Fundo Falso com Grain Bag

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

schinnapz

Member
Joined
Jul 12, 2018
Messages
9
Reaction score
4
Location
Florianópolis - SC
Bom dia,

Sou novo no fórum, já acompanho há algum tempo mas ainda não tinha me cadastrado.

Surgiu uma dúvida aqui, uso fundo falso e pensei em usar um Grain Bag para facilitar a limpeza da panela (retirar todos os grãos de uma vez) e também evitar o entupimento do fundo falso, que já aconteceu algumas vezes devido à alta vazão da bomba de recirculação que eu uso.

Pois bem, sei que o problema de entupimento eu posso resolver reduzindo a vazão da bomba (colocando um registro na saída dela).

Mas e sobre o uso de um Grain Bag? Tem alguma desvantagem usar ele no meu caso?

Minha idéia é usar sobre o fundo falso, manter o mosto recirculando o tempo todo (uso resistência com controle automático de temperatura), e no final só remover o Grain Bag com todos os restos de grãos, facilitando muito o trabalho de limpeza.

Obrigado!
 
Nenhuma desvantagem, e facilita mesmo a limpeza.

Pois é, foi o que pensei, mas li em algum lugar que o uso do grain bag poderia causar canais preferenciais de mosto nas paredes da panela e prejudicar o rendimento.. mas eu não vi muito sentido nisso.

Se alguém tiver mais alguma informação agradeço.
 
Estou pensando em fazer exatamente o mesmo.
Quem já o fizer e puder falar algo sobre...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Também faço uso de um sistema biab que usa um fundo falso por debaixo do bag. No meu caso foi em decorrência de ter uma resistência elétrica no fundo. Funciona tudo muito bem. Recirculação contínua.

Enviado de meu SM-G610M usando o Tapatalk
 
Este é o meu método por aqui também.

Bag sobre um fundo falso e recirculação (nem sempre) contínua. Não tenho do que me queixar. Funciona bem no meu caso que produzo em um apartamento lotes de 20~40l e não tenho locais abertos para lavar as panelas e descartar os grãos.
 
Eu uso fundo falso com o bag, ajuda muito na limpeza, ajuda na recirculação e evita a caramelização dos grãos quando o fogo esta aceso, porque cria um espaço entre a chapa da panela e o bag.
 
Só um adendo, a sua eficiencia vai cair, em torno de 15% usando o grain bag. Pelo menos comigo isso aconteceu...
 
Este é o meu método por aqui também.

Bag sobre um fundo falso e recirculação (nem sempre) contínua. Não tenho do que me queixar. Funciona bem no meu caso que produzo em um apartamento lotes de 20~40l e não tenho locais abertos para lavar as panelas e descartar os grãos.

Qual a eficiencia que vc obtem com seu equipamento nesta configuração?
Pergunto isso pq eu utilizo fundo falso mas to pensando em usar um bag junto pra facilitar na retirada dos maltes na hora da limpeza da panela.
 
Qual a eficiencia que vc obtem com seu equipamento nesta configuração?
Pergunto isso pq eu utilizo fundo falso mas to pensando em usar um bag junto pra facilitar na retirada dos maltes na hora da limpeza da panela.
Minha eficiência tem girado na casa dos 80/85%. Mas faço uma lavagem no final da mostura.. o fundo falso no meu caso é em decorrência do risco em se colocar o bag em contato direto com a resistência.
Usar o fundo falso também melhora o fluxo na recirculação evitando caminhos preferenciais como quando usamos uma bazooka. (Veja post antigo do Guenter)
E como uso uma panela só pra todo o processo, o bag acaba sendo indispensável.

Enviado de meu SM-G610M usando o Tapatalk
 
Acredito que a moagem seja mais grossa, apesar do bag, correto?
Se moer mais fino, o que é comum no biab, acaba entupindo o fundo falso.
É isso? Falei besteira?
Também estou pensando em usar um fundo falso sustentando o bag para evitar o contato com a resistência.
 
Só um adendo, a sua eficiencia vai cair, em torno de 15% usando o grain bag. Pelo menos comigo isso aconteceu...

A eficiência vai cair se usar o método BIAB, sem a lavagem dos grãos.

No meu caso lavo os grãos e uso uma outra panela só para a fervura.

Estou usando o Grain Bag somente para facilitar a limpeza e evitar entupimento do fundo falso, e obtenho um rendimento entre 75% e 80% no processo total (85% na mostura) segundo o Beersmith.

Já fiz 2 levas usando o grain bag + fundo falso e só facilitou a minha vida.
 
Qual a eficiencia que vc obtem com seu equipamento nesta configuração?
Pergunto isso pq eu utilizo fundo falso mas to pensando em usar um bag junto pra facilitar na retirada dos maltes na hora da limpeza da panela.
Sou adepto do menor esforço. Não faço mashout, não faço lavagem. Então é um BIAB quase clássico (pois tem a recirculação)

Minha eficiência usando maltes moídos genericamente (na brewhouse) é de 65 a 70%,
 
A eficiência vai cair se usar o método BIAB, sem a lavagem dos grãos.

No meu caso lavo os grãos e uso uma outra panela só para a fervura.

Estou usando o Grain Bag somente para facilitar a limpeza e evitar entupimento do fundo falso, e obtenho um rendimento entre 75% e 80% no processo total (85% na mostura) segundo o Beersmith.

Já fiz 2 levas usando o grain bag + fundo falso e só facilitou a minha vida.

Excelente eficiência! Quero chegar lá. Estou pensando em fazer um bag com meu fundo falso para facilitar a limpeza. Sua experiência é um incentivo para eu fazê-lo.
 

Latest posts

Back
Top