Fundo falso liberando uma "cola" escura/metálica

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Guilhermecfs

Well-Known Member
Joined
Aug 1, 2016
Messages
59
Reaction score
10
Bom pessoal, não quero ser irresponsável e citar a empresa que me vendeu o fundo falso, até porque trata-se de uma empresa conceituada e não sei o motivo do problema... Talvez vocês possam ajudar.

Comprei esse fundo falso e panelas junto com outros equipamentos do dito site. Porém notei que o fundo falso tinha um aspecto "grudento" e quando manipulado com mais força, deixava na mão um tipo de cola com cor metálica... Resolvi ferver ele na água e ver se saía isso, e de fato a água ficou com essa cola escura, bem de leve, mas era perceptível pois sujava meu termômetro branco quando o botava na água.

Em seguida esfreguei com a bucha, que ficou escura também.

Até agora, dias depois, o fundo falso está com uma textura grudenta, e estou receoso de fazer cerveja nele.

O que fazer? Boto no forno, uso algum sanitizante mais forte, devolvo pra loja? Ou faço a cerveja normalmente, porque isso é normal e acontece com todo mundo?


Abraços
 
Bom pessoal, não quero ser irresponsável e citar a empresa que me vendeu o fundo falso, até porque trata-se de uma empresa conceituada e não sei o motivo do problema... Talvez vocês possam ajudar.

Comprei esse fundo falso e panelas junto com outros equipamentos do dito site. Porém notei que o fundo falso tinha um aspecto "grudento" e quando manipulado com mais força, deixava na mão um tipo de cola com cor metálica... Resolvi ferver ele na água e ver se saía isso, e de fato a água ficou com essa cola escura, bem de leve, mas era perceptível pois sujava meu termômetro branco quando o botava na água.

Em seguida esfreguei com a bucha, que ficou escura também.

Até agora, dias depois, o fundo falso está com uma textura grudenta, e estou receoso de fazer cerveja nele.

O que fazer? Boto no forno, uso algum sanitizante mais forte, devolvo pra loja? Ou faço a cerveja normalmente, porque isso é normal e acontece com todo mundo?


Abraços

Comprei um que veio assim tb. Parece ser graxa ou algum outro produto para evitar oxidação, não sei dizer.

Eu cobri o meu com água na panela, com detergente e deixei fervendo.

Melhorou, não 100%. Ainda não usei ele, pois estou montando o novo setup.

Vou lavá-lo com água quente até tirar todo esse grude.

Talvez tenha que usar algum solvente, thinner, sei lá...precisa ver o que não agride o alumínio antes...

Se alguém tiver uma sugestão...tb agradeço
 
Bom pessoal, não quero ser irresponsável e citar a empresa que me vendeu o fundo falso, até porque trata-se de uma empresa conceituada e não sei o motivo do problema... Talvez vocês possam ajudar.

Comprei esse fundo falso e panelas junto com outros equipamentos do dito site. Porém notei que o fundo falso tinha um aspecto "grudento" e quando manipulado com mais força, deixava na mão um tipo de cola com cor metálica... Resolvi ferver ele na água e ver se saía isso, e de fato a água ficou com essa cola escura, bem de leve, mas era perceptível pois sujava meu termômetro branco quando o botava na água.

Em seguida esfreguei com a bucha, que ficou escura também.

Até agora, dias depois, o fundo falso está com uma textura grudenta, e estou receoso de fazer cerveja nele.

O que fazer? Boto no forno, uso algum sanitizante mais forte, devolvo pra loja? Ou faço a cerveja normalmente, porque isso é normal e acontece com todo mundo?


Abraços

Já tentou entrar em contato com a loja e perguntar o que é essa substância e como removê-la?
 
Também estou com essa dúvida. Comprei uma panela e esta com uma mancha dessa na panela e no fundo falso.

Tentei limpar de toda forma e não saiu. Tentei até com manteiga, pois dizem que ajuda a tirar graxa mas não tive sucesso. Não sei se é graxa, mas de alguma forma lembra.
 
Deixar de molho em água preferencialmente morna, de um dia para o outro, com percarbonato de sódio (vulgo Vanish BRANCO) pode ajudar. E entrar em contato com o vendedor/fabricante é o caminho.
 
fundo falso é de aço inox ?

se sim compre limpa aço um produto especial para limpeza em aço e deixe agir por um tempo e taca agua fervendo
 
Caros, obrigado pelos depoimentos e pelas dicas.

Mandei um e-mail para a loja explicando exatamente o que expliquei aqui neste tópico. Eis a resposta:

"No momento de furar o fundo falso, o pessoal usa um produto para que o equipamento não enferruje, o mesmo pode ser retirado com detergente neutro"
 
Guilherme, eu mandei fazer o meu, logo não esperava nenhum acabamento ou tratamento final. Fui numa empresa metalúrgica aqui da cidade, escolhi a chapa furada inox 304 e pedi pra cortarem. Veio com uma camada que mais parecia uma vaselina, cera. Esquentei água até 50°, botei uns 4gr de Vanish BRANCO (excelente desincrustrante, uso também nos fermentadores) por litro e deixei de molho 24h. Enxaguei bem e ficou perfeito
 
@Machado

Vou seguir sua dica e testar com o Vanish branco por 24h. Amanhã vemos como fica. Obrigado!
 
Correto, bem observado. No meu caso o meu material é todo inox, do caldeirão ao fundo falso, registros e conexões. E uso nos fermentadores.
 
Que bom que li a tempo!

Meu material é de alumínio.

Então existe algum bom substituto, ou uso o bom e velho detergente mesmo?
 
Guilherme, tenta passar wd40, deixar um pouco e depois lavar com detergente e a parte verde da esponja de lavar louça da pratoa. WD40 é um desingripante, tem um bom efeito solvente em oleos e graxas e é simples de limpar. minha tralha de pesca, depois de um dia no mar, toma banho de agua doce e outro de wd
 
Back
Top