Formas de usar a Baunilha

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

wagnerlibardi

Well-Known Member
Joined
Jul 17, 2014
Messages
329
Reaction score
59
Pessoal,

Gostaria de opiniões de como usar a baunilha na cerveja:



  • - Fazendo extrato de baunilha com vodka,
    - Fervendo para esterilizar e adicionar direto no maturador
    - Usando essência de baunilha usada na culinária.



Já fiz o extrato com vodka, mas nem consegui notar aroma e sabor na cerveja.
Pensei em usar a fava direto na maturação.
E também pensei em usar um sabor e aroma fake usando a essência que usam em culinária.

Alguém já utilizou um desses métodos? Quais as conclusões?

Obrigado
 
Pessoal,

Gostaria de opiniões de como usar a baunilha na cerveja:



  • - Fazendo extrato de baunilha com vodka,
    - Fervendo para esterilizar e adicionar direto no maturador
    - Usando essência de baunilha usada na culinária.



Já fiz o extrato com vodka, mas nem consegui notar aroma e sabor na cerveja.
Pensei em usar a fava direto na maturação.
E também pensei em usar um sabor e aroma fake usando a essência que usam em culinária.

Alguém já utilizou um desses métodos? Quais as conclusões?

Obrigado

Eu inclui a fava direto em uma saison que fiz e o resultado ficou bom! Usei uns 20% do tamanho da fava para isso...acredito que vc tem que tomar muito cuidado, pq a baunilha pode dominar totalmente...pode colocar aos poucos para ver se chega no gosto desejado!
 
Eu inclui a fava direto em uma saison que fiz e o resultado ficou bom! Usei uns 20% do tamanho da fava para isso...acredito que vc tem que tomar muito cuidado, pq a baunilha pode dominar totalmente...pode colocar aos poucos para ver se chega no gosto desejado!

20% para quantos litros?
Você ferveu ela antes de colocar no maturador?
 
Será que se eu ferver por 5min a fava já aberta eu posso perder o aroma ou sabor real? Não vou ter coragem de colocar a fava direto no maturador. Mesmo com o álcool da cerveja não confio.

Enviado de meu SM-G903M usando Tapatalk
 
Será que se eu ferver por 5min a fava já aberta eu posso perder o aroma ou saber real? Não vou ter coragem de colocar a fava direto no maturador. Mesmo com o álcool da cerveja não confio.

Enviado de meu SM-G903M usando Tapatalk

Bem, fiz para 27 litros...mas se vc acha melhor ferver, vá em frente...mas ele vai perder sim um pouco do aroma/sabor...
 
Eu inclui a fava direto em uma saison que fiz e o resultado ficou bom! Usei uns 20% do tamanho da fava para isso...acredito que vc tem que tomar muito cuidado, pq a baunilha pode dominar totalmente...pode colocar aos poucos para ver se chega no gosto desejado!
Me diz uma coisa, tu colocou depois de fermentado ou na fervura com os lúpulos?

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Usei 30ml dessas essências que se usa na culinária, em 20 litros de uma American Porter, durante a maturação. O resultado ficou muito bom, aroma e sabor presentes, sem ser enjoativo. Era o que eu queria.

abs,
 
Na minha concepção sim! Ficou evidente na medida certa


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Estou planejando um Imperial Stout, com malte chocolate e pretendo usar uma fava no final da fervura (algo entre 10 e 5 min).

E vou deixar uma fava para uma adição pós fermentação se não estiver presente o suficiente, pois numa stout as coisas ficam pesadas.
 
Back
Top