Filtros de agua

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

brenomatioli

Member
Joined
Dec 23, 2015
Messages
20
Reaction score
0
Não achei nenhum post relacionado, so um que era sobre um filtro de carvão ativado e como fazer ele, então minha duvida é se um ou mais filtros beneficiam na produção do mosto.

Tem algumas lojas cervejeiras que vendem filtro com 3 tipos de filtro, um de carvão ativado, um da 1 micra e um de 10 micra.

Sem colocar sais na água é realmente necessário ter 3 filtros ?

Ouvi falar que o melhor seriam 2 filtros um de carvão ativado e mais mas não me lembro qual então qual seria a melhor opção ?

A alteração na agua adicionando sais e modificando o ph deixara a cerveja menos turva e mais transparente ?
 
Como quase tudo no mundo a resposta é: depende.

Acredito que com 1 filtro de carvão ativado e 1 filtro de partículas você já pode começar, porém a maioria dos cervejeiros que eu conheço usam um filtro de partículas e 2 de carvão ativado.
 
Existem elementos filtrantes com ambos os elementos: o filtro de carvão ativado e o de partículas simultaneamente.

Uso um desse e julgo que seja mais que suficiente.

Na dúvida, eu usaria no mínimo o de carvão, Pq ele retém muita partícula tb.
 
Qualquer casa de material hidráulico/torneiras tem filtros mais baratos.

Sugiro procurar na sua cidade, com ctz vc vai achar algo por volta dos 150,00
 
Vi agora alguns filtros com opção de filtragem de substancias e retenção do cloro, acho que vou optar por algum desses, obrigado pelas dicas.
 
Eu uso um do link da filtre.com.br.

Excelente filtro. E o elemento filtrante dele custa em média 40 reais (o de carvão ativado), aqui em araraquara.

Com relação ao cloro, o de carvão deve filtrar boa parte, mas o que um amigo me ensinou (e deu muito certo) é muito mais simples para tirar o cloro:

- encha as panelas na noite anterior, e deixe descansar (cubra-as com um pano). O cloro evapora sozinho, nem precisa ferver. Já ouviu dizer Q se vc tiver Q encher um aquário, é melhor com a água da caixa d'Água? É por isso, o cloro evapora e N mata seus peixinhos coloridos!

Após isso, fiz um teste em uma amostra de água. Pinguei o reagente de cloro (aqueles testes de cloro e ph de piscina), e acusou ZERO cloro!

A principal finalidade do carvão ativado é remover qualquer gosto da água (como aquele de tubulação de PVC nova) além de uma gama enorme de outros contaminantes químicos ou orgânicos diluídos na água.
 
Eu uso um do link da filtre.com.br.

Excelente filtro. E o elemento filtrante dele custa em média 40 reais (o de carvão ativado), aqui em araraquara.

Com relação ao cloro, o de carvão deve filtrar boa parte, mas o que um amigo me ensinou (e deu muito certo) é muito mais simples para tirar o cloro:

- encha as panelas na noite anterior, e deixe descansar (cubra-as com um pano). O cloro evapora sozinho, nem precisa ferver. Já ouviu dizer Q se vc tiver Q encher um aquário, é melhor com a água da caixa d'Água? É por isso, o cloro evapora e N mata seus peixinhos coloridos!

Após isso, fiz um teste em uma amostra de água. Pinguei o reagente de cloro (aqueles testes de cloro e ph de piscina), e acusou ZERO cloro!

A principal finalidade do carvão ativado é remover qualquer gosto da água (como aquele de tubulação de PVC nova) além de uma gama enorme de outros contaminantes químicos ou orgânicos diluídos na água.

Mais ou menos, não é bem assim. Realmente o cloro evapora, se deixar descansando ele vai evaporar sim, mas não é tão rápido. Já fiz esse teste também com aproximadamente 35l de água de um dia para o outro, e fiz o teste com esse medidor de cloro de piscina também, não removeu todo cloro, ainda apresentou uma reação considerável. Então não é exato, não da pra recomendar simplesmente isso.

Além do que, o filtro não serve somente para tirar cloro como você mesmo disse, remove sabores indesejáveis e também partículas. Então considero que deixar descansando pra evaporar é uma solução paliativa e um quebra galho pra não deixar de fazer cerveja, mas não é a solução definitiva.
 
