Fundo Falso

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

arturbred

Active Member
Joined
Mar 14, 2015
Messages
29
Reaction score
2
Pessoal,

Tudo bom?

Segui algumas dicas do blog Breja do Breda (http://brejadobreda.blogspot.com.br/p/2-fundo-falso.html), e construí meu fundo falso, gostaria de que vocês dessem uma avaliada para ver se está bom (sou marinheiro de primeira viagem). Usei uma broca de 1,5mm para os furos (conforme informações do blog supracitado).




Obs:

Farei minha primeira leva de cerveja este fim de semana. Li bastante o fórum (especialmente as dicas do Guenther), posso dizer que foi tão ou mais útil que os livros do Palmer e do Papazian, . Muito obrigado a todos!
 
Eu não sou expert nessa área, mas o fato de você ter feito furos com espaçamento linear constante sobre linhas radiais (o esquema de cruzes descrito no blog) faz com que a densidade de furos diminua à medida em que eles se afastam do centro.

O efeito disso é que a razão entre a área aberta e a área fechada é maior no centro, promovendo um caminho preferencial para o fluxo de líquido (um caso extremo desse efeito é um sistema com bazooka, em que a área aberta é zero fora de uma linha central).

Teoricamente, o que se pode esperar é uma eficiência ligeiramente menor do que a que seria obtida se os furos fossem igualmente distribuídos em toda a área do fundo falso, porque os grãos que ficam mais perto da borda da panela não vão ser tão bem lavados quanto os mais do centro.

Mas isso não chega a ser um problema para um equipamento de uso doméstico. Vai funcionar, com certeza.
 
comprei o fundo falso lá do pessoal da cerveja da casa que o guenther comentou chegou perfeito os caras são bons mesmo.
 
Obrigado pela resposta! Continuarei usando este e mais pra frente faço um com os furos de forma uniforme.
 
Arturbred, parabéns pela paciência e parece que ficou muito bom. Tenho a mesma experiência por qual passou. Passei bom tempo usando bazzoka com batch sparge e aprendi seus macetes conseguindo boas cevas. Hoje mudei meu sistema para fundo falso, fly sparge e recirculação. Percebi boas mudanças na eficiência e praticidade por não ficar mechendo o mosto toda hora. Tive que estudar um pouco sobre performance de fundo falso e acabei seguindo o Guenther ao fazer meu próprio FS. Furos de 2 mm e espaçamento de 4,8 mm numa chapa de alumínio de 1,6 mm de espessura e 36 cm de diâmetro, que achei num ferro velho (um amigo cortou). Furação linear (não radial). Primeiro desenhei no AutoCad, imprimi e colei o desenho na chapa. Os furos (5042 furos, isso mesmo) demorei uma semana pra fazer (meia hora por dia). Funciona espetacularmente, inclusive com brassagens de alta OG. Fiz essa loucura, gastando 28 reais, porque é uma peça fundamental no sistema e a montagem de meus equipamentos é um hobby que curto muito e aprendo. É a nossa vida de iniciante e vale a pena.
 

Attachments

  • WP_20170902_23_57_55_Pro-2.jpg
    WP_20170902_23_57_55_Pro-2.jpg
    478.7 KB · Views: 104
Fundo falso com forma de pizza crocante. Já vem furada, só tive o trabalho de cortar do tamanho exato da panela, lixar e colocar os parafusos. Ficou fantástico!
 

Attachments

  • 8bf1ee74-928b-48c2-9a84-47172a890944.jpg
    8bf1ee74-928b-48c2-9a84-47172a890944.jpg
    35.2 KB · Views: 86
  • d3b6294f-4278-4a0c-81f5-660ec90733d2.jpg
    d3b6294f-4278-4a0c-81f5-660ec90733d2.jpg
    83.9 KB · Views: 81
@Ipatinga vc tem o link de onde comprou essa forma? Procurei paar minha panela, mas as formas que encontrei não tinham tantos furos assim. Se tiver o link passa pra gente... rsrsrs
Eu comprei numa loja aqui na minha cidade. Nessas lojas que vendem panelas e utensílios domésticos. Mas procura no Google por forma de pizza crocante da marca Nigro.
 
Back
Top