Fundo falso amassado!!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

bruzulu

Active Member
Joined
Feb 18, 2017
Messages
27
Reaction score
5
Olá a todos...estou na minha 20 brassagem e qto a recirculação de mosto pelo fundo falso era só alegria. Ocorre que na 19 ao retirar a cama de grãos para limpar a panela de mostura me deparei com o fundo falto todo “chupado” para o fundo da panela (panela número 40)...as aletas de alumínio q tem por baixo estavam todas amassadas e pra retirar ele da panela foi preciso uma chave de fenda (comendo as beiradas dele).
Pois bem, na minha brassagem de número 20, minha última, após desamassar todo o fundo falso de alumínio e terminar todo o processo, o problema ocorreu de novo!!!..
E agora???
A única mudança que fiz no meu setup foi uma bomba nova (uma com cabeça de inox da china em substituição a uma de máquina de lavar que aposentei), porém já havia feito uns 6 lotes com ela sem o menor problema!!!..
Peço ajuda!!! (Obs.: encomendei hoje um novo fundo falso de inox dessa vez para ver se ameniza o problema).
 
posso estar errado, mais sera que não pode estar dando tanta pressao e como nao tem tanta agua para bomba puxar ela esta puxando o fundo falso?
 
Bom dia! É bem provável que você tenha moído um pouco a mais o malte, ou a receita leva uma porcentagem maior de cereais não maltados, malte de trigo, entre outros que favorecem o entupimento do fundo falso.
 
Isso acontece porque a vazão pelo fundo falso é menor do que a vazão pela bomba. Então, fica sem mosto na parte de baixo do fundo falso e cria uma forte pressão. Talvez, essa nova bomba esteja "puxando"mais mosto do que a anterior e o fundo falso não dá conta do recado. Ou talvez seja o que o @gabrielcalo disse. Malte muito moído e fundo falso entupido. Experimente deixar a torneira (que tem que ficar depois da bomba), mais fechada pra que a vazão seja menor e dê tempo para a parte de baixo do fundo falso encher.
 
Olá a todos...estou na minha 20 brassagem e qto a recirculação de mosto pelo fundo falso era só alegria. Ocorre que na 19 ao retirar a cama de grãos para limpar a panela de mostura me deparei com o fundo falto todo “chupado” para o fundo da panela (panela número 40)...as aletas de alumínio q tem por baixo estavam todas amassadas e pra retirar ele da panela foi preciso uma chave de fenda (comendo as beiradas dele).
Pois bem, na minha brassagem de número 20, minha última, após desamassar todo o fundo falso de alumínio e terminar todo o processo, o problema ocorreu de novo!!!..
E agora???
A única mudança que fiz no meu setup foi uma bomba nova (uma com cabeça de inox da china em substituição a uma de máquina de lavar que aposentei), porém já havia feito uns 6 lotes com ela sem o menor problema!!!..
Peço ajuda!!! (Obs.: encomendei hoje um novo fundo falso de inox dessa vez para ver se ameniza o problema).

Amigo passei por isto também, o fundo falso de alumínio amassa facilmente se obtiver um pressão nele, você coloca um certo peso de malte em cima dele, mais a água que faz ficar mais pesado, e então liga um bomba para circular o mosto, a cama de grãos vai ficando mais compacta e a quantidade de água que passa pela cama de grãos talvez não seja suficiente para o que a bomba consegue sugar, então o fundo falso amassa, você pode diminuir a velocidade da bomba o que talvez resolva, você pode também aumentar os tamanhos dos furos, que no meu caso resolveu o problema, aumentei os furos de 2mm para 3mm, ou você pode adquirir um fundo falso de inox que é bem mais resistente, embora se for questão de entupimento você vai continuar com problemas e então tem que rever seu processo de moagem dos grãos.
 
Cara, vocês salvaram minha vida!!..kkkk

Entupimento não é (a breja em questão é uma blonde sem nada de trigo) e a regulagem do moedor ta bem bacana!!!
Ocorre, como disse mvrinaldi, não tenho regulagem pós bomba (somente antes dela) e a vazão q sobe pro chuveiro está mais alta q o volume abaixo do fundo falso...
Como já comprei um novo fundo falso de inox, somado a regulagem de vazão que farei na saída da bomba...acho q será vida que segue!!!
Muito obrigado a todos pela atenção!!!
Abraços!!!
 
A única mudança que fiz no meu setup foi uma bomba nova (uma com cabeça de inox da china em substituição a uma de máquina de lavar que aposentei), porém já havia feito uns 6 lotes com ela sem o menor problema!!!..

Não entendi... você informa aí no post que já havia usado a bomba 6 vezes e não teve problema... por isso imaginei que tenha ocorrido algum entupimento por moagem/composição dos grãos.
 
Não entendi... você informa aí no post que já havia usado a bomba 6 vezes e não teve problema... por isso imaginei que tenha ocorrido algum entupimento por moagem/composição dos grãos.

Olá Gabriel...
Eu não tive nenhum problema qto a amassar o fundo falso, mas a recirculação já não estava legal. Acontecia de ficar engasgando a bomba e estava achando que era ar na mangueira (agora imagino que era baixa vazão de mosto).
 
Olá Gabriel...
Eu não tive nenhum problema qto a amassar o fundo falso, mas a recirculação já não estava legal. Acontecia de ficar engasgando a bomba e estava achando que era ar na mangueira (agora imagino que era baixa vazão de mosto).

Entendi. Então é isso mesmo, a vazão da bomba está maior que a vazão da filtragem. Que bom que está resolvido. Boas brassagens!
 
Back
Top