Concordo em partes com vc, pois a quantidade de cloro varia de cidade pra cidade, etc.

Mas, no meu caso, eu posso afirmar que o cloro foi 100% removido.

De qualquer forma, o cloro vai evaporar 100 em algum momento.

Caixas d'Água de 500, 1000L tem todo o cloro dissipado por evaporação em um curto espaço de tempo. Portanto não considero uma solução paliativa. Mas tem a testar pra ver se tem cloro.

Se tiver, de uma aquecida na água, ou deixe mais tempo evaporando.
 
Eu tenho dois filtros de carvão ativado em série.. Nao me estresso com o cloro.
 
Concordo em partes com vc, pois a quantidade de cloro varia de cidade pra cidade, etc.

Mas, no meu caso, eu posso afirmar que o cloro foi 100% removido.

De qualquer forma, o cloro vai evaporar 100 em algum momento.

Caixas d'Água de 500, 1000L tem todo o cloro dissipado por evaporação em um curto espaço de tempo. Portanto não considero uma solução paliativa. Mas tem a testar pra ver se tem cloro.

Se tiver, de uma aquecida na água, ou deixe mais tempo evaporando.

Justamente, evapora 100% em algum momento, mas você disse que é só encher a panela na noite anterior. Talvez para ele esse tempo não vai evaporar 100%, pode ser que ele encha as 21:00 e queira começar a brassagem as 6 da manhã, assim como pode ser que ele encha a panela as 19:00 e comece a brassagem no outro dia as 14:00 da tarde. Então simplesmente dizer pra encher na noite anterior não quer dizer que vá funcionar para todo mundo 100%. Falei justamente para ter cuidado, porque cada situação é diferente, então a recomendação tem que ser feita com ressalvas.
 
Qualquer filtro BOM deve remover cloro da água a ponto de qualquer teste normal de cloro dar negativo. Isso normalmente quer dizer que o filtro removeu "Mais que 75% do cloro" que é a certificação máxima do INMETRO. O resto, evapora.

A questão é que tem mais coisas que cloro, como cloramina, e aí o buraco é mais embaixo.

No fim das contas, filtro de carvão é a melhor opção pra atender todos os quesitos. Se quiser a perfeição, aí usa-se filtros de carvão e de partículas em série, sendo que existem várias estratégias. O da 3M citado acima, por exemplo, é uma excelente opção porque une em um só 3 filtros, um primeiro de celulose pra remover partículas, depois carvão ativado, e depois outro de celulose ultra-fina pra fazer o "polimento final". O bom das coisas da 3M é que tem altíssima qualidade, certificações, etc... e estou falando isso de forma totalmente imparcial. Em casa eu tenho sistema de 3 filtros grandes normais onde gastei um monte, pois na época eu não sabia que existia esse da 3M. Fosse hoje, compraria esse.

Pra quem quiser ler mais sobre as questões de cloro, e saber porque simplesmente ferver ou deixar evaporar não serve totalmente (pra cerveja), leia aqui: https://www.morebeer.com/articles/removing_chloramines_from_water

Abraço,
 
Qualquer filtro BOM deve remover cloro da água a ponto de qualquer teste normal de cloro dar negativo. Isso normalmente quer dizer que o filtro removeu "Mais que 75% do cloro" que é a certificação máxima do INMETRO. O resto, evapora.

A questão é que tem mais coisas que cloro, como cloramina, e aí o buraco é mais embaixo.

No fim das contas, filtro de carvão é a melhor opção pra atender todos os quesitos. Se quiser a perfeição, aí usa-se filtros de carvão e de partículas em série, sendo que existem várias estratégias. O da 3M citado acima, por exemplo, é uma excelente opção porque une em um só 3 filtros, um primeiro de celulose pra remover partículas, depois carvão ativado, e depois outro de celulose ultra-fina pra fazer o "polimento final". O bom das coisas da 3M é que tem altíssima qualidade, certificações, etc... e estou falando isso de forma totalmente imparcial. Em casa eu tenho sistema de 3 filtros grandes normais onde gastei um monte, pois na época eu não sabia que existia esse da 3M. Fosse hoje, compraria esse.

