Fundo falso e 50 litros perdidos

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

chuckedw

Well-Known Member
Joined
Sep 14, 2015
Messages
116
Reaction score
15
Senhores,

Hoje tive a pior experiência desde que comecei a lidar com cerveja. Se não me engano foi a minha 12a. brassagem. Perdi 50 litros de mosto. Vejam só o que aconteceu, e se puderem me deem uma luz de onde diabos foi que eu errei.

Até então só tinha utilizado bazooka em minhas panelas de 20 litros. Comprei um novo set com panelas de 45 litros, agora com fundo falso. Também arranjei uma bomba dessas de máquina de lavar para fazer a recirculação.

Grãos da receita: Witbier com 4kg de pilsen + 4,5kg de malte de trigo + 1kg de aveia em flocos.

Bom, moí o malte como sempre fazia para usar no bazooka, onde nunca tive problemas de entupimento. Sempre faço uma moagem bem fina, mas deixando bastante cascas (tenho um moedor da Daddy Mill, de 2 rolos).

Mandei tudo pra panela de mostura pro descanso proteico a uns 52 graus.
Depois da meia hora, quando liguei o fogo pra subir pros 67 graus, começou a cagada:

Minha panela tem válvula de 3/4'', e as mangueiras também. Dá uma vazão excelente. Abri toda a válvula, esperei encher as mangueiras e liguei a bomba. Começou bem. O sparge foi indo, indo, indo até que... começou a entupir. Fui tentando desentupir com uma ponta de arame, mas logo chegou no limite e resolvi tirar o sparge fora (é daqueles em formato de "H", feito de canos de PVC furado). Bom, continuei recirculando, mas simplesmente não limpava nunca. Na verdade cada vez ficava mais e mais sujo. Achei bem estranho, 10 minutos recirculando e nada de limpar o mosto.

Resolvi parar tudo e mandar pra outra panela minha antiga, de 20 litros, com a velha bazooka. Aí que eu vi o que tinha acontecido: o fundo falso tinha entortado. Não sei se foi por causa do peso do malte ou o que. Mas aí entendi, tava vazando tudo pela parte que ficou torta, pois formou uma verdadeira "valeta" no canto.

Bom, tentei recircular pelo método velho, usando uma jarra. Mas mesmo no começo da recirculação tava escoando apenas 250ml por minuto. Se com a panela cheia estava assim, mais pro final ia parar de vez. Aí perdi a esperança, mandei tudo pra grama, e limpei tudo.

Frustração total... E agora não sei o que fazer na minha próxima brassagem. Não sei o que deu errado, mas tenho algumas hipóteses:

1) Fundo falso menor do que o ideal para a minha panela. O fundo falso parece que tem muito espaço sobrando junto a parede da panela (se bem que andei vendo umas fotos no google e parece que todos são assim, com 1 ou 2mm sobrando da borda do fundo falso pra parede da panela). Tá certo isso? Não vai ficar sempre passando grãos por ali, sem a possibilidade de clarificar tanto quanto é pela bazooka? Ou não tem problema essa abertura? Com a recirculação ela vai ser fechar com as cascas e sedimentos maiores?

2) Moagem muito fina, de forma que entupiu os buraquinhos do fundo falso e aí forçou demais pelos cantos, e foi por isso que entortou o fundo falso. Porém, a moagem eu fiz igual eu sempre fazia pra utilizar com a bazooka, e nunca tinha entupido. Mas será que quando vai utilizar fundo falso deve-se fazer uma moagem mais grossa?

3) Vazão muito grande na primeira recirculação. Acho que eu não deveria ter aberto tanto a válvula na primeira vez, principalmente por ser de 3/4''. Acho que isso deu muita pressão no mosto, e talvez seja este o motivo de ter entortado o fundo falso. Talvez eu deveria ter aberto, a princípio, só um pouco a válvula, e ter recirculado até mesmo com uma jarra na primeira vez para que a bomba não sugasse tanto e os grãos se acentassem no fundo falso mais devagar na primeira vez. Aí depois disso eu poderia usar toda a vazão e ligar a bomba. Será que pode ser esse o problema?

Enfim... frustração total mesmo. 50 litros na grama. E sem saber o que fazer na próxima. Desanimo total.

