Fundo Falso, travamento na circulação durante aquecimento

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

tomazela

Well-Known Member
Joined
Jan 12, 2016
Messages
1,696
Reaction score
471
Salve amigos.

Recentemente troquei meu equipamento para uma panela com fundo falso e nas duas primeiras brassagens em determinado momento, para de sair mosto pela torneira e consequentemente o mosto do fundo ferve...

Utilizo recirculação continua durante o aquecimento com vazão lenta para não compactar a cama, mas mesmo assim chega uma hora que tudo trava...

Para resolver eu tenho que ficar mexendo constantemente o malte, para que a cama não se forme, enquanto recirculo durante o aquecimento.

Utilizo uma bombinha da china que suporta água até 100ºC e o mosto cai por cima da cama...

Mexer constantemente enquanto aquece com fundo falso é de praxe ou estou cometendo algum erro na utilização do equipamento?
 
Salve amigos.

Recentemente troquei meu equipamento para uma panela com fundo falso e nas duas primeiras brassagens em determinado momento, para de sair mosto pela torneira e consequentemente o mosto do fundo ferve...

Utilizo recirculação continua durante o aquecimento com vazão lenta para não compactar a cama, mas mesmo assim chega uma hora que tudo trava...

Para resolver eu tenho que ficar mexendo constantemente o malte, para que a cama não se forme, enquanto recirculo durante o aquecimento.

Utilizo uma bombinha da china que suporta água até 100ºC e o mosto cai por cima da cama...

Mexer constantemente enquanto aquece com fundo falso é de praxe ou estou cometendo algum erro na utilização do equipamento?

A princípio não se mexe na cama de grãos quando se mostura com fundo falso e recirculação.
Como está a moagem do malte?
Está usando grãos sem casca?
Como está a distância entre os furos do seu fundo falso e o tamanho dos furos?
Comprou o fundo falso ou fez em casa?
 
A princípio não se mexe na cama de grãos quando se mostura com fundo falso e recirculação.
Como está a moagem do malte?
Está usando grãos sem casca?
Como está a distância entre os furos do seu fundo falso e o tamanho dos furos?
Comprou o fundo falso ou fez em casa?

Moagem de sempre (igual sempre funcionou com a bazooka)
Fundo falso comprado no Lamas.
Não está passando nada pra baixo do fundo. O problema parece ser a cama mesmo...
 
a entendi vc usa uma panela só com fundo falso e fogo embaixo né ?
por isso gosto do sistema hermes isso não me ocorre hoje e quando faço weiss eu deixo o malte pilsen por baixo e coloco o malte de trigo por cima fica top sem entupimentos quando gelatiniza é só mexer um pouco por cima que tudo fica joia
 
a entendi vc usa uma panela só com fundo falso e fogo embaixo né ?
por isso gosto do sistema hermes isso não me ocorre hoje e quando faço weiss eu deixo o malte pilsen por baixo e coloco o malte de trigo por cima fica top sem entupimentos quando gelatiniza é só mexer um pouco por cima que tudo fica joia

Sim...fogo embaixo...

Mexendo constantemente enquanto aquece, não trava...
 
Olá.

Tb uso recirculação contínua com fundo falso. So que meu sistema é elétrico.

Não mexo na cama de grãos durante a brassagem, até porque a razão desse sistema é mosturar e clarificar ao mesmo tempo.

Talvez tenha que revisar teu sistema de saída do mosto.

Baseie meu sistema no equipamento de 10l do Guenther que tem no youtube.
A saída consiste em uma mangueira de silicone presa em um cotovelo de metal com espigão de 1/2".

Nunca travou ou entupiu.
 
Olá.

Tb uso recirculação contínua com fundo falso. So que meu sistema é elétrico.

Não mexo na cama de grãos durante a brassagem, até porque a razão desse sistema é mosturar e clarificar ao mesmo tempo.

Talvez tenha que revisar teu sistema de saída do mosto.

Baseie meu sistema no equipamento de 10l do Guenther que tem no youtube.
A saída consiste em uma mangueira de silicone presa em um cotovelo de metal com espigão de 1/2".

Nunca travou ou entupiu.

Qual a proporção Malte x Água vocês usam?
 
