Fervura fraca com resistência eletrica.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

guikf

Well-Known Member
Joined
May 21, 2015
Messages
45
Reaction score
4
Fala galera bom dia.

Montei um sistema todo eletrico rims com panelas 45 (68L), e ontem fiz o primeiro teste com ele completo, tudo fluiu muito bem...fundo falso...rex c100 controlando a mostura...bombinha da china recirculando direto...pt100 medindo a temperatura na saída da bomba..mas na fervura a resistência não deu conta, iniciou q fervura mas bem de leve.... segui as dicas de 1000w para cada 10L, tinha 56 litros na panela e estou usando uma resistência de 6000w 220v, estou na duvida se me venderam a resistência errada, se ela realmente tem 6000w, alguem saberia como eu posso conferir a potência da resistência? Ou se fiz algo errado no dimensionamento?

uploadfromtaptalk1436708916882.jpg
uploadfromtaptalk1436708943313.jpg



Obrigado.
 
Pra saber a potência uma alternativa seria medir a corrente elétrica que está passando pela resistência, se conhecer alguém que possui um medidor que meça na casa dos 30 amperes. Daí multiplica por 220.
 
Nao...eu fiz uma tomada 220 direto no painel...e é um sistema com 3 resistências... e as outras funcionaram muito bem...so essa que nao deu conta...ta no 220..
 
Tive o mesmo problema praticamente. Comprei uma resistência de 3000w que seria pra ferver uns 30 litros no máximo. Não ferveu direito, não gostei, não sei se pode ter algo errado com a montagem da resistência, pois medi e ela parece ok.

Você pode medir a resistência mesmo com qualquer multímetro praticamente, não precisa medir a corrente (que é mais difícil), com o valor da resistência em Ohms você calcula a potência. Para 6000W você deve ter aproximadamente 8Ω (ohm) que resulta em uma corrrente de aprox 27,27A, e então uma potência de 6000W.


A minha medi e estava certo os 3000W, mas mesmo assim não ferveu direito, não sei se tem a ver com a eficiência de aquecimento talvez.
 
Acredito na conta dos 1000w/10L, mas optei pra fazer superdimensionada e poder utilizar em levas maiores.
Uso uma de 5000w/220v para ferver 20/25L e acho a fervura muito intensa, não consigo um meio termo em razão da potência excessiva da resistência pra quantidade de líquido.
Como você configurou o controlador de temperatura?
 
Eu comprei um dimmer...no mercado livre..um potenciômetro que aguenta ate 40a..
 
Coloquei pid automatico apenas na mostura...pra fervura posso controlar manual
 
Já tentou sem esse dimmer?
Talvez esse potenciômetro possa estar limitando a resistência de alguma forma e ela não está chegando na potência máxima, sei lá.
 
Chego o amperimetro da china...problema encontrado...eh o dimmer...ele mesmo no maximo ele so libera 90% da potência... vo liga direto na proxima..
 
Nao ha oscilação...o problema esta no dimmer manual que puz.

Mesmo o dimmer ligado no maximo ele limita q corrente em 90%, abaixo foto do amperimetro medindo com a corrente da resistencia ligada ao dimmer, 22 amperes....4800w

Com a resistencia ligada em outra saida que nao passa pelo dimmer, subia o consumo para 26 amperes...5600w...ou seja o dimmer que está limitando...vou ter que ligar direto.



uploadfromtaptalk1436875655155.jpg
 
A minha mesmo ligada direto na tomada não bombou a fervura. Mas não tenho como medir a corrente, suponho que não seja problema, só se a tensão da rede cair muito abaixo de 220V, que também imagino que não para 3000W que é menos que um chuveiro.
 
Eu tenho um problema semelhante, só que ao contrário. Eu vou ter que comprar um dimer só para regular a força da resistência, acho que a mesma está com a fervura muito intensa, sendo a minha panela de 60l e a resistencia 6000W. Estou perdendo muito na evaporação na hora da fervura, algo em torno de 10l/h, é demais?
 
aqui, tive problema semelhante, porem era a resistencia que dizia ser 6000w, e na verdade era 4700w.
 
Dimmer normalmente aquece. E aí que dá problema. Bota um pequeno ventilador nele, muito possível que resolva o problema e ele controle corretamente a potência liberada.
 
Eu tenho um problema semelhante, só que ao contrário. Eu vou ter que comprar um dimer só para regular a força da resistência, acho que a mesma está com a fervura muito intensa, sendo a minha panela de 60l e a resistencia 6000W. Estou perdendo muito na evaporação na hora da fervura, algo em torno de 10l/h, é demais?
Biorodrigo,

Estou montando um herms com fervura controlada por PID e pelo que li, em muitas ocasiões eles recomendam um pid que te possibilite configurar o duty cycle dele pra 75-80% evitando assim uma fervura muito intensa. Não sei se o pid que comprei (inkbird) tem essa funcionalidade. Então gostaria de saber contigo como resolveu seu problema. O dimmer nesse caso seria uma opção viável para controlar a intensidade da fervura?

Abs,
Rodrigo
 
Meu dimmer esquenta muito, é isso faz com que depois de um tempo ligado ela "corte" parte da potência, ele meio que trava... Botei um cooler no dissipador e a partir disso sempre funcionou muito bem.
 
Eu tenho um problema semelhante, só que ao contrário. Eu vou ter que comprar um dimer só para regular a força da resistência, acho que a mesma está com a fervura muito intensa, sendo a minha panela de 60l e a resistencia 6000W. Estou perdendo muito na evaporação na hora da fervura, algo em torno de 10l/h, é demais?

Acredito que esta perda seja normal, caso tu esteja levando uma grade quantidade de mosto para fervura. Eu, por exemplo, tenho perdas de cerca de 20% tanto para fervuras de 20 ou de 30 L. Contudo, eu tenho a opção de controlar o aquecimento porque estou usando um fogareiro a gás. No teu caso, depende muito da quantidade de mosto que está levando para a fervura, pois o teu aquecimento não tem controle, sendo muito intenso para leva menores e “adequado” para levas maiores. Um dimmer para controlar esse aquecimento seria uma ótima opção.
 
Back
Top