Se alguém puder me dar uma luz aí, agradeço.

Obrigado
 
Segue as fotos para ilustrar o problema...
 

Attachments

  • IMG_1805.jpg
    IMG_1805.jpg
    72.9 KB · Views: 275
  • IMG_1807.jpg
    IMG_1807.jpg
    92.1 KB · Views: 215
  • IMG_1808.jpg
    IMG_1808.jpg
    239.2 KB · Views: 222
  • IMG_1810.jpg
    IMG_1810.jpg
    263.7 KB · Views: 203
  • IMG_1809.JPG
    IMG_1809.JPG
    447.9 KB · Views: 224
Entortou mesmo. Ele é de alumínio?
Da pra vc usar a bazuca por baixo do fundo falso? Já pensou em usar os dois juntos? Abs

Enviado de meu GT-N7100 usando Tapatalk
 
É só baixar a vazão da bomba. Colocar um registro APÓS A BOMBA, e não antes, pra ela trabalhar sempre encharcada.
3/4 é muita coisa. Com o registro todo aberto a cama de grãos não da conta de filtrar tanto mosto e a força de sucção abaixo do fundo falso fica muito forte.
A moral de trocar jarra + escumadeira por bomba não é aumentar a vazão de recirculação, só facilitar o processo. A vazão para recirculação e lavagem deve ser sempre baixa.
Pra tu ter noção eu uso mangueiras de 3/8, e mesmo assim acabo fechando parcialmente o registro.
 
Eu chutaria que moeu fino demais e ao ligar a bomba com a vazão no máximo, criou uma pressão negativa embaixo do fundo falso entortando o fundo e puxando os grãos pelas laterais.
 
Seguem meus palpites

- concordo com o pessoal acima no quesito alta vazão.

- use uma mangueira de silicone, cortada em seu eixo para colocar entre o fundo falso e a panela, pra uma vedação (caso esteja com folga).

- Desculpe palpitar sobre sua receita, mas pra witbier, use trigo nao malteado, em flocos. Alem de ficar mais fiel ao estilo, em flocos alem de nao ter o trabalho de moer, tem um rendimento melhor e nao entope. E cuidado com a quantidade de aveia, essa aveia que utilizamos tem muita gordura e ferra com a espuma.
 
Obrigado senhores!!! Vou tentar de novo, com estas mudanças que vocês sugeriram. Volto a relatar aqui como foi a segunda tentativa!

Obrigado
 
Onde vc comprou este fundo falso?
Tive o mesmo problema porém meu fundo falso era feito com uma forma de Pizza, e o problema foi justamente pq a chapa era muito fina, e acabou nao aguentando o "tranco".
A minha torneira era era de 1/2 pol.
Ainda não fiz a alteração mas acredito que colocando um fundo mais reforçado possa resolver o problema.
Abraços
 
É só baixar a vazão da bomba. Colocar um registro APÓS A BOMBA, e não antes, pra ela trabalhar sempre encharcada.
3/4 é muita coisa. Com o registro todo aberto a cama de grãos não da conta de filtrar tanto mosto e a força de sucção abaixo do fundo falso fica muito forte.
A moral de trocar jarra + escumadeira por bomba não é aumentar a vazão de recirculação, só facilitar o processo. A vazão para recirculação e lavagem deve ser sempre baixa.
Pra tu ter noção eu uso mangueiras de 3/8, e mesmo assim acabo fechando parcialmente o registro.

Mesmo com 3/8 você usa um registro após a bomba? Vou fazer minha primeira brassagem com fundo falso e uso tudo 3/8, controlar a vazão na saída da panela não dá certo?
 
Vazão muito alta, a sucção cria um vácuo e foi o que fez o seu fundo falso entortar.

Duas dicas, diminua a vazão da bomba e tire o H do sparge, deixe simplesmente a mangueira apoiada em cima da cama de grãos, as partículas menores de fato irão passar pelo fundo falso, porém ao retornarem ficaram por cima da cama de grãos formando um filtro natural e a clarificação será muitíssimo mais eficiente, além de não ter mais um risco de entupir o H.
 