A questão é a seguinte: se vc restringe o fluxo pela válvula da panela, que está antes da bomba, tem uma hora, por falta de liquido, a bomba para de funcionar (cavitação).

Você deverá colocar uma válvula na saída da bomba e restringir o fluxo nesta válvula.

Abs


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Isso considerando que vc falou q o fluxo é realmente pequeno. Se não for, diminua o fluxo, pois a cama está compactando


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
A questão é a seguinte: se vc restringe o fluxo pela válvula da panela, que está antes da bomba, tem uma hora, por falta de liquido, a bomba para de funcionar (cavitação).

Você deverá colocar uma válvula na saída da bomba e restringir o fluxo nesta válvula.

Abs


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Opa...essa informação é importantíssima...

Hoje eu controlo o fluxo direto na válvula esfera que fica antes da bomba...
 
Opa...essa informação é importantíssima...

Hoje eu controlo o fluxo direto na válvula esfera que fica antes da bomba...
Isso é justamente o que vc não deve fazer.

Nunca se restringe a entrada de uma bomba, só a saída, pois isso gera cavitação.

Sobre o entupimento, isso é causado por uma "relação" entre duas coisas:
- vazão de recirculação muito alta
- moagem muito fina

Quanto mais rápido você recircula, maior tendência de entupimento.

Quanto mais fina a moagem, maior tendência de entupimento.

Ou seja, pra resolver problema de entupimento durante uma brassagem, tem que desligar tudo, deixar a cama de grãos descompactar, e voltar a recircular começando bem devagar.

Se esse problema vive se repetindo e você não está feliz com a velocidade de recirculação, aí tem que olhar a moagem que pode estar muito fina.

Em último caso, se a moagem está grossa, e ainda sim entope, o problema é no filtro, que no seu caso não acredito ser.

Recircular serve não só pra homogeneizar a temperatura, mas pra construir a cama de grãos........... que vc está detonando mexendo nela. Ou seja, é um contra-processo.. :)

Abraço,

Guenther
 
Isso é justamente o que vc não deve fazer.

Nunca se restringe a entrada de uma bomba, só a saída, pois isso gera cavitação.

Sobre o entupimento, isso é causado por uma "relação" entre duas coisas:
- vazão de recirculação muito alta
- moagem muito fina

Quanto mais rápido você recircula, maior tendência de entupimento.

Quanto mais fina a moagem, maior tendência de entupimento.

Ou seja, pra resolver problema de entupimento durante uma brassagem, tem que desligar tudo, deixar a cama de grãos descompactar, e voltar a recircular começando bem devagar.

Se esse problema vive se repetindo e você não está feliz com a velocidade de recirculação, aí tem que olhar a moagem que pode estar muito fina.

Em último caso, se a moagem está grossa, e ainda sim entope, o problema é no filtro, que no seu caso não acredito ser.

Recircular serve não só pra homogeneizar a temperatura, mas pra construir a cama de grãos........... que vc está detonando mexendo nela. Ou seja, é um contra-processo.. :)

Abraço,

Guenther

Pois é...justamente...Resolvi o problema mexendo o que foge do objetivo que é não destruir a cama de grãos...

É 99% de chance de ser o problema de cavitação, pois não há entupimento por grãos...Já inclusive coloquei o espeto do meu termômetro para desobstruir a válvula de esfera, imaginando que fosse isso, mas mesmo assim não deu certo.

A vazão também deixei bem baixa.

Vou instalar um registro após a bomba, para ver se o problema se resolve. Nas duas últimas brassagens foi um transtorno resolver...

Muito obrigado a todos.

[ ]´s
 
Eu também tive problemas com a bomba de recirculação, que tinha uma vazão muito alta, e entupia tudo... resolvi o problema, fazendo a recirculação no braço mesmo... hehehe

Essa dica da válvula na saída da bomba parece ser boa, uma chance para voltar a usar minha bomba também...
 
Pois é...justamente...Resolvi o problema mexendo o que foge do objetivo que é não destruir a cama de grãos...

É 99% de chance de ser o problema de cavitação, pois não há entupimento por grãos...Já inclusive coloquei o espeto do meu termômetro para desobstruir a válvula de esfera, imaginando que fosse isso, mas mesmo assim não deu certo.

A vazão também deixei bem baixa.

