espaço pra uma geladeira para maturação) e nunca nenhuma garrafa explodiu.
 
uma vez explodiu, mas deve ser porque coloquei 7g/l e era verão tipo 35 graus


Errado. 7g/L não vai explodir, mesmo que alcance 35ºC. Eu mesmo já adicionei
Não tô falando que não explodiu, mas tendo explodido, foi uma das 3 alternativas levantadas pelo Guenther ou garrafa defeituosa. Eu já carbonatei com 8g/L, no verão de Porto Alegre (que chega a 35ºC), e nenhuma garrafa explodiu.

Como tu delimita o término da tua fermentação?
 
Back
Top