Fermento seco equivalente ao WLP800

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Sep 4, 2014
Messages
12
Reaction score
1
Buenas galera!

Vou brassar uma receita clone da Pilsner Urquell que foi bastante discutida aqui no forum (http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403038). Porém, como não tenho experiência com fermentos líquidos (nunca utilizei), pensei em substituir este da receita original por algum seco que seja equivalente ou bem próximo do original. Seria possível? Qual fermento posso utilizar sem afetar muito o resultado?

Segue a receita:

Volume final 50 litros

10 kg de malte pilsen
1 kg de malte melanoidina
150 g de lúpulo saaz [3,75% A.A]
fermento líquido WLP800 propagado

60min a 64°C
30min a 68°C
20min a 78°C (mash out)

Fervura de 90min
40g de saaz antes do início da fervura
40g de saaz aos 45min de fervura
70g de saaz no início do resfriamento

OG 1,045
FG 1,014


Vlww
Abraço!
 
Buenas galera!

Vou brassar uma receita clone da Pilsner Urquell que foi bastante discutida aqui no forum (http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403038). Porém, como não tenho experiência com fermentos líquidos (nunca utilizei), pensei em substituir este da receita original por algum seco que seja equivalente ou bem próximo do original. Seria possível? Qual fermento posso utilizar sem afetar muito o resultado?

Segue a receita:

Volume final 50 litros

10 kg de malte pilsen
1 kg de malte melanoidina
150 g de lúpulo saaz [3,75% A.A]
fermento líquido WLP800 propagado

60min a 64°C
30min a 68°C
20min a 78°C (mash out)

Fervura de 90min
40g de saaz antes do início da fervura
40g de saaz aos 45min de fervura
70g de saaz no início do resfriamento

OG 1,045
FG 1,014


Vlww
Abraço!

Fermentis 3470
Lallemand Diamond
 
Fermentis 3470
Lallemand Diamond

Se não estou enganado, o W34/70 é a mesma cepa do WLP830 e não vai dar a mesma textura que o WLP800. Outro detalhe é que o WLP800 deixa um resíduo de diacetil bem característico do estilo Bohemian, que os outros fermentos não darão.

O único que parece ter a mesma finalidade é o Mangrove Jacks M84, mas nunca usei ele e não sei o que esperar.
 
Se não estou enganado, o W34/70 é a mesma cepa do WLP830 e não vai dar a mesma textura que o WLP800. Outro detalhe é que o WLP800 deixa um resíduo de diacetil bem característico do estilo Bohemian, que os outros fermentos não darão.

O único que parece ter a mesma finalidade é o Mangrove Jacks M84, mas nunca usei ele e não sei o que esperar.

Mas substituirá... e conforme for... com diacetil... rsrsrrssrs!!!
 
E por que não usa a oportunidade pra começar a usar fermentos líquidos?

Tanto a Bio4 quanto a DrYeast tem essa cepa equivalente aqui no Brasil, diminuindo consideravelmente o preço.

Se o maior problema pra você for a questão de starters... monte um stir plate caseiro e compre um erlenmayer.

Você pode também começar com levas menores e ir reutilizando a lama, segundo Braukaiser(http://braukaiser.com/blog/blog/2012/11/03/estimating-yeast-growth/) um starter parado(ou seja, uma leva de cerveja) gera 0.4 bilhões de células por grama de extrato(uma cerveja de 1.040 tem 114g/l de extrato aproximadamente, se a OG for maior talvez comprometa o crescimento).

Pra 50l e OG de 1.045, considerando 100 bilhões de células por vial, você precisaria de:

- 840 bilhões ou 9 vials(uns 26 reais por vial sem frete...), ou
- 2 vials em uma leva de 14l 1.040 e reutilizar a lama(teoricamente terminará com os exatos 840 bilhões de células necessários).

Pode começar com uma leva menor ainda(7 litros) e usar um vial só, mas provavelmente teria que fazer outra leva pra chegar nas células necessárias pra 50l.

Depois dessa trabalheira toda é bom tentar estender a lama por mais algumas levas, pra compensar.

Isso tudo é meu entendimento do assunto, estou longe de ser um grande entendedor mas espero não ter dito (muita) besteira.
 
Já usei o Mangrove Jacks M84 em uma bohemian pilsner, desta vez vou de W34/70 pra ver a diferença.

@Raisoshi, concordo que seria uma boa oportunidade para aprender sobre os fermentos líquidos, mas estou sem tempo ultimamente para me dedicar a eles. Assim que possível vou produzir uma leva e ver no que dá.

vlw pelas dicas!
Abraço!
 
Boas galera!

Vou brassar uma receita clone da Pilsner Urquell que foi bastante agradável aqui no fórum ( Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum ). Porém, como não tenho experiência com fermentos líquidos (nunca utilizei), pensei em substituir este da receita original por algum seco que seja equivalente ou bem próximo do original. Seria possível? Qual fermento pode usar sem afetar muito o resultado?

Segue a receita:

Volume final 50 litros

10kg de malte pilsen
1kg de malte melanoidina
150 g de lúpulo saaz [3,75% AA]
fermento líquido WLP800 propagado

60min a 64°C
30min a 68°C
20min a 78°C (mash out)

Fervura de 90min
40g de saaz antes do início da fervura
40g de saaz aos 45min de fervura
70g de saaz no início do resfriamento

OG 1.045
FG 1.014


vlww
Abraço!

Vocês acham que dá para substituir o WLP800 pelo Lallemand Diamond nessa receita?
 

Latest posts

Back
Top