First wort hopping = melhor amargor?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

GabrielT

Active Member
Joined
Apr 9, 2016
Messages
35
Reaction score
3
E ai pessoal,
First wort hopping produz um amargor mais refinado que a adição de lúpulo na fervura?
First wort hopping e mash hopping, no caso do amargor, geram o mesmo resultado? Quais as vantagens de se usar um ou outro?
 
Pelo que li no livro hops, mash hopping não contribui muito com nada, first wort dá mais amargor mas um amargor mais redondo que o de 60 min.
Só testei uma vez em uma Porter mas como ela já tem amargor dos cereais torrados ficou difícil fazer a comparação.

Enviado de meu XT1575 usando Tapatalk
 
E ai pessoal,
First wort hopping produz um amargor mais refinado que a adição de lúpulo na fervura?
First wort hopping e mash hopping, no caso do amargor, geram o mesmo resultado? Quais as vantagens de se usar um ou outro?

Caso opte por testar o FWH, use lupulos de baixo AA e Co-humolone mais baixo possivel.
 
Vou fazer uma IPA com lupulagem contínua, mas me veio a ideia também de fazer um FWH e lupulagem contínua só depois dos 30 min para garantir o sabor.
 
Refiz uma APA e desta vez testei o FWH, foram 48L e usei 40g de Amarillo (q não é muito indicado) + 20g de Cascade no FWH, mais umas adições em 45m e 10m. O que percebi em relação à anterior é que realmente o amargor ficou mais equilibrado. Quanto ao aroma não percebi diferença. Na próxima vou fazer FWH com Dry Hopping
 
Porque é um lúpulo de alto AA então pelo que pesquisei se a receita tiver somente lúlupos de alto AA deve-se usar no máximo 40% no FWH. Não sei até onde isso esta correto, mas foi o que encontrei na net.
 
Independente da técnica deve-se primeiramente conhecer o lúpulo que vai utilizar. E não somente isso, tem o paladar/percepção e isso difere muito de pessoa para pessoa.

Pode ser que se você faça uma adição de amargor de Centennial (conhecido por um amargor mais "suave") aos 60 minutos você considere o amargor mais redondo do que um FWH com Chinook.

Esse artigo, seguido de um experimento, é bastante esclarecedor: http://brulosophy.com/2016/03/07/bittering-hops-high-vs-low-cohumulone-exbeeriment-results/
 
Já tem 6 brassagens (faço 100 litros) nas quais utilizo o FWH e sempre uso todo o lúpulo que iria ser adicionado nos 60min por exemplo.
O que sempre tenho considerado principalmente é o Co-humolone, assim como sempre observei antes mesmo de começar a usar essa técnica. Quanto a quantidade de A.A, basta fazer o cálculo de ibu usando FWH, (o beersmith tem essa opção), mas não muda muita coisa no IBU não.
De fato, o amargor fica muito melhor.
 
FHW
Técnica para melhorar/arredondar o amargor, não influencia em nada o aroma. Existe técnicas específicas para isso.
Se colocar nos softwares de cerveja vão verificar que esta técnica exige mais lúpulo para obter o mesmo amargor total, basta montar uma receita sem FHW é uma com a técnica tendo o mesmo Ibu final que vocês verificam isso. Falando de forma simples ....FHW seria uma rampa para o lúpulo.
Opinao, a cerveja fica melhor, mas gasta mais lúpulo, esquece AA, pensa no sabor do lúpulo e as características que cada um deixa na ceva
 
FHW
Técnica para melhorar/arredondar o amargor, não influencia em nada o aroma. Existe técnicas específicas para isso.
Se colocar nos softwares de cerveja vão verificar que esta técnica exige mais lúpulo para obter o mesmo amargor total, basta montar uma receita sem FHW é uma com a técnica tendo o mesmo Ibu final que vocês verificam isso. Falando de forma simples ....FHW seria uma rampa para o lúpulo.
Opinao, a cerveja fica melhor, mas gasta mais lúpulo, esquece AA, pensa no sabor do lúpulo e as características que cada um deixa na ceva

Conceito antigo. Já foi provado quimicamente que o IBU aumenta em relação a uma adição convencional na fervura. O que ocorre é que ele dá um amargor mais "redondo", e antes de se fazer as análises de IBU, o pessoal pensava que o amargor resultante era menor.

No beersmith FWH aumenta o IBU final. Mas aqui no fórum uma vez apareceu alguém falando que no brewer's friends diminui. Como não uso, não sei.

Sobre o uso, eu uso em praticamente todas as cervejas...
 
Conceito antigo. Já foi provado quimicamente que o IBU aumenta em relação a uma adição convencional na fervura. O que ocorre é que ele dá um amargor mais "redondo", e antes de se fazer as análises de IBU, o pessoal pensava que o amargor resultante era menor.

