Fermento pelo correio. Vcs recomendam ?!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

phtobias

Well-Known Member
Joined
Feb 24, 2015
Messages
129
Reaction score
26
Fala galera ! Devido a dificuldade de mobilidade, queira encomendar alguns frascos de fermento liquido da WhiteLabs. Vcs já fizeram isso ?
Será que aquele Icepack é garantido ? E o chacoalhar dos correios ? A levedura fica intacta ?
valeu !
 
Se tu for fazer starter, vai na fé que não tem erro. Se não tem como fazer starter, porque está comprando levedura liquida?
 
Se tu for fazer starter, vai na fé que não tem erro. Se não tem como fazer starter, porque está comprando levedura liquida?

Nunca fiz starter e já fiz umas 3 brassagens com fermento liquido e nao tive problemas. sò estou seguindo uma receita de oatmeal stout e vai o WLP002 English Ale.
Alguma dica de fermento seco que vai bem ?
 
Nunca fiz starter e já fiz umas 3 brassagens com fermento liquido e nao tive problemas. sò estou seguindo uma receita de oatmeal stout e vai o WLP002 English Ale.
Alguma dica de fermento seco que vai bem ?

Curto muito o US05 pelo perfil neutro. Se quiser uma pegada 'mais inglesa', O S04 entrega resultados legais.

Quanto ao starter, fazer um agitador magnético com cooler de computador é facinho e tu não gasta mais de 50 reais se for comprar tudo na loja.

É outro nível fermentar com uma colônia forte, saudável e com o número ideal de células. :)

Abraços.
 
Fala galera ! Devido a dificuldade de mobilidade, queira encomendar alguns frascos de fermento liquido da WhiteLabs. Vcs já fizeram isso ?
Será que aquele Icepack é garantido ? E o chacoalhar dos correios ? A levedura fica intacta ?
valeu !

Funciona sim... já comprei diversas vezes White Labs e moro bem mais longe do lamas que vc... hehehe. Normalmente em 3 dias está aqui.

O Icepack não segura frio não. Mas ele tem uma função que considero mais importante até do que conservar frio, nesse caso, durante esse transporte. Ele não permite variações extremas e rápidas de temperatura. Tende a manter estável.

Porém eu concordo com o jalexandre, se vc não está disposto a fazer starters, nem tente a sorte com fermento líquido. É praticamente certo que não vai funcionar assim. Essas leveduras vem de longe, e ficam um tempo na loja, mais o tempo do transporte. As condições são difíceis. Mesmo no caso de uma levedura líquida nacional (bio4) não recomendaria o uso sem starter.

Aliás, nesse caso vc pode usar o london ESB da bio4, que é equivalente a esse fermento, assim vc paga mais barato e tem um produto com maior viabilidade.

Abraço
 
Funciona sim... já comprei diversas vezes White Labs e moro bem mais longe do lamas que vc... hehehe. Normalmente em 3 dias está aqui.

O Icepack não segura frio não. Mas ele tem uma função que considero mais importante até do que conservar frio, nesse caso, durante esse transporte. Ele não permite variações extremas e rápidas de temperatura. Tende a manter estável.

Porém eu concordo com o jalexandre, se vc não está disposto a fazer starters, nem tente a sorte com fermento líquido. É praticamente certo que não vai funcionar assim. Essas leveduras vem de longe, e ficam um tempo na loja, mais o tempo do transporte. As condições são difíceis. Mesmo no caso de uma levedura líquida nacional (bio4) não recomendaria o uso sem starter.

Aliás, nesse caso vc pode usar o london ESB da bio4, que é equivalente a esse fermento, assim vc paga mais barato e tem um produto com maior viabilidade.

Abraço

Vou fazer 50 L de uma oatmeal stout. Vc acha que uso 3 frascos desse London ESB da BIO4, sem starter ou vou de S04 mesmo ? Algum outro fermento que case bem com o estilo ?
 
Vou fazer 50 L de uma oatmeal stout. Vc acha que uso 3 frascos desse London ESB da BIO4, sem starter ou vou de S04 mesmo ? Algum outro fermento que case bem com o estilo ?

Qual a OG? Se for uns 1.05 você vai precisar de uns CINCO ou MAIS tubos, dependendo da data de fabricação do fermento.

Faça um starter. Se não tem stir plate eu faria um starter grande de uns 4-5 litros chacoalhando sempre que lembrar e daria um jeito de estimar a quantidade do slurry final. 400g de DME me custam uns 9 reais, ao invés dos mais de 100 que seria pra comprar tubos suficientes.

