Fermento pelo correio. Vcs recomendam ?!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Gente, eu não quis soar agressivo ou autoritário, longe disso.

Só quis deixar bem claro que estamos engajados em uma campanha para a boa prática cervejeira e que conselhos que prejudiquem essa campanha naturalmente serão mau vistos.

Hoje mesmo, estou fazendo algo arriscado e não aconselhável. Estou propagando fermento em um starter de nutriente e dextrose porque meu freezer estragou e minhas reservas de mosto para starter "estragaram". Após 20 horas de starter é que fui colocar mosto pra tentar ativar os genes específicos para as enzimas da maltose. Vamos ver o que vai acontecer. Mas repito, não é aconselhável.

Veja a diferença, estou fazendo isso, mas não aconselho. De qualquer forma, desejo boas cervejas a todos... espero que tudo fique bem.

Kurt,

Legal cara, depois relata aí se funcionou ou não.

Desde que eu fiquei sabendo que todas ou praticamente todas as empresas de fermento replicam com melado+nutrientes, eu quis fazer um teste comparativo desse tipo!

Fico me perguntando em quais condições, ou até que ponto vale esse mecanismo de perda de habilidade de degradar a maltose. O pacote ativador que vem dentro dos pacotes de fermento wyeast são de melado tambem, eu já abri... e também nunca tive (nem ouvi falar) em problemas relacionados a usar culturas que foram cultivadas em BDA (placas com ágar com açucar comum).

Abraço
 
@tiefensee @Kurt
qual o link do video do starter de fermento seco?
 
Usa melado porque é relativamente rico em nutrientes né?

Vou fazer um experimento também! Mais roots

Vou propagar com melado e usar fermento de pão como nutriente. Vou usar ingredientes de fácil acesso.

Ferver o fermento + melado, deixar esfriar e inocular.
 
Usa melado porque é relativamente rico em nutrientes né?

Vou fazer um experimento também! Mais roots

Vou propagar com melado e usar fermento de pão como nutriente. Vou usar ingredientes de fácil acesso.

Ferver o fermento + melado, deixar esfriar e inocular.

Relativamente apenas, eu acho... mais que açucar branco, mas menos que mosto. Imagino que o fator principal seja o custo, nesse caso... Mas posso estar errado.

É um bom experimento esse, relate os resultados depois!

Abraço
 
Kurt,

Legal cara, depois relata aí se funcionou ou não.

Desde que eu fiquei sabendo que todas ou praticamente todas as empresas de fermento replicam com melado+nutrientes, eu quis fazer um teste comparativo desse tipo!

Fico me perguntando em quais condições, ou até que ponto vale esse mecanismo de perda de habilidade de degradar a maltose. O pacote ativador que vem dentro dos pacotes de fermento wyeast são de melado tambem, eu já abri... e também nunca tive (nem ouvi falar) em problemas relacionados a usar culturas que foram cultivadas em BDA (placas com ágar com açucar comum).

Abraço

Em bioreatores normalmente usa-se PDB (Potato Dextrose Broth) e o fermento se propaga normalmente. Contudo, antes de se inocular em meio rico em maltose, normalmente o fermento tem um contato anterior com a maltose (no starter) e pode ativar a produção de enzimas apropriadas antes de ser stressado de verdade. Quando esse não é o caso, temos um lag phase maior, que não é necessariamente um período de reprodução, mas de adaptação fisiológica ao meio.


Estou levando em conta os resultados desse experimento, mas não tive escolha. Para amenizar o problema, introduzi mosto no starter mas não sei o impacto que isso terá. Hoje o starter estava fermentando bem, mas não tenho como saber se era dextrose ou maltose.

@tiefensee @Kurt
qual o link do video do starter de fermento seco?

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=3Ar_rvkYPac[/ame]
 
Back
Top