Vou instalar um registro após a bomba, para ver se o problema se resolve. Nas duas últimas brassagens foi um transtorno resolver...

Muito obrigado a todos.

[ ]´s
Não não.... entenda.... cavitação é uma consequencia..... ela não causa entupimento de nada.

Entupimento = compactação da cama de grãos + furos do fundo falso entupidos............ e isso é causado por uma mistura de malte moído demais, ou vazão alta demais.

O que falamos da cavitação é só uma orientação de como usar a bomba.

Abraço,

Guenther
 
@tomazela, você já testou fazer uma brassagem com esse equipamento fazendo recirculação "na mão", sem a bomba?
Seria bom para testar, pq se entupir, o problema é moagem + o fundo falso. Se não entupir, provavelmente é sua bomba que está "sugando" com muita força e compactando os grãos, o que resolveria restringindo mais o fluxo depois da bomba.
Abraço!
 
Não não.... entenda.... cavitação é uma consequencia..... ela não causa entupimento de nada.

Entupimento = compactação da cama de grãos + furos do fundo falso entupidos............ e isso é causado por uma mistura de malte moído demais, ou vazão alta demais.

O que falamos da cavitação é só uma orientação de como usar a bomba.

Abraço,

Guenther

:(

Uma relação de malte x água onde o mosto fica muito "grosso" pode atrapalhar também?

Fiz uma IPA na proporção de 2L / Kg poderia causar entupimento também?
 
@tomazela, você já testou fazer uma brassagem com esse equipamento fazendo recirculação "na mão", sem a bomba?
Seria bom para testar, pq se entupir, o problema é moagem + o fundo falso. Se não entupir, provavelmente é sua bomba que está "sugando" com muita força e compactando os grãos, o que resolveria restringindo mais o fluxo depois da bomba.
Abraço!

Seria uma boa alternativa para testar...

Acredito que minha cama de grão esteja compactando demais...

Como eu disse...a moagem nunca foi problema, nem quando usava bazooka...a não ser que para fundo falso tenha que usar uma moagem mais grossa....
 
Essa questão da torneira estar antes da bomba aconteceu comigo e eu percebi que o resultado era que a parte de baixo do fundo falso ficava sem mosto, pois a velocidade deste passando pela cama de grãos era menor do que a vazão de saída. Então, criava uma pt pressão nessa parte e não saia nada. Tanto que chegou a entortar o fundo falso. Então, eu tinha que desligar constantemente a bomba pra encher de novo a parte de baixo do fundo falso pra poder ter mosto pra circular.

Eu resolvi com essa dica de colocar a torneira depois da bomba e deixar ela ligada mais ou menos pela metade. Assim, sempre vai ter mosto na bomba, evitando qualquer dano a ela, e a vazão vai ser suficiente pra não esvaziar o fundo.
 
Essa questão da torneira estar antes da bomba aconteceu comigo e eu percebi que o resultado era que a parte de baixo do fundo falso ficava sem mosto, pois a velocidade deste passando pela cama de grãos era menor do que a vazão de saída. Então, criava uma pt pressão nessa parte e não saia nada. Tanto que chegou a entortar o fundo falso. Então, eu tinha que desligar constantemente a bomba pra encher de novo a parte de baixo do fundo falso pra poder ter mosto pra circular.

Eu resolvi com essa dica de colocar a torneira depois da bomba e deixar ela ligada mais ou menos pela metade. Assim, sempre vai ter mosto na bomba, evitando qualquer dano a ela, e a vazão vai ser suficiente pra não esvaziar o fundo.

Tcharan....

Então foi por isso que o meu fundo falso entortou tb...kkk

Vou providenciar o controle de vazão após a bomba...

Valeu @mvrinaldi
 
Tcharan....

Então foi por isso que o meu fundo falso entortou tb...kkk

Vou providenciar o controle de vazão após a bomba...

Valeu @mvrinaldi

Como medida paliativa (enquanto não coloco uma válvula na saída da bomba) eu coloquei uma rolha de silicone, dessas que vc usa no airlock, na saída da mangueira que retorna pra panela com um furo bem menor que a entrada.
Isso resolveu por enquanto meu problema com a bomba.

Fiz isso durante a última brassagem na hora do aperto hehehe então fica a dica, se tiver alguma coisa que consiga reduzir a saída já servirá enquanto não resolve com uma válvula.
 
