Fundo falso BS

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

borrife

Well-Known Member
Joined
Oct 23, 2014
Messages
279
Reaction score
17
alooo rapaziada cevada


Tô terminando de montar meu equip de 60L, sistema por gravidade e brewstand, com panelas de 45, 68 e 98 (reservatorio de agua, mostura e fervura respectivamente) e estou com duvidas em relação a config. do equipamento no software (beersmith):

No campo "espaço perdido tina de lavagem": como usava bazooka no meu equipamento anterior, colocava sempre 2Litros, pois era o que eu perdia na transferência pra panela de fervura.

Agora com fundo falso, qual valor coloco? somente o que ficar abaixo da torneira mesmo ou todo o volume até o fundo falso?
 
Coloca água na panela, abre a torneira até não sair mais nada ou quase nada(enfim, a hora que se vc tivesse brassando falaria "vou parar aqui) e mede quanto fica na panela.

Um dip tube ajuda a diminuir esse volume, mas não é necessário.
 
Corre o risco de os grãos ficarem expostos, dado o espaço abaixo do fundo falso que os grão não tem contato?

Obs: Sempre sigo o volume de água de infusão que o BS indica.
 
Corre o risco de os grãos ficarem expostos, dado o espaço abaixo do fundo falso que os grão não tem contato?

Obs: Sempre sigo o volume de água de infusão que o BS indica.

Dependendo corre sim... O que eu costumo fazer é tipo, meu fundo falso pega 11l de espaço. Eu faço 2.5(ou o ratio que vc preferir,mas abaixo de 2l/kg fica bem grosso)xkg de grãos e somo 11l. Assim tenho o ratio que quero acima do fundo falso.
Por exemplo em uma receita de 10kg pra 40l finais(53 pre fervura pro meu equipamento), uso 25l+11l=33l na mostura. Como sei que absorve 1l/kg e meu dead space é de 1l no final, tenho como tirar 33l-10l-1l=22l dali, então pra completar 53l lavo com mais 53l-22l=31l.
 
Dependendo corre sim... O que eu costumo fazer é tipo, meu fundo falso pega 11l de espaço. Eu faço 2.5(ou o ratio que vc preferir,mas abaixo de 2l/kg fica bem grosso)xkg de grãos e somo 11l. Assim tenho o ratio que quero acima do fundo falso.
Por exemplo em uma receita de 10kg pra 40l finais(53 pre fervura pro meu equipamento), uso 25l+11l=33l na mostura. Como sei que absorve 1l/kg e meu dead space é de 1l no final, tenho como tirar 33l-10l-1l=22l dali, então pra completar 53l lavo com mais 53l-22l=31l.

Vou colocar o adicional de água do fundo falso + qtd de água que o BS recomenda.

Devo incluir essa água adicional na receita no software?
 
Vou colocar o adicional de água do fundo falso + qtd de água que o BS recomenda.

Devo incluir essa água adicional na receita no software?

Eu não uso beersmith pra água... até porque o quão certo vai dar depende se você configurou corretamente seu equipamento.

Água da brassagem = volume da fervura - volume que ficou pra trás na mostura.

Estou assumindo que você sabe o volume pré fervura que você precisa, vou exemplificar como é meu raciocínio com dados do meu equipamento(na verdade já fiz isso mas acho que não ficou muito claro):

Qual seu volume pré fervura?
63 litros.

Quanto você perde absorvido nos grãos numa receita de 10kg?
10 litros, ou 1l/kg.

Se você encher sua panela e abrir o registro, quanto ainda fica pra trás quando para de sair líquido?
1 litro.

Então você precisa de 63l na fervura e perde 11l durante a mostura?

Sim.

Quantos litros de água você precisa na brassagem, então?

63+11=74l.

Como você decide quanto usar na mostura?
Eu gosto de usar 2.5l/kg de malte, mas o mais comum é qualquer valor entre 2-3l/kg de malte. Tem gente que usa até mais sem maiores problemas. Como tenho espaço abaixo do fundo falso, eu gosto de manter essa proporção acima do fundo falso, e desconsidero a água que fica embaixo.

Qual o volume necessário para preencher o espaço abaixo do fundo falso no seu equipamento?
11 litros.

Então... pra receita acima quantos litros você usaria na mostura?
11 litros + 2.5x10kg = 11l+25l=36 litros. Isso mantém a proporção que quero acima do fundo falso e garante que os grãos não vão ficar descobertos.

E pra lavagem?
O que restar. Nesse caso, 74l-36l=38 litros. Isso significa que os volumes que uso são dinâmicos e mudam a cada receita diferente, variam de acordo com a quantidade de grãos e volume pré fervura(fervuras de 90min ou 60min).
 
Amigos,

Troquei meu equipamento e fiz a configuração no BS. Mas quando montei uma receita de 60 litros, achei o volume de água um pouco exagerado. Minha panela de mostura é de 95 litros. O volume que fica abaixo do fundo falso é de 12 litros e o dead space (volume que fica abaixo da torneira) é de 5 litros. Esse é o ponto da minha dúvida: o correto é eu informar no campo "Mash Tun Addition" o valor 7 litros e no campo "Espaço Perdido Tina Lavagem" os 5 litros referente o dead space, certo? O que somando ambos me dá os 12 litros abaixo do fundo falso. Em anexo segue a imagem da tela do BS.

Obrigado!!
 

Attachments

  • ConfigTinaMostura.png
    ConfigTinaMostura.png
    8.5 KB · Views: 52
Olá,

Acho que os 7L você deve colocar 0L. Acho que este campo é para informar adição de água na tina de mostura depois da lavagem. Se não faz adição não deve informar nada nesse campo.

Valeu.
 
alooo rapaziada cevada


Tô terminando de montar meu equip de 60L, sistema por gravidade e brewstand, com panelas de 45, 68 e 98 (reservatorio de agua, mostura e fervura respectivamente) e estou com duvidas em relação a config. do equipamento no software (beersmith):

No campo "espaço perdido tina de lavagem": como usava bazooka no meu equipamento anterior, colocava sempre 2Litros, pois era o que eu perdia na transferência pra panela de fervura.

Agora com fundo falso, qual valor coloco? somente o que ficar abaixo da torneira mesmo ou todo o volume até o fundo falso?
Vc vai usar lavagem contínua? Se for, esse valor não faz diferença já que vc vai normalmente deixar a água acima da cama de grãos, logo, se utiliza zero.

Agora, se for usar Batch Sparge, o que não teria muito sentido com fundo falso, aí sim teria que medir como citaram... colocar um pouco de água até cobrir o nível da válvula, abrir, esperar parar, e depois medir quanto sobrou.

Mas novamente, pra quem usa Lavagem Contínua, esse campo não serve pra nada.

Abraço,
 
Back
Top