Fundo falso folgado

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Raisoshi

Well-Known Member
Joined
Nov 11, 2014
Messages
879
Reaction score
224
Location
Rio de Janeiro
Pessoal, comprei um fundo falso pra minha panela N45, medi com uma fita métrica e deu os 45cm mesmo, então fizeram ela com 2mm a menos. Foi no Mercado Livre então não tinha como testar antes.

Acredito que minha medição não foi muito precisa porque ficou com um pouco de folga nas bordas. Isso foi comprovado na primeira brassagem que fiz com ele:

- Mosto límpido, mas sempre vinham alguns grãos juntos, acredito que passaram por esta fresta;
- Quando as runnings estavam em 1.012 e já dava pra ver que a eficiência não ia ficar legal, inclinei a panela e... voilá, 250ml de mosto 1.052 na proveta. Isso sem correção da temperatura! Só olhei aquilo e concluí um forte channeling pela lateral da panela.

Abaixo um vídeo para terem uma idéia:

[ame="https://www.youtube.com/watch?v=2A6CZBm9QE8"]https://www.youtube.com/watch?v=2A6CZBm9QE8[/ame]

Como eu posso vedar isso? Pensei em usar uma mangueira de silicone, mas o espaço é muito pequeno, alguma idéia?
 
Bom Dia!


Eu tenho usado uma mangueira de silicone cortada, um único corte em todo seu comprimento. Funcionou bem, ficou justo, sem folgas, e sem movimento quando eu bato a colher no fundo falso.

Comprei em uma casa de bebedouros, a mangueira é para bebedouros e deve ter uns 5, 6mm de diâmetro.

Acho que devo ter gasto uns 3 reais no pedaço. (Diâmetro da panela x 3,14)
 
Bom Dia!


Eu tenho usado uma mangueira de silicone cortada, um único corte em todo seu comprimento. Funcionou bem, ficou justo, sem folgas, e sem movimento quando eu bato a colher no fundo falso.

Comprei em uma casa de bebedouros, a mangueira é para bebedouros e deve ter uns 5, 6mm de diâmetro.

Acho que devo ter gasto uns 3 reais no pedaço. (Diâmetro da panela x 3,14)

Boa, vou ver se consigo encontrar uma mangueira pequena
 
Tu ta achando muito problemática essa fresta? Porque no meu equipamento fica bem semelhante e nunca notei nada.
 
Tu ta achando muito problemática essa fresta? Porque no meu equipamento fica bem semelhante e nunca notei nada.

Como eu falei no post inicial, tem grão passando e muito channeling atrapalhando a eficiência. De repente foi porque foi uma cerveja com 40% de trigo também, mas mesmo assim, o ideal era isso não acontecer.
 
Bem, resolvi o problema colocando voil por cima do fundo falso, funcionou que é uma beleza. Lavagem continua e eficiência quase na casa dos 80%.
 
E é seguro utilizá-lo?

É sim, acredito que não seja o ideal para usar com fundo falso já que ele vai impedir da formação perfeita do filtro natural. Mas quanto ao tecido é seguro utiliza-lo sim. Da uma pesquisada em BIAB.

Abraço!
 
É sim, acredito que não seja o ideal para usar com fundo falso já que ele vai impedir da formação perfeita do filtro natural. Mas quanto ao tecido é seguro utiliza-lo sim. Da uma pesquisada em BIAB.

Abraço!

Como assim vai impedir a formação do filtro? Recirculei e clarificou normalmente, com o bonus que não passou grão nenhum pelas laterais.
 
Como assim vai impedir a formação do filtro? Recirculei e clarificou normalmente, com o bonus que não passou grão nenhum pelas laterais.

Fala André! Eu nunca mosturei assim, então estou falando baseado apenas no tópico do Guenther "Mosturação na mesma panela de fundo falso". O que foi discutido lá é que o voil não deixa passar absolutamente nada para baixo do fundo falso, quando o ideal é que partículas menores passem e estas quando recirculadas se acomodem acima da cama de grãos, formando um filtro natural perfeito onde as cascas mais grossas estão em baixo e as partículas menores se acomodam em cima, o que aumenta a fluidez na recirculação e lavagem do mosto.

Abraços!
 
Fala André! Eu nunca mosturei assim, então estou falando baseado apenas no tópico do Guenther "Mosturação na mesma panela de fundo falso". O que foi discutido lá é que o voil não deixa passar absolutamente nada para baixo do fundo falso, quando o ideal é que partículas menores passem e estas quando recirculadas se acomodem acima da cama de grãos, formando um filtro natural perfeito onde as cascas mais grossas estão em baixo e as partículas menores se acomodam em cima, o que aumenta a fluidez na recirculação e lavagem do mosto.

Abraços!

Opa valeu pela resposta, entendi o que vc tá falando mas na prática não consigo visualizar a desvantagem.

No quesito fluxo, ele não era limitante visto que eu usei um fluxo até menor que o máximo possível.

No quesito filtração, o mosto ficou tão claro quanto eu queria então também não fez diferença.

Onde estaria o problema?
 

Latest posts

Back
Top