Filtração apenas depois da fermentação.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rsquinto

New Member
Joined
Dec 22, 2015
Messages
4
Reaction score
8
Já faço cerveja há mais de ano e hoje me surgiu uma dúvida: seria possível mosturar, ferver, lupular, fermentar, mantendo os grão no mosto, e só filtrar antes do envase? Seria possível ou teríamos off flavors indesejáveis?

Enviado de meu SM-T800 usando Tapatalk
 
No melhor das hipoteses ela ficaria EXTREMAMENTE oxidada, tem inumeros off flavors que poderiam ocorrer na cerveja.

É dinheiro jogado fora.
 
Já faço cerveja há mais de ano e hoje me surgiu uma dúvida: seria possível mosturar, ferver, lupular, fermentar, mantendo os grão no mosto, e só filtrar antes do envase? Seria possível ou teríamos off flavors indesejáveis?

Enviado de meu SM-T800 usando Tapatalk
Possível? Acredito que sim.

O que vai acontecer? Esquece... não digo impossível, mas duvido que algum cervejeiro já tenha testado isso na vida, e prever o resultado seria totalmente especulação.

Abraço,
 
para não ter perdas enormes se for realmente fazer isso faça uma leva de 5 litros apenas aí tú posta o resultado da breja aqui
 
Dá pra dizer que a presença das cascas na fervura vai alterar o PH do mosto de modo significativo? Seria possível corrigir ou se antecipar a isso de algum modo? Pretendo fazer um teste de 5 litros com fermento reaproveitado pra ver o que vai dar. Depois posto o resultado.

Enviado de meu SM-T800 usando Tapatalk
 
Back
Top