Full Gauge MT-518Ri + Freezer Consul CVU20 / Dicas para controlar a temperatura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

fabioramones

Active Member
Joined
Sep 22, 2015
Messages
32
Reaction score
3
Pessoal, estou tendo dificuldades para fazer um ajuste fino e controlar a temperatura usando o MT-518Ri e um Freezer.

Antes usava um controlador de somente um estágio (refrigerar) e quando ele desligava a temperatura chegava a baixar 1,3 graus do valor setado.

Agora comprei esse que possui dois estágios, o problema diminuiu mas ainda persiste com uma variação menor.

Por exemplo, estou fermentando a 17 graus. Mesmo com o freezer desligando nessa temperatura e a lâmpada se ascendendo a 16,9 graus, a temperatura chega a cair para 16,5 graus. O aquecimento gerado liga o freezer a 17,1 graus gerando problema semelhante e a temperatura chega bater 17,4 graus.

Conforme descrito chego a ter 0,9 graus de amplitude total de variação.

Alguns dados que são importantes para ajudar a análise de vocês:

- moro em Salvador e a temperatura mínima aqui é 26 graus e atualmente máxima de 30 graus.

- balde fermentador de 20 litros da jaguar com 18 litros de breja;

- uso poço térmico (30 cm) na tampa, está instalado bem próximo a lateral do balde.

- o poço está virado para placa de refrigeração, no fundo do freezer

- uso uma lâmpada incandescente de 60w dentro de um bule de alumínio e uma assadeira para tampá-lo (tentei a própria tampa dele mas a temperatura caia mais)

- histerese para os dois estágios 0,1.

Segue duas fotos em anexo para um melhor entendimento.

Gostaria de dicas.

Abraço,
Fábio.
 

Attachments

  • DSC_0006.jpg
    DSC_0006.jpg
    57.4 KB · Views: 150
  • DSC_0007.jpg
    DSC_0007.jpg
    82.2 KB · Views: 165
Estava com medo achando que a luz poderia atrapalhar a fermentação. Achei um tópico aqui mesmo no fórum explicando que com esse tipo de balde não haveria com o que me preocupar. Apenas retirei a tampa do bule e o problema da grande variação de temperatura foi resolvido.

Passando só para dar um retorno caso alguém passe por situação parecida.

Abraço,
Fábio.
 
Fabio, vi que você tem um controlador com dois estágios... e percebi também que você está utilizando ele numa boa... também comprei um agora com dois estágios mas não estou sabendo como configurá-los. Meu modelo é um Full Gauge MT-518Ri. "Pra ser bem sincero não sei o que acontece quando estabeleço cada temperatura no SetPoint1 e no SetPoint2" me dá uma luz, tipo citando como você usa os dois na prática."
 
Fabio, vi que você tem um controlador com dois estágios... e percebi também que você está utilizando ele numa boa... também comprei um agora com dois estágios mas não estou sabendo como configurá-los. Meu modelo é um Full Gauge MT-518Ri. "Pra ser bem sincero não sei o que acontece quando estabeleço cada temperatura no SetPoint1 e no SetPoint2" me dá uma luz, tipo citando como você usa os dois na prática."
Boa noite, Manoel.

Na prática eu uso os dois estágios setados para mesma temperatura.

Se quero fermentar a 18C, ambos ficam regulados nessa temperatura. Com histerese de 0.1C.

Em meu equipamento tem funcionado bem. Fermentando a 18C por exemplo a temperatura chega no máximo a 18.2C e no mínimo a 17.8C.

Alteração que eu fiz foi tirar a lâmpada incandescente e colocar uma lâmpada econômica de 25w. Retirei também o bule, deixo a lâmpada solta na prateleira.

Não sei se era isso que você gostaria de saber.

Abraço.
 
Fabio, estou pensando em comprar um freezer desses (CVU20) para colocar meu fermentador Indupropil cônico de 20l que no total mede uns 85cm com o airlock.
Você dobrou a placa do seu freezer?
Poderia por gentileza me passar a medida acima da 1a gaveta até a base do congelador que fica no topo? Pretendo dobrar a placa do meio e acredito ser possível certo?

Abraço,
Leonardo
 
Back
Top