ferramenta Bru'n Water

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Marcos0411

Member
Joined
Apr 4, 2017
Messages
21
Reaction score
0
Boa Noite Cervejeiros!!

Estou com uma certa dificuldade em calcular a quantidade de ácido latico a ser adicionado na agua, na ferramenta Bru'n Water após inserir os dados ele pede uma adição de 0.13mL ou 0.03tsp, como faço esse calculo em gotas ou gramas? ou existe alguma balança de precisão que além de calcular gr calcula também mL

Abraço a Todos
 
Marcos, o ácido lático é um pouco mais denso ("pesado") do que a água. Assumindo que é o ácido lático 88% (o mais comum), a 20oC sua massa específica é 1,20 g/cm3. Lembrando que 1 ml = 1 cm3 então basta multiplicar o volume de ácido lático (0,13 ml) por 1,2 para se obter a massa de ácido. No caso, 0,13 ml de ácido lático tem 0,156 g ou 0,16 gramas. Agora é só pesar essa enormidade de ácido...

Eu tb uso a planilha Bru'n Water.
 
Eu utilizo o pHmetro digital...desses chineses mesmo. Com eles é necessário ter sempre em mãos uma solução tampão, para calibrar corretamente.
Então vou adicionando o ácido até atingir o pH que espero.
Não fico utilizando calculadora para isso...até pq aumentaria bastante a chance de erro...afinal dependendo do volume, uma ou duas gotas podem reduzir bastante o pH da água.

[ ]´s
 
Boa Noite Cervejeiros!!

Estou com uma certa dificuldade em calcular a quantidade de ácido latico a ser adicionado na agua, na ferramenta Bru'n Water após inserir os dados ele pede uma adição de 0.13mL ou 0.03tsp, como faço esse calculo em gotas ou gramas? ou existe alguma balança de precisão que além de calcular gr calcula também mL

Abraço a Todos

Em qualquer farmácia vende seringa de 1ml, aquelas pra insulina. Tem resolução de 0.01ml. Custa uns R$0,80
 
Valeu Galera, tenho utilizado também o phmetro, mas queria entender o volume dado pela tabela, ficou bem claro agora, obrigado a todos e um grande abraço
 
cara, tsp é uma "escala" de líquido.. ele te deu duas opções pra adição em forma líquida na verdade.
 
viajei aqui hiueaah

na real é de volume, tipo uma colher de qualquer coisa, seja liquido ou pó..

Exatamente.

É uma medida não muito precisa.

Mas funciona bem para a adição de sais, já que dependendo do volume, um pouco a mais ou a menos, na maioria dos casos não afeta consideravelmente o resultado final...

Eu prefiro usar a balança :p

No caso do ácido lático, eu uso o pHmetro, mas como o pH da minha água em teoria não é para variar tanto. Sei que por exemplo, para chegar em um pH de 5.5, preciso adicionar umas 40 gotas para cada 30 litros e por aí vai...
 
40 gotas para 30 litros é quase o mesmo tanto em gotas que uso, minha água tem um PH de 6.8
 
Tenho o phmetro digital também mas medi só nas primeiras. Como uso água da torneira filtrada, tenho usado 1 gota por litro na água da mosturação apenas, não mexi no ph da lavagem ainda.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 
Back
Top