Freezers e refrigeradores - Dimensões internas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Geladeir Consul CRC28

Medidas internas:

Largura 37 cm (desconsiderando o termostato lateral)
Profundidade 47 cm
Altura 87 (retirando a bandeja abaixo do congelador)

Nas fotos, um fermentador de 30 L
Parceiro, será que esse Consul CR28 suporta o peso de 2 bombonas dessas de 30 litros?
 
Eu fui na loja medir agora a tarde,.. o RE31 tem apenas 70 cm de altura entre a parte superior do motor até a bandeja de resfriamento superior. Vou pegar o consul CRC28 mesmo, vi que outros já usam e é só elogios, considerando que ele tem 87 cm de altura entre a bandeja e a placa de resfriamento posso no futuro fazer um upgrade e colocar duas bombonas de 30 L.

Mas valeu! estava bem inseguro pra comprar, mas agora estou tranquilo.
 
Comprei o H162! Seguem as dimensões internas:

- Profundidade: 49cm
- Largura: 46cm (com a divisão abaixo)
- Parte mais baixa: A: 73cm e L: 25,5cm
- Parte mais alta (acima do motor): A: 52cm e L: 20,5cm

Ainda não testei os postmix dentro, mas acho que cabem os 2 de 19L + 2 de 10L (com cilindro de fora) ou 1 de 10L + cilindro de 2kg dentro.

Espero ter ajudado!
Abraços
Fala, Guilherme.
Também tenho interesse em comprar o H162, mas achei as medidas um pouco diferente em relação ao H160, sendo que a diferença de volume entre eles é de apenas 9L. Veja o H160:

20,5 largura (sobre o motor)
27,5 largura (parte funda)
69,5 altura (parte funda)
41,5 altura (sobre o motor)
50,5 profundidade

Poderia conferir por favor? Além do post mix, quero colocar um balde fermentador!

Obrigado, Elton
 
Fala, Guilherme.
Também tenho interesse em comprar o H162, mas achei as medidas um pouco diferente em relação ao H160, sendo que a diferença de volume entre eles é de apenas 9L. Veja o H160:

20,5 largura (sobre o motor)
27,5 largura (parte funda)
69,5 altura (parte funda)
41,5 altura (sobre o motor)
50,5 profundidade

Poderia conferir por favor? Além do post mix, quero colocar um balde fermentador!

Obrigado, Elton
 
Respondi sua MP antes de ver que você tinha postado aqui também. Vou colar a resposta aqui para sanar possíveis dúvidas de outros usuários.

"Bom dia Elton.

As medidas que tenho são aquelas que postei no fórum mesmo. Medi com uma trena, mas podem ter diferença de 1cm pra mais ou pra menos. Além disso, descontei na altura a parte da tampa que entra dentro freezer (a tampa possui um relevo que quando fechada fica dentro). Ou seja, se você colocar algo lá dentro exatamente da altura do freezer, não vai conseguir fechar a tampa. Por isso já descontei esse relevo nos cálculos...

Não conheço o H160, então não sei como seria a diferença entre eles. Mas na época que pesquisei, acho que o H162 tinha uma profundidade externa maior. Não lembro direito.

No meu eu fiz um colar de madeira pra transformar num keezer (kegerator). Com o ganho de altura coloco 4 postmix de 19L, com o cilindro de fora. Nunca usei fermentador dentro, não sei como ficaria o arranjo dentro com postmix.

Espero ter ajudado!
Abraço"

Edit: "profundidade externa" me refiro à distância entre a parte frontal e a traseira e não quão fundo ele é.


Fala, Guilherme.
Também tenho interesse em comprar o H162, mas achei as medidas um pouco diferente em relação ao H160, sendo que a diferença de volume entre eles é de apenas 9L. Veja o H160:

20,5 largura (sobre o motor)
27,5 largura (parte funda)
69,5 altura (parte funda)
41,5 altura (sobre o motor)
50,5 profundidade

Poderia conferir por favor? Além do post mix, quero colocar um balde fermentador!

