FG pós fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

keller1

Active Member
Joined
Sep 8, 2014
Messages
32
Reaction score
8
Utilizo um densímetro e proveta de 250ml para efetuar a medição da FG (o mesmo que utilizo para medir OG sem problemas). Entretanto, não cheguei a alguma conclusão sobre o motivo pelo qual nunca consigo medir a FG.

Quando coloco o densímetro dentro da proveta para medir a FG, ele toca no fundo e fica parado. Já efetuei medição abaixo e acima de 20 graus, o resultado sempre é o mesmo.

Gostaria da opinião dos amigos cervejeiros sobre o que poderia estar ocorrendo de errado?
 
O que você quer dizer é que ele não boia? Tenta testar com água pura a 20C, se ele não marcar 1.000 seu densímetro não está bem regulado.
 
pode remover o tópico por favor

descobri onde eu estava errando
 
pode remover o tópico por favor

descobri onde eu estava errando

keller, a ideia de um fórum e manter as discussões armazenadas, para que outros que tenham dúvidas similares possam encontrar a resposta sem precisar refazer a pergunta. Seria interessante você compartilhar o que era o problema e a solução que encontrou.
 
Foi rateada minha hehehe

para a proveta que utilizo, o erro foi eu ter enchido até a marcação de 250ml. Para ter obtido a medição, bastava encher até quase transbordar (até a borda) :)
 
Foi rateada minha hehehe

para a proveta que utilizo, o erro foi eu ter enchido até a marcação de 250ml. Para ter obtido a medição, bastava encher até quase transbordar (até a borda) :)

Mas esse é o correto, Keller. Encher até 250 e colocar o densímetro, quando faço isso o líquido sobe até a borda para ver a marcação
 
Mas esse é o correto, Keller. Encher até 250 e colocar o densímetro, quando faço isso o líquido sobe até a borda para ver a marcação

Não sei se com todos, porém no densímetro que utilizo, caso eu complete até a marcação de 250ml o líquido não chega nem perto da borda, não consigo obter medidas abaixo de 1040. Por isso nunca tive problemas de medir a OG, pois sempre pegava resultados de 1050, 1070, etc.

Nas próximas medições de FG terei de encher bem a proveta :)
 
Não sei se com todos, porém no densímetro que utilizo, caso eu complete até a marcação de 250ml o líquido não chega nem perto da borda, não consigo obter medidas abaixo de 1040. Por isso nunca tive problemas de medir a OG, pois sempre pegava resultados de 1050, 1070, etc.

Nas próximas medições de FG terei de encher bem a proveta :)

Se você quiser economizar cerveja arruma um mini densimetro pra medir a FG, uns 100ml já consigo medir com o meu.
 
Não faz sentido.

Se vc tem que colocar com 250ml, pq teria que enxer a proveta até a boca, coloca o densímetro, fazer uma sujeira e medir com volume errado?
 
Se você quiser economizar cerveja arruma um mini densimetro pra medir a FG, uns 100ml já consigo medir com o meu.

Mais além pegarei um desses. Tem na Malteshop por R$60.

Não faz sentido.

Se vc tem que colocar com 250ml, pq teria que enxer a proveta até a boca, coloca o densímetro, fazer uma sujeira e medir com volume errado?

Faz sentido meu caro. Se eu encher os 250ml, o densimetro encosta no fundo da proveta e o líquido fica na marcação de 1040, saca? Ou seja, falta líquido para medir densidades inferiores a 1040.
 
Isso depende do formato da proveta, tem umas que são mais largas, outras mais estreitas... o volume tem que ser suficiente pro densímetro boiar, apenas isso.
 
Se você quiser economizar cerveja arruma um mini densimetro pra medir a FG, uns 100ml já consigo medir com o meu.

Raisoshi, eu já vinha pensando em usar esse tipo de mini densímetro. Eu pretendo fazer levas pequenas, de 5L, 10L para testes. E nesses casos, 250ml na hora da FG é um desperdício. A minha dúvida era se funciona bem esses mini densímetros.
 
Back
Top