Outra idéia é fazer uns 10l de uma breja de um OG baixo, tipo uns 1.040, com 1 tubo antes. Sem starter já é o pitch rate correto, mas isso se for pegar as nacionais, não sei se a viagem dos importados tornaria eles viáveis pra isso. Recomendo uma ordinary bitter pra esse fermento específico.

E tenta mander a levedura viva! Reutilize até enjoar, até umas duas semanas guardada na geladeira eu nem faço starter pra reutilizar o slurry que guardo. É uma baita economia, tanto de dinheiro quanto tempo(não precisa ficar fazendo starter toda hora).

Mão na massa, to pra usar o London ESB da bio4 numa oatmeal stout esse fim de semana também, mas pelos relatos que vejo ele não se compara com o S04, é muito mais caracterítico e faz melhores cervejas inglesas. Claro que isso é opinião dos relatores que li, mas que tem muita gente com a mesma opinião tem :)
 
Vou fazer 50 L de uma oatmeal stout. Vc acha que uso 3 frascos desse London ESB da BIO4, sem starter ou vou de S04 mesmo ? Algum outro fermento que case bem com o estilo ?

Basicamente o Raisoshi respondeu tudo acima.

Utilize a calculadora pra estimar quanto vc precisa:
http://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/

Isso vai variar com litragem, OG, e data de fabricação do fermento.

Essa calculadora pode ser usada pra fermento seco também.

Abraço
 
Basicamente o Raisoshi respondeu tudo acima.

Utilize a calculadora pra estimar quanto vc precisa:
http://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/

Isso vai variar com litragem, OG, e data de fabricação do fermento.

Essa calculadora pode ser usada pra fermento seco também.

Abraço

Putz, achei que podia escapar desse trampo. É muito ruim fazer na galega ? tipo 1 L de starter, mexendo de 2 em 2 horas, pra 50 L ? com uns 2 ou 3 frascos de bio4 ou 3 pacotes de S04 ?
 
Putz, achei que podia escapar desse trampo. É muito ruim fazer na galega ? tipo 1 L de starter, mexendo de 2 em 2 horas, pra 50 L ? com uns 2 ou 3 frascos de bio4 ou 3 pacotes de S04 ?

Eu não faria.

4 pacotes de S04 sai mais barato e desde que corretamente hidratado, terá um resultado mais garantido.
 
@jalexandre e @phtobias
não indicaria assim direto 4 pacotes. Na verdade, depende da OG da receita. Pra 1050, 4 pacotes dariam um leve underpitching. O mais adequado seria 5 pacotes.

Mas é simples, é só simluar na calculadora do brewers friend
http://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/


Usei 4 como valor genérico (não li a OG da cerveja do OP, apenas respondi a pergunta), mas você está correto.

O cervejeiro tem que calcular sua taxa de inoculação de acordo com seus objetivos. :D

Abraço,
 
Putz, achei que podia escapar desse trampo. É muito ruim fazer na galega ? tipo 1 L de starter, mexendo de 2 em 2 horas, pra 50 L ? com uns 2 ou 3 frascos de bio4 ou 3 pacotes de S04 ?

Cara... não sei, bota na calculadora ali, e ve se é o suficiente. Essa forma que vc descreveu teria que usar o modo "no aeration" de opção. Mas duvido muito 1 litro de starter assim fazer qualquer diferença ai.

É ruim sim usar menos fermento do que deveria.

Abraço
 
Cara... não sei, bota na calculadora ali, e ve se é o suficiente. Essa forma que vc descreveu teria que usar o modo "no aeration" de opção. Mas duvido muito 1 litro de starter assim fazer qualquer diferença ai.

É ruim sim usar menos fermento do que deveria.

Abraço

Já arranjei tudo e nesse final de semana faço meu stir plate caseiro.
Vou usar a calculadora assim que comprar o fermento.
Vou fazer uma oatmeal stout 50 L, OG 1062.
Uso o S04 mesmo ? Faço starter mesmo náo sendo fermento liquido ?
 
Já arranjei tudo e nesse final de semana faço meu stir plate caseiro.
Vou usar a calculadora assim que comprar o fermento.
Vou fazer uma oatmeal stout 50 L, OG 1062.
Uso o S04 mesmo ? Faço starter mesmo náo sendo fermento liquido ?

Se usar o número recomendado de pacotes de fermento, não precisa starter, apenas hidratação.
 
Justamente...

Hidratação - busca-se HIDRATAR, e somente HIDRATAR, o fermento seco. Reidrata as células e as deixa saudável para a fermentação.

