FWH no BeerSmith2

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

RodrigoTPereira

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
122
Reaction score
46
Tenho um problema com o BS2, talvez seja mau uso meu, mas o fato é que quando lanço lúpulos em FWH, o programa considera adição para amargor.

Qual a solução?

Att

Rodrigo:mug:
 
Rodrigo, após você criar esse tópico eu me interessei pelo assunto e li bastante.

Pelo que pude perceber, o FWH realmente é para amargor. No artigo do BeerSmith eles consideram que o lúpulo adicionado como FWH sofre uma adição média de 10% a mais de amargor. Porém pelo que vi, o amargor é menos ofensivo, ou seja, mais agradável para quem está bebendo.

Li algumas recomendações em diversos lugares diferentes e, apesar de a maioria ter algumas sugestões semelhantes, acho que o que vou levar de lição é o que o Brad Smith recomendou no segundo artigo que eu coloquei:
O FWH pode ser realizado com uma diversidade de lúpulos, tanto de amargor quanto de aroma. Resta ao cervejeiro testar suas opções e avaliar qual delas teve um efeito mais interessante.

Vou testar isso na minha próxima receita.

Abraços.
 
Pois é, até hoje só fiz uma vez FWH, numa amber ale usando cascade, uma cerveja que foi avaliada no concurso da ACervA Gaúcha. Fiz porque tinha o entendimento que desta forma teria um cerveja com mais aroma sem o final do cascade, e porque em uma das jornadas técnicas da ACervA foi discutido o assunto e entendi que seria este o resultado do FWH.

Acreditávamos que seira uma adição mais aromática que de amargor.

A cerveja ficou muito boa, pro meu gosto, mas fugiu ao estilo em função do amargor excessivo, inclusive foi a principal crítica dos avaliadores.

Nunca mais usei FWH, não pelo resultado da cerveja, que gostei muito, mas pela impossibilidade de mensurar o amargor pelo BeerSmith2.

Numa simulação de adição a 60 min resultaria em 8,3 IBU, se adicionada a mesma quantidade em FWH o resultado seria de 9,2 unidade de amargor.

Acho que hoje consideraria uma adição de amargor/aroma mais palatável. Só testando!!!!

Att

Rodrigo
 
É, pelos artigos que eu li, como você colocou esse lúpulo como FWH aumentou em praticamente 10% o IBU.

Na maioria dos artigos sugere-se que a adição de lúpulo como FWH deveria ser somente do lúpulo de aroma, substituindo a adição final de lúpulo. Porém, no segundo post do blog do Beer Smith ele diz que aprendeu um pouco mais sobre isso fazendo vários testes e disse que não abre mão da última adição do lúpulo, pois se o lúpulo ficar esse tempo todo na fervura, alguns óleos especiais vão acabar evaporando, ou seja, não vão manter o aroma.

Eu estou pensando em fazer os seguintes testes:

- Vou fazer uma Pilsen com a receita padrão que eu tenho;
- Fazer uma segunda Pilsen adicionando somente o lúpulo de aroma como FWH, sem fazer a adição tardia do mesmo;
- Fazer uma terceira Pilsen adicionando uma parte do lúpulo de amargor como FWH, mantendo as outras adições;

Quero fazer um teste cego entre as três e anotar minhas impressões.
Vai demorar um pouco até que eu faça as três cervejas, mas assim que possível eu posto aqui a comparação que fiz.
 
Segundo os cervejeiros alemães ele deve ser feito com um lúpulo de AA baixo e nobre. A idéia é oxidar alguns dos elementos do lúpulo antes da fervura para preservar mais a qualidade dos lúpulos utilizados durante a fervura. Dizem que, além de um melhor aroma, o amargor fica mais "redondo". Mas não existe nada muito concreto sobre FWH e é tudo meio que bruxaria.

O lúpulo de FWH fica tanto tempo no processo que ele volatiliza todo. Acho que no final da fervura não sobra nada do aroma do lúpulo de FWH. Me parece que a tua 3a tentativa vai ser a mais bem sucedida!

Eu parei de fazer FWH e comecei a misturar um pouco de lúpulo em flor (30-60g em 40-50 litros) na água da lavagem (75-80C).
 
Back
Top