Cervejas High Gravity Panela Automatizada Chinesa

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

vander

Well-Known Member
Joined
Mar 29, 2017
Messages
52
Reaction score
10
Olá Pessoal, blza?
Tenho uma panela automatizada chinesa de 60L. Há algumas semanas brassei minha primeira "Big Beer".
Uma Barley Wine. A ideia era fazer a barley sem lavagem, e lavar os grãos em outra panela para tentar fazer outra cerveja (Parti Gyle).
Aconteceram coisas muito atípicas e gostaria de ajuda para saber onde errei.
Sei que para HGs a eficiência é bem menor. Normalmente consigo eficiência de 70% com esse equipamento.
Então na montagem da receita ajustei a eficiência do equipamento para 60%. 13kg de malte. OG esperada 1120. para 20 litros finais. Fervura de 120min.
A densidade pre boil prevista era de 1075. Fui controlando a densidade durante a mostura. com 80 minutos estava em 1070 e com 100min chegou em 1075.
Durante o processo tirei amostras tanto da torneira inferior, quanto da saída da recirculação.
Após o mashout, subi o cesto e esperei escorrer apenas uns 2 minutos. Depois tirei o cesto e coloquei em cima de outra panela de alumínio antiga que tinha, para fazer a lavagem la.
Acontece que quando fui medir a densidade do mosto e ficou na panela automatizada, deu 1060!!! Fiquei muito intrigado. Antes de subir o cesto estava 1075.
Estava medindo sempre com o refratometro. Depois medi com o densimetro tbm e deu 1060 (já corrigindo a temperatura). Sempre antes de medir com o refratometro, retiro com a pipeta e resfrio com água corrente.
Não sei o que pode ter acontecido. Se parte do açúcar se foi com os grãos. Pensei que poderia ter errado a leitura. Mas como sempre fui acompanhando durante o mash, vi a densidade subindo. 1060 estava 40min de mash. Achei mto estranho. Durante o mash sempre mexia os grãos para tentar melhorar a eficiencia. Apenas nos 20min finais parei de mexer para clarificar.
Na outra panela, fiz a lavagem com 22L de água a 78 graus. Q rendeu um volume de 23,8L com densidade pré fervura de 1034.
Segui o processo, fervi o mosto por 2h:30 e consegui uma densidade de 1115, com 16L no fermentador.

Alguém já passou por algo parecido com isso com single vessel?

Outra coisa que me intrigou, após a lavagem da segunda cerveja, tirei o cesto e deixei ele escorrendo em uma bacia, por mais de uma hora. Quando fui jogar o bagaço fora. Nessa bacia havia ainda uns 2L de mosto. com Densidade de 1050!! Mesmo depois de eu ter lavado os grãos com 22L de água (E a densidade dessa lavagem foi de 1034).
Penso que e alguma forma parte dos açucares ficaram retidos nos grãos.

Outro problema que tive, terminada a fervura fiz o whirpool com a pá (como sempre faço e sempre funciona) e dessa vez simplesmente não formou o cone. O mosto estava lindo translucido, mas sem cone, as proteínas coaguladas, porém espaçadas e visivelmente sem cone. Fiquei pensando se é devido ao pequeno volume de mosto (pos fervura 18L aprox) em uma panela de 60L. Ou se seria normal em HGs. Tive que usar duas peneiras e um voal para tentar filtrar, e ainda assim foi mto trub pro fermentador. Mas creio que não sera problema.

Gostaria de saber onde posso melhorar para as próximas bigbeers.
Desde já agradeço a ajuda. Abraços.
 

Latest posts

Back
Top