Fundo falso ou manifold?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

davipetry_BR

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
115
Reaction score
7
Estou montando uma nova panela para mosturação. Será uma panela de 68 litros e vou utilizar uma bomba para recirculação constante. Minha dúvida é sobre qual a melhor forma de "filtrar", com fundo falso, manifold ou bazooka? Li algumas dicas que a bazooka esmaga com uma quantidade maior de malte (20 kilos). Qual funciona melhor?
 
Eu iria de fundo falso sem pensar muito, melhor método na minha opinião e da maioria eu acredito. Não entope, ótima eficiência, área maior de filtragem, enfim acho que é muito melhor, segunda opção iria de mainfold, bem feito fica bom.
 
eu uso bazooka e tenho tido filtragens muito boas, inclusive quando uso aveia e trigo. Já fiz receita de russian imperial stout com 20 kls de malte e funcionou perfeitamente também. Sei de diversos cervejeiros que usam bazooka e não tem reclamação, inclusive trabalhando com receitas de alta densidade, como é o caso do pessoal da DUM, que brassa a Petroleum com o uso de bazooka (isso eu falo das brassagens caseiras deles).
 
De uma maneira geral, qualquer uma das 3 opções, se bem feita funciona bem?
Na questão de limpeza e facilidade de mexer o mosto o fundo falso tem uma certa vantagem né?
Qual o tamanho indicado dos furos no fundo falso?
 
os furos devem ser em tamanho que não possibilitem a passagem dos grãos, já ouvi relatos de gente que fez a sua com furos de 2mm. Vc encontra um artigo sobre fundo falso no Breda http://brejadobreda.blogspot.com.br/p/2-fundo-falso.html
O fundo falso tem a vantagem de possibilitar a mexida no fundo, mas vc tem que transferir todo o mosto, todos os processos tem vantagens e desvantagens.
 
Essa loja em Porto Alegre vende a panela pronta e envia também, http://www.lojaodeofertas.com.br/, (51) 3343.9094 (51) 3372.0738), Ela tem um Caldeirão n° 68 com fundo falso e registro de 3/4 de inox. Eles vendem só o fundo falso e os furos tem mais ou menos 1mm. Furo de 2mm nem pensar,o grão vai precisar ser moído grosso e o rendimento vai cair muito. Quando eu estava montando meu equipamento, até pensei e eu mesmo fazer, mas quando eu vi prontinha pra vender não pensei duas vezes, a panela mal chegou da loja e já foi fazer cerveja. Meu rendimento é em média 72%.

Abraço
 
Meus deus ta muito cara essa panela de 68 lts, eu pago 140 reais em uma de 65 lts, da uma pesquisada melhor...
 
os furos devem ser em tamanho que não possibilitem a passagem dos grãos, já ouvi relatos de gente que fez a sua com furos de 2mm. Vc encontra um artigo sobre fundo falso no Breda http://brejadobreda.blogspot.com.br/p/2-fundo-falso.html
O fundo falso tem a vantagem de possibilitar a mexida no fundo, mas vc tem que transferir todo o mosto, todos os processos tem vantagens e desvantagens.

Na verdade não precisa transferir todo mosto não, eu faço o mash sempre na panela de filtração com fundo falso e nunca tive nenhum problema, depois é só filtra e passar pra panela de fervura.
 
O melhor filtro que existe é o fundo falso, mas também é possível ter ótimos resultados com outros filtros.. basta construí-los de forma homogênea, ocupando bastante espaço no fundo da panela.

Abraço!
 
É preciso cuidar a espessura da panela, para que não haja vazamento entre a panela e o registro o mínimo recomendado é 3mm, panelas de 2mm entortam muito fácil e ficam oval com o tempo. Quanto ao fundo falso, é necessário reforçar o fundo, caso contrário o peso dos grãos vai entortar tudo. Também é preciso ter furos próximos a 1mm para conseguir uma boa filtragem.
Cuidado que o barato sai caro!

Abraço
 
Eu usei panelas de 68 litros com espessura de 2mm durante muito tempo. Claro que elas são mais frágeis que as de 3, mas sinceramente nunca tive problemas... instalei válvulas, etc. Podendo escolher com diferença de preço não muito grande, eu pegaria de 3mm... mas nunca descartaria as de 2mm se vale a pena pelo preço.

Abraço,
 
Pois é, já tenho a panela de 68 litros de 2mm e tbm nunca tive problemas. Vou comprar uma forma de pizza de 45cm de diâmetro (que é o mesmo da panela), fazer furos de 1mm e usar parafusos de inox para dar altura suficiente pra passar do registro e dar sustentação. Será que usar uns 8 parafusos distribuídos pelo fundo falso são suficientes para o peso dos 20kg de malte?
 
Eu uso fundo falso + bazooka.
Acho q se eu usasse somente a bazooka, correria o risco de entupimento eventualmente.
 
Eu só usaria o fundo falso, sem a bazooka, justamente para que as pequenas partículas que passarem pelo filtro possam se depositar lá em cima na recirculação.

Abraço!
 
Servir, serve. Se fica bom? A maior chance é que não.

Abraço,
 
Nah...desisto dessas gambiarras, são legais no começo com tudo pequeno, depois, cada falha frustra demais, kkkkk.

Guenther, fiz tudo que vc recomendou na ultima vez que perguntei sobre eficiencia, arrumei meu manifold com um braço a mais, coloquei o T de retorno no braço central, minha sacarificação fiz com 90 minutos (nem faço mais teste de iodo), a lavagem foi super lenta com uns 4 cm de liquido acima da cama de grãos o tempo todo, enfim...eficiencia foi legal. Independente de números, a receita, setada para 75% no beersmith, mandava OG final de 1032 com 65 litros, consegui 67 litros com 1030. Fiquei super contente, tá ótimo pra mim.

Abraço!
 
Back
Top