Como medida paliativa (enquanto não coloco uma válvula na saída da bomba) eu coloquei uma rolha de silicone, dessas que vc usa no airlock, na saída da mangueira que retorna pra panela com um furo bem menor que a entrada.
Isso resolveu por enquanto meu problema com a bomba.

Fiz isso durante a última brassagem na hora do aperto hehehe então fica a dica, se tiver alguma coisa que consiga reduzir a saída já servirá enquanto não resolve com uma válvula.

Boa...kkk

Tenho uma rolha lá da bitola da mangueira...só fazer um furo nela que realmente reduzirá o fluxo...tks

[ ]´s
 
Instalar um "potenciômetro" na bomba, ajudaria? Estava pensando em instalar um dimmer na bomba, pra poder controlar a rotação dela...
 
:(

Uma relação de malte x água onde o mosto fica muito "grosso" pode atrapalhar também?

Fiz uma IPA na proporção de 2L / Kg poderia causar entupimento também?
Não, não faz diferença.
 
Como o Guenther falou, cavitação é consequência, contudo tem de observar se há realmente entupimento; pois pode ocorrer cavitação pela restrição do mosto antes da bomba.
d6ed71b37f7f88614a98ac14e2dcbfe1.jpg



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Não vamos esquecer que a bomba serve apenas para transportar o mosto que está saindo da torneira para a parte de cima da panela. Ela não serve para "chupar" o mosto para fora da panela. A restrição da vasão deve ser a do elemento filtrante.
 
Como o Guenther falou, cavitação é consequência, contudo tem de observar se há realmente entupimento; pois pode ocorrer cavitação pela restrição do mosto antes da bomba.
d6ed71b37f7f88614a98ac14e2dcbfe1.jpg



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Com essas bombas que usamos, mesmo que ocorra cavitação, isso não causa entupimento.

Ou seja......... entupimento da cama causa cavitação...... cavitação não causa entupimento da cama, não tem sentido.

Abraço,

Guenther
 
Salve amigos.

Recentemente troquei meu equipamento para uma panela com fundo falso e nas duas primeiras brassagens em determinado momento, para de sair mosto pela torneira e consequentemente o mosto do fundo ferve...

Utilizo recirculação continua durante o aquecimento com vazão lenta para não compactar a cama, mas mesmo assim chega uma hora que tudo trava...

Para resolver eu tenho que ficar mexendo constantemente o malte, para que a cama não se forme, enquanto recirculo durante o aquecimento.

Utilizo uma bombinha da china que suporta água até 100ºC e o mosto cai por cima da cama...

Mexer constantemente enquanto aquece com fundo falso é de praxe ou estou cometendo algum erro na utilização do equipamento?
@tomazela

Meio off topic: Você pode passar o link da bomba que você comprou? [emoji16]

Abraços,
Henrique Luna

Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk
 
Olá à todos, eu também venho tendo problemas com a recirculação.

No meu caso, comprei um kit pela internet, onde veio 2 panelas, sendo que uma com fundo falso (uma chapa circular de alumínio toda furada a laser), juntamente veio também uma bomba para recirculação. Essa bomba é a mesma que é usada em máquinas de lavar roupas:

bomba_de_circulacao_e_trasfega_38_1_20160823180746.jpg


logo quando se liga ela a vazão é grande, mas com o tempo vai diminuindo (imagino que esteja secando a parte de líquido abaixo do fundo falso.

Gostei da dica de se colocar um registro após a bomba. Vou ver se faço essa adaptação para a nossa próxima brassagem e, tendo o resultado posto aqui para referência dos demais colegas.
 
Comprei no ebay, mas essa do Aliexpress já vem completinha com os espigões, arruela de silicone e abraçadeiras: https://pt.aliexpress.com/item/New-..._9&btsid=49a21b11-ebde-4b1e-8b7e-33c797bff1ee

Só veja se encontra uma de 24v, que é mais forte

Mas essa bomba do aliexpress precisa comprar também a fonte de alimentação, por ser 12V... Tem que ver também qual a amperagem necessária para tocar ela.

A que uso já vem com a fonte acoplada e ligo direto na tomada.