Obrigado, Elton
 
alguem saberia informar as dimensões internas e distância entre prateleiras do freezer/geladeira Brastemp Flex BVR28?
 
Olá, boa tarde.

Seguem as medidas aproximadas do frigobar Consul CRC12 - 120 Litros, considerando como área útil apenas a parte acima do motor, conforme a foto.

Largura - 41 cm
Profundidade - 42 cm
Altura - 44 cm (38 cm + 6 cm da gaveta)

Algumas observações: Na foto estava usando um balde da Jaguar de 20 litros, não tirei a gaveta pois ela evita que caia água do congelador sobre a tampa.
É possível soltar o termostato do frigobar (na foto não está solto).
A parte "livre", abaixo do fermentador tem dimensões de 41x18x26cm LxAxP, sendo que a porta possui uma base de aproximadamente 10cm, o que reduz um pouco a área esta parte "livre".
Tenho instalado um termostato STC-1000, alcança temperatura mínima próxima de 1º C.
Ainda não testei outros layouts com 2 fermentadores de 12 ou 5 litros fermentando ao mesmo tempo.

Cabe um balde de 30 litros, se tirar o parafuso do controlador de temperatura e a gaveta. Não cai agua. Tirei a porta do congelador também, para dissipar mais o frii. Chega a -4, registrado no tic17.
 

Attachments

  • Screenshot_2017-09-16-11-27-50.jpg
    Screenshot_2017-09-16-11-27-50.jpg
    77.1 KB · Views: 189
  • Screenshot_2017-09-16-11-27-45.jpg
    Screenshot_2017-09-16-11-27-45.jpg
    101.7 KB · Views: 185
Gostaria de saber como fazer para aumentar a produção. Conseguimos fazer brassagens de 50L por vez mas o gargalo nosso é o fermentador e a geladeira. Eu tenho um fermentador estilo bombona que não aproveita bem as dimensões da geladeira mas também não deixa espaço para outros fermentadores. Consigo no máximo por um balde de 20L em baixo mas já queria expandir para 100L, 150L, 200L por vez. Alguma ideia de qual seria o melhor custo beneficio para melhor aproveitar os tamanhos de geladeiras e fermentadores?

Poderia me informar qual é o modelo da geladeira? Estou montando equipamento e a bombona é igual a esta.
 
Alguem tem experiência na desbailitação do termostato original da geladeira para a instalação de um digital cervejeiro?
Adquiri uma Consul 342L FrostFree, que tem um painelzinho eletronico como termostado, logo, a regulagem é por botão digital, e não aquela rodinha analógica. A cada vez que meu termostato externo desliga a geladeira, ela religa num setup padrao menos gelado (3 numa escala de 1 a 5) que pode desarmar ela antes do termostato na maturação.

meu plano era que ela se mantivesse ligada, e o termostato pilotasse APENAS o compressor mesmo... independente do termostato original, o motor ligaria e desligaria, a luz continuaria acendendo e o painel ficaria ligado...

Segue foto
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2017-10-22 at 21.24.09.jpeg
    WhatsApp Image 2017-10-22 at 21.24.09.jpeg
    89.5 KB · Views: 121
Alguem tem experiência na desbailitação do termostato original da geladeira para a instalação de um digital cervejeiro?
Adquiri uma Consul 342L FrostFree, que tem um painelzinho eletronico como termostado, logo, a regulagem é por botão digital, e não aquela rodinha analógica. A cada vez que meu termostato externo desliga a geladeira, ela religa num setup padrao menos gelado (3 numa escala de 1 a 5) que pode desarmar ela antes do termostato na maturação.

meu plano era que ela se mantivesse ligada, e o termostato pilotasse APENAS o compressor mesmo... independente do termostato original, o motor ligaria e desligaria, a luz continuaria acendendo e o painel ficaria ligado...