Starter - tem por função AUMENTAR a quantidade de células, e vai variar de acordo com a viabilidade inicial do fermento, agitação e oxigenação do mosto, tempo e steps

O pessoal costuma fazer starters para levedura líquida pois ela é mais cara. Mas nada impede fazer starter pra leveduras secas, também funciona, é escolha do cervejeiro. O importante é inocular a quantidade CORRETA de fermento. O @Kurt mesmo tem um vídeo fazendo start de levedura seca.

Usando fermentos secos, a decisão é basicamente se vale a pena gastar mais na quantidade de pacotes e somente hidratar, ou gastar menos e fazer starter. Pra líquidos, chegar na taxa de inoculação adequada pra uma leva de 50 litros é praticamente inviável financeiramente falando...
 
Já arranjei tudo e nesse final de semana faço meu stir plate caseiro.
Vou usar a calculadora assim que comprar o fermento.
Vou fazer uma oatmeal stout 50 L, OG 1062.
Uso o S04 mesmo ? Faço starter mesmo náo sendo fermento liquido ?

Pode... claro. Uma vez que vc reidrata o fermento seco, vc tem fermento líquido, basicamente. Porém um fermento líquido muito bem nutrido.

Muitos fazem starter de fermento seco com sucesso. Particularmente, e isso é minha opinião pessoal, eu acho que não vale a pena. Prefiro pagar a mais e ter "certeza" da quantidade de fermento que to colocando, e sabendo que o fermento que to colocando está em excelente forma, sem falar na praticidade.

Abraço
 
Seguindo aquela regra do @Guenther de 1g/L de fermento, em 50 L vou precisar de 5 pacotes de S04, mais ou menos uns 75 reais de fermento, e só hidrato, sem starter.
É isso ?
 
Seguindo aquela regra do @Guenther de 1g/L de fermento, em 50 L vou precisar de 5 pacotes de S04, mais ou menos uns 75 reais de fermento, e só hidrato, sem starter.
É isso ?

A regra do Guenther é pra OG de 1,050. A tua é 1,062. Logo, o ideal é calcular na calculadora.
Se fossem pacotes de 10g, teria um leve Under Pitching. Como é fermentis, está ok.
Mas sério, dá uma olhada na calculadora. É só colocar que é pra 50 l e que tu terá 5*11,5g = 57,5g de fermento. Daí nas próximas vezes tu vai ter certeza por ti mesmo, não vai precisar da minha avaliação e nem de ninguém do fórum...
 
Seguindo aquela regra do @Guenther de 1g/L de fermento, em 50 L vou precisar de 5 pacotes de S04, mais ou menos uns 75 reais de fermento, e só hidrato, sem starter.
É isso ?

Podem ser 4 pacotes hidratados, 6 pacotes, 8 pacotes, 20 gramas de slurry propagado em 4 steps, 1 pacote propagado em starter de 2 litros...

É você quem decide, não existe regra fixa sobre isso. Existem recomendações que podem ser seguidas ou ignoradas de acordo com o perfil que se espera da cerveja.

Underpitch não é crime, mas ele trás caracteristicas que podem ou não ser desejadas na cerveja.

Se está inseguro quanto ao pitch rate, sugiro que siga as orientações dadas pelo pessoal e utilize a calculadora e principalmente, leia os tópicos fixos que explicam os nuances da taxa de inoculação.

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405424


Abraços,
 
Podem ser 4 pacotes hidratados, 6 pacotes, 8 pacotes, 20 gramas de slurry propagado em 4 steps, 1 pacote propagado em starter de 2 litros...

É você quem decide, não existe regra fixa sobre isso. Existem recomendações que podem ser seguidas ou ignoradas de acordo com o perfil que se espera da cerveja.

Underpitch não é crime, mas ele trás caracteristicas que podem ou não ser desejadas na cerveja.

Se está inseguro quanto ao pitch rate, sugiro que siga as orientações dadas pelo pessoal e utilize a calculadora e principalmente, leia os tópicos fixos que explicam os nuances da taxa de inoculação.

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405424


Abraços,

Acabei de calcular pelo site: Ele pede 6 pacotes de S-04, ou seja, quase 100 reais de fermento.
Minha dúvida: Posso comprar uns 2 pacotes e fazer um starter ?
como calculo o quanto preciso fazer ?
 
Acabei de ver a tabela abaixo de starter.
Usarei 2 pacotes e starter de stirplate de 2 l.

Valeu galera e desculpa a ignorancia !!!
 
Acabei de ver a tabela abaixo de starter.
Usarei 2 pacotes e starter de stirplate de 2 l.

Valeu galera e desculpa a ignorancia !!!