Mesmo com 3/8 você usa um registro após a bomba? Vou fazer minha primeira brassagem com fundo falso e uso tudo 3/8, controlar a vazão na saída da panela não dá certo?

Não da certo, o registro tem que ficar depois da saída da bomba pois ela tem que trabalhar encharcada, restringir a sucção gera cavitação.
 
Não da certo, o registro tem que ficar depois da saída da bomba pois ela tem que trabalhar encharcada, restringir a sucção gera cavitação.

Desculpa insistir neste assunto paralelo, mas serve simplesmente um registro direto na saída da bomba ou é melhor de outra forma (tipo ficar mais para frente após um tanto de mangueira)?
 
Pelo que aparece nas fotos, a saída da panela está acima do fundo falso...se você conseguir que a saída seja abaixo do fundo falso, seus problemas de entupimento seriam bem reduzidos...o quê acha?
 
@chuckedw

Sobre as razões do empenamento do fundo falso o pessoal já comentou bem.

Queria fazer apenas dois comentários sobre outros aspectos do processo que descreveu:

1) Não se deve usar bombas de máquinas de lavar louças para fazer cerveja. Essas bombas não são fabricadas para uso em alimentos, e soltam substâncias tóxicas na cerveja.

2) Não se deve usar componentes de PVC na fabricação de cerveja. Quando se usa água quente, o PVC também libera substâncias tóxicas na cerveja.
 
Desculpa insistir neste assunto paralelo, mas serve simplesmente um registro direto na saída da bomba ou é melhor de outra forma (tipo ficar mais para frente após um tanto de mangueira)?

Desde que seja na saída do fluxo não faz diferença a posição! Muita gente usa exatamente após a saída.

Abraços!
 
Mesmo com 3/8 você usa um registro após a bomba? Vou fazer minha primeira brassagem com fundo falso e uso tudo 3/8, controlar a vazão na saída da panela não dá certo?

Sim, uso registro após a bomba. Se quero vazão total, uso ele todo aberto, simples.
Usar registro antes pode causar cavitação e danificar a bomba, por isso a restrição de fluxo deve ser feita depois. Então, o correto é colocar um registro após a bomba...
 
Desde que seja na saída do fluxo não faz diferença a posição! Muita gente usa exatamente após a saída.

Abraços!

Obrigado. Vou fazer isso por garantia e controle, mas uso uma de 12v solar, acho que dificilmente faria algum estrago mesmo na vazão máxima. :)
 
Bom, eu sei que essas bombas de 35 reais não são indicadas para usos alimentício. Mas uma que seja custa mais de 500 reais. Então é o que temos para hoje. Um detalhe que ouvi falar é que substâncias tóxicas começam a soltar somente após 80ºC. Não sei se é verdade, mas faz sentido, visto que os canos de residência são todos em PVC e isso não é um problema, certo?

Vou providenciar uma válvula para colocar depois da bomba, para diminuir a vazão. Enquanto isso, reforcei o meu fundo falso e comprei uma vedação em silicone atóxico. Vejam como era antes, e como ficou...

E mais uma vez, obrigado pessoal!!!!!
 

Attachments

  • 2016-08-05 14.25.55_m.jpg
    2016-08-05 14.25.55_m.jpg
    172 KB · Views: 126
  • 2016-08-05 14.45.04_m.jpg
    2016-08-05 14.45.04_m.jpg
    149 KB · Views: 130
  • 2016-08-05 14.46.00_m.jpg
    2016-08-05 14.46.00_m.jpg
    216.4 KB · Views: 138
Bom, eu sei que essas bombas de 35 reais não são indicadas para usos alimentício. Mas uma que seja custa mais de 500 reais. Então é o que temos para hoje. Um detalhe que ouvi falar é que substâncias tóxicas começam a soltar somente após 80ºC. Não sei se é verdade, mas faz sentido, visto que os canos de residência são todos em PVC e isso não é um problema, certo?

Existe o meio termo, que são as bombas de 12v e 24v para aquecimento solar, que segundo os vendedores e um pessoal que desmontou, parece ser food grade. (editado)

Dá para importar por uns U$ 20-25 ou pegar no ML por uns R$ 130-170 reais de alguém que já importou.