Segue foto
Vc tem que pegar o esquema elétrico da geladeira e basicamente cortar os fios do termostato.
E ligar o controlador no lugar dele
O esquema de uma geladeira SIMPLIFICADO e esse Ai. Se tiver dúvida, não entender de elétrica, chama um tec.20171023_125314.jpg

André Wenderosck
 
Vc tem que pegar o esquema elétrico da geladeira e basicamente cortar os fios do termostato.
E ligar o controlador no lugar dele
O esquema de uma geladeira SIMPLIFICADO e esse Ai. Se tiver dúvida, não entender de elétrica, chama um tec.View attachment 119499

André Wenderosck

Vou dar uma estudada no físico quando chegar lá na quarta. O esquema faz sentido... O ruim das frostfree é que ainda tenho que me preocupar com o ventilador =(
Mas ta valendo!
valeu pela ajuda
 
além do ventilador as frostfree também tem uma resistência pra descongelar a evaporadora ( funcionamento parecido com uma câmara fria) Mais um complicador!

André Wenderosck
 
É, to bem arrependido de não ter me atentado a isso das frostfree... É que eu tava procurando a um tempão e essa apareceu num preço bom.

Conseguí um esquema elétrico da geladeira, alguém tem alguma idéia de onde posso botar o termostato externo?
Acredito que o sensor de temperatura ligado na placa é só um sensor, e não pilota nada, só informa pra placa a temp...

Ps, aqui não tenho pc, e meu celular nao conseguiu de forma alguma fazer upload no fórum, botei nesse link:

https://ibb.co/kSx4vm

Valeu galera!
 
Se o motor da geladeira estiver ligado, Quando abre a porta da geladeira o motor desliga?

André Wenderosck
 
Terá que fazer a intervenção direta no compressor, desligando a parte elétrica da geladeira.
 
Terá que fazer a intervenção direta no compressor, desligando a parte elétrica da geladeira.

Mas se eu fizer isso perco o ciclo de degelo, e em questão de horas o evaporador remoto vai entupir com um bloco imenso de gelo....

A grande dificuldade é exatamente essa, fazer funcionar o compressor + ventilador, mantendo os ciclos de degelo, que ao contrário das geladeiras que não são frost free, são essenciais para o funcionamento contínuo da mesma.
 
Se o motor da geladeira estiver ligado, Quando abre a porta da geladeira o motor desliga?

André Wenderosck
Se quando o motor ligado a o abrir a porta o motor desligar, vc pode ligar o termostato no mesmo circuito da lâmpada, assim o termostato iria simular a porta aberta.
Minha geladeira e assim, o compressor não funciona com a porta aberta (não e frostfree)

André Wenderosck
 
Na verdade o compressor continua funcionando, o que para quando a porta é aberta é a ventoinha para o ar gelado não sair facilmente.

Quanto a ser frostfree em uso contínuo, tipo maturar próximo de zero grau por vários dias realmente, o degelo automático talvez fosse necessário.
Não sei se 30 dias, por exemplo, próximo de zero grau, chega a ser necessário esse degelo automático. As geladeiras que não são frostfree funcionam normalmente com o congelador lotado de gelo, acabam criando esse banco de gelo, o que não é ruim.
Faço isso no meu frigobar (Electrolux 120l), quando vou maturar, coloco um cooler de pc de 120mm dentro dele e coloco o próprio termostato da geladeira no máximo, chega a zero grau dentro. não sei dizer dentro do mosto, mas acredito que deva ficar bem próximo por não ter mais atividade de fermentação.

Geladeiras que tem painel elétrico e tem uma configuração padrão de temperatura ao serem ligadas, não tem jeito, tem que ser feita a intervenção mesmo do compressor ligado no tic.


Abs
 
Olá amigos!

Alguém saberia informar se é possível retirar o congelador de geladeiras de 1 porta, sem prejudicar o funcionamento do aparelho?

Obrigado!
 
Olá amigos!

Alguém saberia informar se é possível retirar o congelador de geladeiras de 1 porta, sem prejudicar o funcionamento do aparelho?