Pra quem quiser ler mais sobre as questões de cloro, e saber porque simplesmente ferver ou deixar evaporar não serve totalmente (pra cerveja), leia aqui: https://www.morebeer.com/articles/removing_chloramines_from_water

Abraço,

Sabe dizer se a diferença do AQUALAR AP230 pro AQUALAR AP200 é apenas a vazão maior? Minhas levas são pequenas, então a vazão não é tão relevante.
 
Sabe dizer se a diferença do AQUALAR AP230 pro AQUALAR AP200 é apenas a vazão maior? Minhas levas são pequenas, então a vazão não é tão relevante.
230 é o dobro da vazão e durabilidade total, por uma diferença relativamente pequena de preço.
 
Qualquer filtro BOM deve remover cloro da água a ponto de qualquer teste normal de cloro dar negativo. Isso normalmente quer dizer que o filtro removeu "Mais que 75% do cloro" que é a certificação máxima do INMETRO. O resto, evapora.

A questão é que tem mais coisas que cloro, como cloramina, e aí o buraco é mais embaixo.

No fim das contas, filtro de carvão é a melhor opção pra atender todos os quesitos. Se quiser a perfeição, aí usa-se filtros de carvão e de partículas em série, sendo que existem várias estratégias. O da 3M citado acima, por exemplo, é uma excelente opção porque une em um só 3 filtros, um primeiro de celulose pra remover partículas, depois carvão ativado, e depois outro de celulose ultra-fina pra fazer o "polimento final". O bom das coisas da 3M é que tem altíssima qualidade, certificações, etc... e estou falando isso de forma totalmente imparcial. Em casa eu tenho sistema de 3 filtros grandes normais onde gastei um monte, pois na época eu não sabia que existia esse da 3M. Fosse hoje, compraria esse.

Pra quem quiser ler mais sobre as questões de cloro, e saber porque simplesmente ferver ou deixar evaporar não serve totalmente (pra cerveja), leia aqui: https://www.morebeer.com/articles/removing_chloramines_from_water

Abraço,
Guenther, estou pra comprar esse filtro amanha, posso usar ele tranquilamente sem precisar ferver a agua antes de mosturar? ou melhor ferver pra garantir?
obrigado!!
 
Caros amigos,
Que eu saiba, cloramina aparece quando usam compostos de amonia junto ao cloro na desinfecção da água de consumo. Que eu saiba, nenhum órgão de abastecimento por aqui usa esse tipo de composto.
Quem mexe com aquário sabe que os peixes não suportam o cloro mesmo em níveis pequenos, e que não é tão difícil assim se livrar dele com filtros ou por evaporação.
Eu me preocuparia mais com o tipo de filtro a ser usado. Existe uma classificação do Inmetro para isso. Os filtros do tipo C1 são os mais eficazes na remoção do cloro, e os P1 brecam as menores partículas (1 micra). Já os C3/P3.....independente da marca.
Quanto à vazão, depende da pressão da água e óbvio, quanto mais eficaz o filtro, menor a vazão.
Todos os filtros também têm uma data de validade do elemento filtrante para serem realmente eficazes na filtração.
Se tiver dúvida, faça um teste de de cloro na água (loja de aquário tem esses testes e são bem baratos)....ou coloque um peixe junto da mostura...
Abs
 
Esse Aqualar AP230 tem classificação INMETRO C-I P-III:
"Retenção de particulado (classificação INMETRO): Classe III (partículas de 5 a 15um)
Retenção de Cloro (classificação INMETRO): Classe I (Retém mais de 75% do cloro presente na água)"

Acredito que qualquer filtro que realmente atenda esta classificação possa ser usado tranquilamente para fazer cerveja, considerando tempo de troca de filtro e tudo o mais, ou ainda assim pode ter algum problema?

Obrigado.
 
Uma pergunta: ao utilizar água filtrada, precisarei fazer correção de minerais da mesma?

Enviado de meu ASUS_Z00VD usando Tapatalk
 
Uma pergunta: ao utilizar água filtrada, precisarei fazer correção de minerais da mesma?

Enviado de meu ASUS_Z00VD usando Tapatalk

Os filtros que demineralizam a água são os de osmose reversa, bem caros, esses filtros normais apenas tiram particulados e cloro/flúor.