No HBT americano: http://www.homebrewtalk.com/f11/cheap-compact-wort-pump-375904/

Comparativo de bombas: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1z5JWFk0QpKmEDzGE1vvS5qweQYsjv6FWSjikysnAVZE/edit#gid=0
 
Fundo falso tem muito problema com bombas, inclusive em cervejarias maiores. Tem que trabalhar com uma vazão bem baixa para não compactar a cama de grãos e entupir o fundo falso. Um dos melhores sistemas de clarificação utilizam fundo falso alimentando por gravidade um reservatório aberto para pressão atmosférica) e uma bomba puxando desse reservatório, com isso não existe pressão negativa em baixo do fundo falso.

Com os reforços que você já fez no fundo falso e limitando a saída da bomba não deve ter mais problemas.
 
chuckedw,

Essa vedação de silicone funcionou?

Estou pensando em fazer a mesma coisa. Não tive grandes problemas mas notei que passaram alguns graos menores pela folga.

O meu receio é que solte o silicone no meio da mosturação. Você prendeu ela de alguma forma ou foi na pressão? Ficou firme?

Obrigado desde já, abração!
 
chuckedw,

Essa vedação de silicone funcionou?

Estou pensando em fazer a mesma coisa. Não tive grandes problemas mas notei que passaram alguns graos menores pela folga.

O meu receio é que solte o silicone no meio da mosturação. Você prendeu ela de alguma forma ou foi na pressão? Ficou firme?

Obrigado desde já, abração!


Só encaixei, vedou perfeitamente. Porém não estou mais utilizando fundo falso, pois realmente não consegui me acertar com as rampas de temperatura utilizando fogo e recirculação contínua. A variação de temperatura do fundo da panela (termômetro fixo) para a superfície (termômetro digital) chegava a 10ºC.

Acredito que este sistema funcione melhor com resistência.
 
Tenho sistema bem parecido e nunca tive o problema. Acredito que foi à moagem fina que bloqueou e formou caminhos preferências forçando o sistema. Lembre também que o trigo e os demais cereais não têm casca o que aumenta muita a taxa de entupimento e um cake muito compacto.

Dicas:

1- Controle a vazão sempre na descarga da bomba. O fluxo deve ser suave e sem remexer o cake;

2- válvulas grandes na sucção não dão problema. Até facilita para garantir que a bomba sempre ficará "afogar". A vazão máxima é dada pela bomba (para simplificar considere a nomina, demais efeitos são baixos para esse tipo de bomba), podendo ser reduzida por controle na descarga (nesse caso a pressão aumenta, atenção para mangueiras bem fixadas) para evitar que a bomba "cavite" (faz um ronco). A sucção da bomba no meu caso e de 1" e descarga 3/4";

3- Se a vazão for muita pode ficar com ar embaixo do fundo falso (não é para ter vácuo, pois se tem vácuo e pq está tudo obstruído, o que seria difícil e reforçaria a moagem fina). Para tirar o ar basta com a colher ir raspando o fundo falso até acabar as bolhas.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Como tô vendendo minha "plantinha" tô com várias fotos que vou compartilhar:
8798b4816c31716d8b8ff99eab28ef82.jpg
b80fed81ebcbb8b334cf7172951b1797.jpg
0f04ff05230898c575d830dda72b7e19.jpg




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Repare agora a válvula, sucção, bomba e linhas de descarga:

0c51f7a4f176277518dc2b9932062e57.jpg
08e66a0a434ad7ff74d6ca8e747dc6de.jpg
63d2bc25867a93f09fb61cd8421d03c5.jpg
72c3cae8f3a51f089661ece01b3ba30b.jpg



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Sobre tua dúvida do espaço entre o fundo falso e parede da panela, eu botei uma tela (rebitada) de forma a sobrar um pouco e selar a parede da panela. Se der um zoom na foto deve dar para ver.

Eu instalei para garantir que nada de grãos fosse para as mangueiras e bombas (muito mais por questão de facilidade de limpeza).