Obrigado!

Mas qual seu objetivo com isso? Ganhar espaço ou reduzir temperatura?

Acho que você até consegue. Mas vai ter que repor o gás da geladeira assim que cortar os tubos, e sua geladeira não vai mais gelar tanto como antes.

Apenas tire a porta interna do congelador e aproveite o frio dele...
 
Olá amigos!

Alguém saberia informar se é possível retirar o congelador de geladeiras de 1 porta, sem prejudicar o funcionamento do aparelho?

Obrigado!

Eu tirei o da minha frost free... foi bem fácil, era tudo de encaixe e ficou um volume só grandão, mas o evaporador não ficava na estrutura do freezer.
Normalmente nas geladeiras que não são frost free isso não é possível, devido à estrutura do freezer conter o evaporador do fluido refrigerante.
 
Falando nisso, finalmente consegui instalar o termostato na minha geladeira frost free, e ficou um canhão... meti -5 no setpoint a bixa toda foi... arma e desarma que é uma beleza.

O que fiz foi achar e remover o termistor, que é o sensor de temperatura da placa que comanda a geladeira. A leitura dele funciona conforme a variação de resistência ocorre em diferentes temperaturas. Fiz a medição a temperatura ambiente (um feedback que faria o motor ligar) e deu 3,2K ohms, depois coloquei no freezer a -20, (um feedback que faria o motor desligar) e deu 30k ohms... A solução foi colocar um resistor de 40k ohms no lugar do termistor, que oferece sempre o feedback para a geladeira ficar desligada. Em paralelo com esse resistor de 40k, coloquei um de 3k, em série com termostato que possui o relé. Quando o sensor do meu termostato resolve ligar a geladeira, ele fecha o relé, o resistor de 3k fica em paralelo com o de 40k, resultando numa resistencia equivalente de 2,8 que na hora faz a placa armar o motor. Quando a temperatura chega no setpoint, o rele do termostato abre, o resistor de 3k sai fora, e a resistencia equivalente volta a ser 40k, que faz a placa desligar o motor.

Funciona que nem um relógio!
 
Falando nisso, finalmente consegui instalar o termostato na minha geladeira frost free, e ficou um canhão... meti -5 no setpoint a bixa toda foi... arma e desarma que é uma beleza.

O que fiz foi achar e remover o termistor, que é o sensor de temperatura da placa que comanda a geladeira. A leitura dele funciona conforme a variação de resistência ocorre em diferentes temperaturas. Fiz a medição a temperatura ambiente (um feedback que faria o motor ligar) e deu 3,2K ohms, depois coloquei no freezer a -20, (um feedback que faria o motor desligar) e deu 30k ohms... A solução foi colocar um resistor de 40k ohms no lugar do termistor, que oferece sempre o feedback para a geladeira ficar desligada. Em paralelo com esse resistor de 40k, coloquei um de 3k, em série com termostato que possui o relé. Quando o sensor do meu termostato resolve ligar a geladeira, ele fecha o relé, o resistor de 3k fica em paralelo com o de 40k, resultando numa resistencia equivalente de 2,8 que na hora faz a placa armar o motor. Quando a temperatura chega no setpoint, o rele do termostato abre, o resistor de 3k sai fora, e a resistencia equivalente volta a ser 40k, que faz a placa desligar o motor.

Funciona que nem um relógio!
Consegue mandar o esquema?

André Wenderosck
 
R1 = 47k Ohms
R2 = 3,0k Ohms


O termistor da geladeira é do tipo NTC, ou seja, quanto mais frio maior é a resistência que ele informa (equivalente a R1), e quanto mais quente, menor a resistência que ele informa (equivalente a R2 em paralelo com R1).

Após retirar o sensor original e ligar esse simples circuito no lugar, com o termostato aberto (desligado, conforme a foto), apenas o resistor R1 de 47k Ohms fica sendo lido pela placa, informando a resistência que o sensor daria se estivesse muito gelado, ou seja, a geladeira não arma.