Correção de minerais é uma escolha do cervejeiro e pode ser feita com qualquer água desde que se saiba a composição inicial. Se não sabe a composição, as duas opções seriam comprar água mineral, onde se tem a composição na embalagem, ou usar o filtro de osmose reversa e começar do zero, que é o que eu faço.
 
É possível comprar só o refil e utilizar? Eu só precisaria do filtro para a água da cerveja, é possível improvisar na hora?

Queria saber também se é possível ligar em série com filtro de outra marca. Ou apenas esse filtro já está bom?
 
É possível comprar só o refil e utilizar? Eu só precisaria do filtro para a água da cerveja, é possível improvisar na hora?

Queria saber também se é possível ligar em série com filtro de outra marca. Ou apenas esse filtro já está bom?

Esse da 3M não... pois a agua entra por baixo do refil (etapa de filtragem de particula,... não ha rosca ou encaixe )... e depois sai pela parte de cima onde possui rosca...


Uso e recomendo a compra do filtro completo.... tem vaaarias opçoes no mercado.

agora se quiser o refil que não precisa de carcaça tem opçoes tambem... exemplo https://www.casafiltro.com.br/purif...ro-bebedouros-pia-de-cozinha-tanques-chuveiro

neste vc pode encaixar via roscas de 1/2 e uma mangueira de engate flexivel...e a hora q nao filtrar mais vai fora...
 
Obrigado!

encontrei esse modelo interessante tambem.. custa mais ou menos o preço de um refil e de uma marca superior aquele anterior... bacana que caso ache que 1 esta pouco na filtragem tu podes ligar eles em serie..saída de um na entrada de outro ... https://www.casafiltro.com.br/purif...s-pia-de-cozinha-tanques-chuveiro-multifilter


vi em lojas estilo milium uns filtros parecidos que da para adaptar mangueira um no outro por perto de 15 reais cada... mas serio... um modelo com carcaça continua sendo muito mais pratico, limpo e eficiente... ;) mas se a ideia for economizar um pouco eu compraria um desses do anuncio ligava com engate rapido de mangueira e filtraria a agua beeem de vagar para garantir eficiencia na retenção do cloro.
 
encontrei esse modelo interessante tambem.. custa mais ou menos o preço de um refil e de uma marca superior aquele anterior... bacana que caso ache que 1 esta pouco na filtragem tu podes ligar eles em serie..saída de um na entrada de outro ... https://www.casafiltro.com.br/purif...s-pia-de-cozinha-tanques-chuveiro-multifilter


vi em lojas estilo milium uns filtros parecidos que da para adaptar mangueira um no outro por perto de 15 reais cada... mas serio... um modelo com carcaça continua sendo muito mais pratico, limpo e eficiente... ;) mas se a ideia for economizar um pouco eu compraria um desses do anuncio ligava com engate rapido de mangueira e filtraria a agua beeem de vagar para garantir eficiencia na retenção do cloro.


Na imagem do refil tem a informação: "Sem retenção do cloro livre".
:(
 
Interessante também e usar o filtro de partículas antes do filtro de carvão ativado, pois isso vai aumentar a vida útil do seu filtro de cloro, que por sinal e o mais caro.
 
Na imagem do refil tem a informação: "Sem retenção do cloro livre".
:(

Realmente na foto aparece... mas ma descrição do anuncio diz ser tripla filtracao, meltblow, celulose e carvao ativado... recomendo entrar em contato com o vendedor para tirar essa duvida... esquisito isso.
 
Acabei comprando o AP200 da 3M mesmo, e à princípio vou utilizar somente ele. Se notar alguma diferença no resultado final penso em outra alternativa...Moro no 4º andar sem elevador, não aguento mais trazer dois galoes de 20L aqui pra cima!

Obrigado!
 
Acabei comprando o AP200 da 3M mesmo, e à princípio vou utilizar somente ele. Se notar alguma diferença no resultado final penso em outra alternativa...Moro no 4º andar sem elevador, não aguento mais trazer dois galoes de 20L aqui pra cima!

Obrigado!

To usando o mesmo refil do ap230, não tenho do que reclamar... fez boa escolha!
 
Back
Top