62b1a995e3a5a162a21c50e71c1ab357.jpg



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
o problema foi a vasão muito grande essa bombinha que o pessoal acha que fraca não é não ela é foda o malte deve ter gelatinizado talvez vc não mexeu no mosto neste momento acabou formando um grude a sucção da bomba começou a puxar o liquido acabou forçando seu fundo falso empenando o mesmo e passando o mosto para baixo , já aconteceu isso comigo ,, agora abro apenas meia volta do registro para não acontecer novamente
 
Recortei uns trechos do livro do Palmer (How to Brew) que fala da preocupação com brassagem com muito trigo. Acredito que além da quantidade mais elevada deste, houve uma moagem fina demais. Também achei frágil o seu fundo falso para todo esse peso. Será que não foi associação da moagem fina, muito trigo (grão sem casca) e um grande peso compactando tudo?

"Capitulo 12 do livro do Palmer:

Oat and rice hulls. Not an adjunct per se , the hulls of oats and rice are not fermentable, but they can be useful in the mash. The hulls provide bulk and help prevent the mash from settling and becoming stuck during the sparge. This can be very helpful when making wheat or rye beers with a low percentage of barley malt and barley husks. Use 2 to 4 quarts of oat or rice hulls for 6 to 10 pounds of wheat if making an all-wheat beer. The barley hull is 5% of the kernel’s weight, so 5% of the adjunct weight is a good place to start. Do not exceed 3% by weight of the total grainbill, or you will start tasting them as astringency in the beer.

Capitulo 16 - tópico Cereal Mashing Procedure

The husk of malted barley constitutes about 5% of the weight, so if you have 20% malted wheat (which has no husk) in your brew, you would want to add at least 1% of the total grain bill weight in rice hulls to make up for it. Rice hulls are probably going to be necessary with wheat beers, rye beers, and high-adjunct beers like American lager. The corn and rice don’t have the beta-glucan that makes lautering difficult, but the high proportion of no-hulls will affect the lauterability all the same. I have not needed rice hulls for oatmeal stouts."


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Recortei uns trechos do livro do Palmer (How to Brew) que fala da preocupação com brassagem com muito trigo. Acredito que além da quantidade mais elevada deste, houve uma moagem fina demais. Também achei frágil o seu fundo falso para todo esse peso. Será que não foi associação da moagem fina, muito trigo (grão sem casca) e um grande peso compactando tudo?

"Capitulo 12 do livro do Palmer:

Oat and rice hulls. Not an adjunct per se , the hulls of oats and rice are not fermentable, but they can be useful in the mash. The hulls provide bulk and help prevent the mash from settling and becoming stuck during the sparge. This can be very helpful when making wheat or rye beers with a low percentage of barley malt and barley husks. Use 2 to 4 quarts of oat or rice hulls for 6 to 10 pounds of wheat if making an all-wheat beer. The barley hull is 5% of the kernel’s weight, so 5% of the adjunct weight is a good place to start. Do not exceed 3% by weight of the total grainbill, or you will start tasting them as astringency in the beer.

Capitulo 16 - tópico Cereal Mashing Procedure

The husk of malted barley constitutes about 5% of the weight, so if you have 20% malted wheat (which has no husk) in your brew, you would want to add at least 1% of the total grain bill weight in rice hulls to make up for it. Rice hulls are probably going to be necessary with wheat beers, rye beers, and high-adjunct beers like American lager. The corn and rice don’t have the beta-glucan that makes lautering difficult, but the high proportion of no-hulls will affect the lauterability all the same. I have not needed rice hulls for oatmeal stouts."


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk



Eu tenho usado um produto chamado Ultraflo para melhorar o sparge e a filtragem. É excelente:

http://www.emporiodolupulo.com.br/ultraflo-r.html
 
Será que existe uma relação adequada entre os volumes de líquidos abaixo e acima do fundo falso ? Uso bazooka e pretendo ir para o fundo falso (produção para 20 l, querendo aumentar). Minha panela (diâmetro de 36 cm) tem uma boa curvatura entre o fundo e a parede lateral então, o registro não é tão baixo. Se colocar fundo falso acima do registo tenho 5,2 litros d'água abaixo dele. Se colocar abaixo do registro terei que usar deeptube. E agora ? É confortável trabalhar com 5,2 l abaixo ? Deeptube funciona bem ? Há tempos pretendo modificar meu sisteminha sem ter que comprar panela nova.
 
Back
Top