Quando o termostato fecha (liga), o resistor R2 de 3,0k Ohms entra em paralelo com R1, resultando em uma resistência equivalente de apenas 2,8k Ohms, informando uma nova resistência que o sensor só daria se estivesse quente, armando na hora a geladeira.

Caso não faça sentido, pesquise sobre associação de resistores em série e paralelo.

Dessa forma, a geladeira pode funcionar como de fábrica, realizando os degelos normalmente, com a placa sempre energizada, luz, ventilador, etc... Você só pilota as temperaturas quando ela arma e desarma.

Cada resistor me custou 15 centavos, e a placa pra montar 8 reais. Mas você pode montar sem placa, só emendando os fios...

Espero que ajude!
 

Attachments

  • esquema.jpg
    esquema.jpg
    57.9 KB · Views: 135
Comprei uma geladeira da marca White Westinghouse. Modelo 4.1 super freezer auto defrost. Tem 410 litros. As dimensões estão na imagem (em mm). O freezer comporta um balde de 20l daqueles mais baixos e mais largos. Vou remover as prateleiras da porta do refrigerador para ver se cabem 2 baldes por andar. Parece que vão caber sim. Se não couberem, usarei baldes de 12l. Também irei remover as grades do freezer.
 

Attachments

  • dasd.jpg
    dasd.jpg
    329.3 KB · Views: 193
Pessoal, bom dia.
Procurei, mas não encontrei nenhum dado sobre a geladeira consul de 342L. Alguém sabe informar as medidas?
Eu tenho barris daqueles slim, de 20L. Eles tem 23,5cm de diâmetro e 59,1cm de altura. Eu gostaria de colocar 3 barris dentro, como um triângulo, algo como a foto (fora de escala). Todos eles ficariam juntinhos. Já o congelador, usaria como banco de levedura.

O link da geladeira: https://www.consul.com.br/produto/geladeira-consul-frost-free-342-l-evox/
 

Attachments

  • arranjo barris.jpg
    arranjo barris.jpg
    18.9 KB · Views: 68
Pessoal, bom dia.
Procurei, mas não encontrei nenhum dado sobre a geladeira consul de 342L. Alguém sabe informar as medidas?
Eu tenho barris daqueles slim, de 20L. Eles tem 23,5cm de diâmetro e 59,1cm de altura. Eu gostaria de colocar 3 barris dentro, como um triângulo, algo como a foto (fora de escala). Todos eles ficariam juntinhos. Já o congelador, usaria como banco de levedura.

O link da geladeira: https://www.consul.com.br/produto/geladeira-consul-frost-free-342-l-evox/

Filipe, eu tenho uma Consul Facilite 342l, imagino que seja do tamanho dessa de inox.
Na minha não cabe 3 pm's tamanho padrão lado a lado. cabe 2 no limite.
Tirando o congelador eu consigo colocar 4 pm's de 18l. um encima do outro.
 
Filipe, eu tenho uma Consul Facilite 342l, imagino que seja do tamanho dessa de inox.
Na minha não cabe 3 pm's tamanho padrão lado a lado. cabe 2 no limite.
Tirando o congelador eu consigo colocar 4 pm's de 18l. um encima do outro.
Massa! Eu não uso postmix, uso kegs slim, que tem diâmetro de 23,5cm. Teria como vc medir de fato, meu velho?
Agradecido

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
Massa! Eu não uso postmix, uso kegs slim, que tem diâmetro de 23,5cm. Teria como vc medir de fato, meu velho?
Agradecido

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk

Eu tenho uma consul dessa, na qual vou montar o kegerator. Tenho 2 barris Slim tb. Posso ver o espaço quando chegar em casa.
 