No beersmith FWH aumenta o IBU final. Mas aqui no fórum uma vez apareceu alguém falando que no brewer's friends diminui. Como não uso, não sei.

Sobre o uso, eu uso em praticamente todas as cervejas...

Nunca fiz, pretendo fazer, mas tentando agregar à essa discussão, estava lendo este tópico: http://www.beersmith.com/forum/index.php?topic=7613.0

"I found from competition feedback that I was routinely under-hitting the perceived bitterness."

Achei interessante o que o cara fala que, embora o IBU quimicamente seja maior, como o IBU "percebido" é menor, se você tiver um alvo de 70 IBU e fizer FWH, comparativamente com outra cerveja também com 70 IBU, a sua será percebida como menos amarga.
 
Nunca fiz, pretendo fazer, mas tentando agregar à essa discussão, estava lendo este tópico: http://www.beersmith.com/forum/index.php?topic=7613.0

"I found from competition feedback that I was routinely under-hitting the perceived bitterness."

Achei interessante o que o cara fala que, embora o IBU quimicamente seja maior, como o IBU "percebido" é menor, se você tiver um alvo de 70 IBU e fizer FWH, comparativamente com outra cerveja também com 70 IBU, a sua será percebida como menos amarga.

Sim, foi o que eu disse no post acima. Um amargor mais "redondo" dá impressão de um amargor menor, pois sensações como aspereza no amargor (ou amargor harsh) dão a sensação de mais amargor, amargor mais agressivo. Usar lúpulos velhos ou mal acondicionados costumam ter este problema e o amargor parece maior, por exemplo. Quimicamente é o mesmo, mas a percepção é diferente.

Outro exemplo disso são cervejas com dryhopping. Se ela for bem clarificada, a sensação de amargor é menor, pois uma cerveja com DH e mal clarificada tem micro pedaços de lúpulo, que aumentam a percepção de amargor.

IBU é algo químico, relacionado a isomerização dos alfa ácidos. Se é 70, é 70 independente da técnica. O amargor percebido varia, e são diversos fatores: variedade e qualidade do lúpulo, técnica e momento da adição, interação com outros ingredientes da cerveja, relação IBU/OG, e assim por diante.

A questão de que o FWH daria um amargor menor, como eu disse anteriormente, foi a partir justamente da percepção do amargor, e não da análise química.

É a mesma coisa de cervejas com mais de 100 IBU's. Elas tem mais de 100 IBU's mas a percepção humana vai mais ou menos até este número. Mas ter, sim, elas tem mais de 100 IBU's.
 
Eu faço minhas APAs usando 30% do lúpulo total da fervura no FWH e retiro a espuma nos primeiros minutos da fervura, calculo o IBU como uma adição de 20 min. Deixo os lúpulos com alto teor de co-humulone (+ de 35%) pra adição de amargor e dry hop e lúpulos com baixo co-humulone pra sabor e FWH. Notei diferença em relação a outras APAs que fiz single hop dividindo igualmente o hop em 60,25,15 e 5 min, sabor redondo, amargor gostoso, menos adstringente.

Enviado de meu SM-G531BT usando Tapatalk
 
Eu faço minhas APAs usando 30% do lúpulo total da fervura no FWH e retiro a espuma nos primeiros minutos da fervura, calculo o IBU como uma adição de 20 min. Deixo os lúpulos com alto teor de co-humulone (+ de 35%) pra adição de amargor e dry hop e lúpulos com baixo co-humulone pra sabor e FWH. Notei diferença em relação a outras APAs que fiz single hop dividindo igualmente o hop em 60,25,15 e 5 min, sabor redondo, amargor gostoso, menos adstringente.

Enviado de meu SM-G531BT usando Tapatalk
Eu uso First Wort Hopping pra praticamente todas as cervejas hoje em dia, com todos os lúpulos que estiver a fim, e nunca retiro a espuma já que muito lúpulo fica preso nela.... e remover a espuma do Hot Break praticamente não faz diferença.

Abraço,
 
Conceito antigo. Já foi provado quimicamente que o IBU aumenta em relação a uma adição convencional na fervura. O que ocorre é que ele dá um amargor mais "redondo", e antes de se fazer as análises de IBU, o pessoal pensava que o amargor resultante era menor.

No beersmith FWH aumenta o IBU final. Mas aqui no fórum uma vez apareceu alguém falando que no brewer's friends diminui. Como não uso, não sei.

Sobre o uso, eu uso em praticamente todas as cervejas...

Fiz um teste com FWH no sábado, não mudei a quantidade de lúpulo prevista porque no software que uso não muda o IBU e testei em outro e a diferença era desprezível.

