FG em lote dividido de Belgian Blond Ale

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

schaeferbnu

Active Member
Joined
Oct 6, 2015
Messages
35
Reaction score
7
Senhores;

Brassamos para 30 litros finais de Belgian Blond Ale, fermentada com T-58 em 3 sachês.
Nossos fermentadores são dois baldes de plástico alimentício de 18 litros cada.
Assim, dividimos o lote e a carga de levedura de forma igualitária nos dois baldes.
Após a fermentação a 22º C e descanso de diacetil a 25º C, medi a FG e tive 1.011 no primeiro balde e 1.017 no segundo. :(
Pergunta: o que eu faço? misturo o conteúdo dos dois baldes após a maturação? ou devo conduzir a maturação e o primming até o envase com as densidades diferentes?
Ah, a OG era 1.070.
 
Senhores;

Brassamos para 30 litros finais de Belgian Blond Ale, fermentada com T-58 em 3 sachês.
Nossos fermentadores são dois baldes de plástico alimentício de 18 litros cada.
Assim, dividimos o lote e a carga de levedura de forma igualitária nos dois baldes.
Após a fermentação a 22º C e descanso de diacetil a 25º C, medi a FG e tive 1.011 no primeiro balde e 1.017 no segundo. :(
Pergunta: o que eu faço? misturo o conteúdo dos dois baldes após a maturação? ou devo conduzir a maturação e o primming até o envase com as densidades diferentes?
Ah, a OG era 1.070.

Bem, nunca fiz isso...mas esse negócio de dividir de forma 'igualitária' as leveduras das levas é algo bem impreciso. Além disso, pode existir outras diferenças entre as condições. Acho que com essa FG, ambas as levas podem estar prontas. Seria bom você simular qual atenuação seria suficiente para alcançar essas 02 OG's e verificar se a faixa de atenuação esperada da levedura engloba este intervalo.

Bem, quanto a misturar o conteúdo ou não...acredito que depende do que você deseja...
se você deseja ter um estilo com uma parte mais alcóolica, com menos corpo e outra parte mais encorpada com menor teor alcóolico ou uma mais 'padronizada'.

Espero ter ajudado!
 
O ideal é sempre dividir primeiro e inocular as leveduras depois.
 
Controlou como a fermentação de cada um? Pode ta aí tua diferença
 
O ideal é sempre dividir primeiro e inocular as leveduras depois.

Foi mais ou menos assim que fiz: dividi o mosto e já havia dividido a levedura antes mesmo de hidratar. Aí hidratei em dois recipientes diferentes e inoculei cada recipiente em um balde.
 
Se juntar os dois, a FG vai ficar com 1,014.

Se não, caso queira, vai ficar com duas cervejas "diferentes" pra poder comparar. Eu faria isso.




Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk
 
Se juntar os dois, a FG vai ficar com 1,014.

Se não, caso queira, vai ficar com duas cervejas "diferentes" pra poder comparar. Eu faria isso.

Era esta conta que eu estava fazendo hahahahaha
Só estou na dúvida se quero ter duas cervas diferentes porque vou servir ela no meu casamento. Mas experimentalmente, eu teria duas cervas sim. :mug:
 
Back
Top