Comprei nesse site: http://www.cervejadacasa.com/chiller-resfriamento/bomba-de-circulacao-e-trasfega

E está custando R$ 105,00, com opção 127/220V
 
Mas essa bomba do aliexpress precisa comprar também a fonte de alimentação, por ser 12V... Tem que ver também qual a amperagem necessária para tocar ela.

A que uso já vem com a fonte acoplada e ligo direto na tomada.

Comprei nesse site: http://www.cervejadacasa.com/chiller-resfriamento/bomba-de-circulacao-e-trasfega

E está custando R$ 105,00, com opção 127/220V

A minha é de 24v e eu uso a fonte de um notebook véio meu...

E sim, antes de fazer isso precisa ver a corrente...

Mas essas fontes podem ser compradas facilmente em loja de material eletronico...não deve passar de 20 conto uma fonte dessas

[ ]´s
 
A minha é de 24v e eu uso a fonte de um notebook véio meu...

E sim, antes de fazer isso precisa ver a corrente...

Mas essas fontes podem ser compradas facilmente em loja de material eletronico...não deve passar de 20 conto uma fonte dessas

[ ]´s

Você poderia explicar como é a ligação na fonte de notebook e a especificação da fonte (alternativa à do notebook)?
Valeu.
 
Você poderia explicar como é a ligação na fonte de notebook e a especificação da fonte (alternativa à do notebook)?
Valeu.

Você precisa ver a saída da sua fonte.

A minha bomba é especificada para trabalhar com 24v e 1A

A fonte do meu netbook tem saída de 19v e 1A.

Ou seja, dá pra trabalhar de boa, porém não com a máxima capacidade da bomba. (mas para mim tem sido suficiente)

O ideal mesmo é ir em uma casa de materiais eletrônicos e comprar uma fonte adequada.

Na fonte tem o desenho se o positivo é no centro ou fora. No meu caso é dentro, portanto eu ligo o fio vermelho no centro e o preto fora.

[ ]´s
 
Você precisa ver a saída da sua fonte.

A minha bomba é especificada para trabalhar com 24v e 1A

A fonte do meu netbook tem saída de 19v e 1A.

Ou seja, dá pra trabalhar de boa, porém não com a máxima capacidade da bomba. (mas para mim tem sido suficiente)

O ideal mesmo é ir em uma casa de materiais eletrônicos e comprar uma fonte adequada.

Na fonte tem o desenho se o positivo é no centro ou fora. No meu caso é dentro, portanto eu ligo o fio vermelho no centro e o preto fora.

[ ]´s

Entendi. Valeu tomazela!
 
Com essas bombas que usamos, mesmo que ocorra cavitação, isso não causa entupimento.

Ou seja......... entupimento da cama causa cavitação...... cavitação não causa entupimento da cama, não tem sentido.

Abraço,

Guenther

Guenther, existe alguma diferença entre usar a saída do fundo da panela de brassagem (com fundo falso) e uma saída pela lateral? Assim que migramos pro Herms tivemos muitos problemas de perda de vazão ocasionado por diversos fatores e eu me pergunto se também não era ocasionado por puxar pelo fundo da panela pois a litragem é muito grande. Tenho puxado pela lateral mas antes de pensar num prolongador da saída até o meio da panela queria saber se realmente tem algum lance de física que faça com que puxar pelo fundo da panela não seja uma boa idéia.
 
Guenther, existe alguma diferença entre usar a saída do fundo da panela de brassagem (com fundo falso) e uma saída pela lateral? Assim que migramos pro Herms tivemos muitos problemas de perda de vazão ocasionado por diversos fatores e eu me pergunto se também não era ocasionado por puxar pelo fundo da panela pois a litragem é muito grande. Tenho puxado pela lateral mas antes de pensar num prolongador da saída até o meio da panela queria saber se realmente tem algum lance de física que faça com que puxar pelo fundo da panela não seja uma boa idéia.
Em equipamentos de pequeno porte não faz diferença.

Sobre perda de vazão, os motivos se resumem nos seguintes, sendo que todos podem estar relacionados, um potencializando o outro:
- vazão da bomba muito alta
- moagem muito fina
- fundo falso mal feito (furos muito pequenos - normalmente o ideal fica por volta de 2mm).

Abraço,
 

Latest posts

Back
Top