Mas coloquei a mesma receita hoje no Brewer's Friend e de 37.14 IBU com 90min de fervura cai para 21.03 IBU usando "First wort".

Além do amargor resultante ser menor, ele é muito menor. No próprio fórum deles vi gente questionando este cálculo, mas sem resposta.

Nesta matéria, deles também: http://www.brewersfriend.com/2009/05/09/first-wort-hopping/

"Do not alter your bittering additions, whether they be 60, or 90 minutes. The increased utilization is offset by the more refined bitterness and flavor of the addition."

No FAQ: http://www.brewersfriend.com/faq/#recipes21

"For First Wort Hops, the field is always blank and a value of 20 minutes is used for IBU purposes."

Não parece fazer muito sentido. Como nunca fiz, não sei, mas a percepção do amargor não é TÃO diferente assim, né?
 
Fiz um teste com FWH no sábado, não mudei a quantidade de lúpulo prevista porque no software que uso não muda o IBU e testei em outro e a diferença era desprezível.

Mas coloquei a mesma receita hoje no Brewer's Friend e de 37.14 IBU com 90min de fervura cai para 21.03 IBU usando "First wort".

Além do amargor resultante ser menor, ele é muito menor. No próprio fórum deles vi gente questionando este cálculo, mas sem resposta.

Nesta matéria, deles também: http://www.brewersfriend.com/2009/05/09/first-wort-hopping/

"Do not alter your bittering additions, whether they be 60, or 90 minutes. The increased utilization is offset by the more refined bitterness and flavor of the addition."

No FAQ: http://www.brewersfriend.com/faq/#recipes21

"For First Wort Hops, the field is always blank and a value of 20 minutes is used for IBU purposes."

Não parece fazer muito sentido. Como nunca fiz, não sei, mas a percepção do amargor não é TÃO diferente assim, né?

Pra mim, o amargor só fica mais redondo, menos agressivo, menos pungente.

é um conceito antigo o de FWH equivaler a uma adição de 20 min. Como disse acima, já haviam levantado essa lebre no fórum, que no brewer's friend diminuía.

Dica.
Faça uma receita 100% pale e só 1 adição de um único lupulo a 60' e prove.
Faça uma receita 100% pale e só 1 adição do mesmo lúpulo, mesmo lote do anterior no FWH e prove.
Tire suas próprias conclusões sobre o amargor percebido. Essa vai ser a diferença.

Volto a dizer, quimicamente, FHW aumenta um pouco o amargor em relação a uma adição no início da fervura.
 
Eu uso o Wort Mobile. Uma adição de 60 min quando configurada para FWH tem um acréscimo de IBU final, não decréscimo.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
As primeiras versões do Wort diminuía... Depois corrigiram isso.
As diferenças entre fazer uma adição a 60 min na fervura, e a mesma adição como FWH, é que no fim, numa análise química, a cerveja com First Wort Hopping terá maior IBU, mas a percepção de amargor será levemente menor que a outra porque a sensação do amargor é menos áspera, mais aveludada.

Gordon Strong também cita em um PodCast entre ele e o BradSmith que ele sente um grane acréscimo de gosto quando utiliza First Wort Hopping.

Abraço,
 
Guenther,

Eu me referia ao aplicativo "Wort" pra Android. Nas primeiras versões dele, o IBU do FWH diminuía em relação à adição dos 60 min, e depois corrigiram isso.
 
Ultimamente to usando o FWH em quase todas as brejas, principalmente as Ales norte americanas, APA, IPA, etc, melhora bem o amargor, fica mais suave, redondo, do que aquelas IPAs com amargor mais áspero.
 
Ultimamente to usando o FWH em quase todas as brejas, principalmente as Ales norte americanas, APA, IPA, etc, melhora bem o amargor, fica mais suave, redondo, do que aquelas IPAs com amargor mais áspero.

Eu uso em todos os estilos. E de fato percebi um amargor bem mais agradável.
 
Santo Simcoe, santo Magnum.

Contudo, mesmo se usar um lúpulo com Cohumolone maior temos um amargor menos áspero com o FWH, comparando com o de adição aos 60min.

Hoje, independente do lúpulo, eu sempre uso o FWH e adição de aroma, ou apenas o Late Hopping dependendo do meu objetivo.

Cheers
 
Pois é. Depois deste tópico nunca mais fiz adição a 60min, apenas FWH. Mas fiquei pensando agora... Teria algum estilo em que é recomendado não usar o FWH? Pois o que me parece esse amargor mais redondo, menos áspero é bom em qualquer cerveja. Ou ficaria mais para a questão de gosto individual?
 
Back
Top