Eu tenho uma consul dessa, na qual vou montar o kegerator. Tenho 2 barris Slim tb. Posso ver o espaço quando chegar em casa.
Por favor [emoji120]
Veja se cabe mais um no meio, formando o triângulo que te falei

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
Por favor [emoji120]
Veja se cabe mais um no meio, formando o triângulo que te falei

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
Dei uma olhada e acho que com um ppuco de jeito deve caber nesse esquema... mas não tenho certeza.20171205_224217.jpg

Enviado de meu SM-A510M usando Tapatalk
 
Dei uma olhada e acho que com um ppuco de jeito deve caber nesse esquema... mas não tenho certeza.View attachment 119695

Enviado de meu SM-A510M usando Tapatalk
Muito obrigado, cara! Se não for pedir muito, faz uma medida ou coloca algo cilíndrico ali pra ver se cabe o terceiro barril!
O modelo da sua geladeira é o mesmo que eu postei, né?

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
Muito obrigado, cara! Se não for pedir muito, faz uma medida ou coloca algo cilíndrico ali pra ver se cabe o terceiro barril!
O modelo da sua geladeira é o mesmo que eu postei, né?

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk

Opa. Não. A minha geladeira é igual a do outro cara. Consul Facilite 342L.
 
Eu fui na loja medir agora a tarde,.. o RE31 tem apenas 70 cm de altura entre a parte superior do motor até a bandeja de resfriamento superior. Vou pegar o consul CRC28 mesmo, vi que outros já usam e é só elogios, considerando que ele tem 87 cm de altura entre a bandeja e a placa de resfriamento posso no futuro fazer um upgrade e colocar duas bombonas de 30 L.

Mas valeu! estava bem inseguro pra comprar, mas agora estou tranquilo.

Rogério boa tarde,

Estou na mesma dúvida RE31 ou CRC28, poderia dizer como esta o CRC28? ta atendendo o esperado? teve que fazer alguma alteração para colocação do TIC?
Caso alguém possua o RE31 poderia informar se o mesmo ta atendendo as expectativas para fermentação...
 
Rogério boa tarde,

Estou na mesma dúvida RE31 ou CRC28, poderia dizer como esta o CRC28? ta atendendo o esperado? teve que fazer alguma alteração para colocação do TIC?
Caso alguém possua o RE31 poderia informar se o mesmo ta atendendo as expectativas para fermentação...

Eu estou usando a CRC28 há um bom tempo e estou bem satisfeito.
Já usei dois fermentadores de 30L sem problemas, mas comprei uma de 50L que será usado na próxima brassagem.

Ela é silenciosa, leve e econômica.

Se for usar fermentadores grandes (mais de 30L) convém fazer um reforço nas laterais onde vai encaixado a prateleira para distribuir melhor o peso. Ou bolar uma gambiarra qualquer, como fazer um suporte moldado com madeira.

Em relação ao controlador, sem problema algum.
 
Comprei uma geladeira da marca White Westinghouse. Modelo 4.1 super freezer auto defrost. Tem 410 litros. As dimensões estão na imagem (em mm). O freezer comporta um balde de 20l daqueles mais baixos e mais largos. Vou remover as prateleiras da porta do refrigerador para ver se cabem 2 baldes por andar. Parece que vão caber sim. Se não couberem, usarei baldes de 12l. Também irei remover as grades do freezer.
Amigo, vc irá conectar o freezer com a parte de baixo da geladeira? Estou com uma duplex e penso em unir os compartimentos para otimizar o ar gelado do freezer.

Há um tempo vi um projeto onde o sujeito colocou um ventilador que soprava o ar para baixo, mas não estou encontrando o local onde vi.

Marcus Vinicius Migliorança

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
 
Boa noite amigos, tenho um compartimento (um comodo) de mais ou menos 2X1,5 metros, e estava pensando em colocar isopor nas paredes e no teto para fazer uma camara frigorifica para maturar varias brassagens ao mesmo tempo. Pensei em desmontar uma geladeira que tenho e pegar a parte que gela para gelar o comodo, alguém já fez esta insanidade? Se já ou se sabem de alguém que fez me passa a idéia!
 

Latest posts

Back
Top