Isso aí. Mas já que vai fazer o starter de qualquer forma, eu recomendaria pegar o líquido Bio4 London ESB, que muita gente julga superior ao S-04 em cervejas inglesas.
 
sobre fermento, uma coisa que acho bem válida é repetir as receitas (não precisa ser exatamente igual, mas quanto mais parecido, melhor), inocular fermentos diferentes e comparar o resultado

falando em fermento inglês, estou fazendo isto neste momento. Fiz uma ESB que ainda tenho algumas garrafas com o S04, e fiz uma nova receita com poucas alterações e inoculei o M79, pra comparar as 2 cepas...
 
2 pacotes de fermento novo é mais que necessário. Existem muitos mais células viáveis nos fermentos secos do que vem declarado no pacote. Fermento líquido é mais dedicado.
É necessário preocupar-se quando o fermento tiver com a metade ou menos da validade.
Se em 12 horas não começar a fermentação da uma boa chacoalhada no fermentador e repete isso de 12 em 12.
O mais importante é preocupar-se em oxigenar bem o moto.
Abração e boa sorte.
Minha última leva de 40 litros de blonde ,1055, eu usei apenas um pacote de US-05.
 
2 pacotes de fermento novo é mais que necessário. Existem muitos mais células viáveis nos fermentos secos do que vem declarado no pacote. Fermento líquido é mais dedicado.
É necessário preocupar-se quando o fermento tiver com a metade ou menos da validade.
Se em 12 horas não começar a fermentação da uma boa chacoalhada no fermentador e repete isso de 12 em 12.
O mais importante é preocupar-se em oxigenar bem o moto.
Abração e boa sorte.
Minha última leva de 40 litros de blonde ,1055, eu usei apenas um pacote de US-05.

Fermentar quase sempre vai.. mesmo com underpitching, mas o resultado não será o mesmo. Oxigenação de fermento seco só é necessário em caso de OG alta. Bem melhor se preocupar com pitching rate do que chacoalhar o fermentador, não acha não? :)
 
Oxigênio = reprodução de fermento
Og do colega 1062, relativamente alta.
Eu faria só com dois pacotes, o fabricante afirma que cada envelope serve para até 30 litros.
No máximo vai ter um pouco mais de ester, mas é só começar com uma temperatura de 16C e depois aumenta pra 20C.
Não quer ester, usa US-05.
 
Oxigênio = reprodução de fermento
Og do colega 1062, relativamente alta.
Eu faria só com dois pacotes, o fabricante afirma que cada envelope serve para até 30 litros.
No máximo vai ter um pouco mais de ester, mas é só começar com uma temperatura de 16C e depois aumenta pra 20C.
Não quer ester, usa US-05.

Cara, você está recomendando seguir o fabricante, que é justamente o contrário do que fazemos neste fórum. O fabricante recomenda o mínimo necessário para fazer cerveja mas nós orientamos os parceiros a fazer cerveja boa, a melhor possível.

Para conseguir o melhor resultado possível, deve-se calcular corretamente o pitching rate, ou caso contrário, por que a indústria faria isso com tanta preocupação? Por que não usariam o mínimo recomendado pelo fabricante para economizar uma fortuna? Porque o resultado é ruim.

Todos dizem que fazem underpitching e a cerveja fica boa, que um pacote em condições toscas fez cerveja boa. Mas a pergunta é: qual a experiência que cada um tem para avaliar se a cerveja ficou realmente sem defeitos? Nem todos tem a capacidade de identificar todos os off-flavors, com ou sem treinamento. Portanto, a cerveja que ficou boa pra vc com underpitching, pode não ter ficado boa para outro degustador.

Por isso, vou ressaltar: NÃO SIGA O FABRICANTE. Preste atenção no que os fóruns do mundo todo fala. E todos recomendam calcular corretamente o pitching rate.
 
Oxigênio = reprodução de fermento
Og do colega 1062, relativamente alta.
Eu faria só com dois pacotes, o fabricante afirma que cada envelope serve para até 30 litros.
No máximo vai ter um pouco mais de ester, mas é só começar com uma temperatura de 16C e depois aumenta pra 20C.
Não quer ester, usa US-05.

No meu ponto de vista OG de 1062 está longe de high gravity.
O oxigênio é usado na produção de esteróis, importante na construção da parede celular das novas células. Acontece que o fermento seco já vem com reserva de ácidos graxos e esteróis, dispensando a necessidade de aeração para a maioria dos casos.
O fato do US-05 ser um fermento neutro, não quer dizer que não irá gerar off-flavors sob condições de stress. Também não vejo como boa ideia ficar limitado ao uso do US-05, já que outros estilos tem características próprias.

A produção de cada um deve seguir do jeito que o cervejeiro mais gosta, mas na hora de repassar uma informação ou recomendação é preciso tomar cuidado para não contribuir para difundir um mito. Os fabricantes de fermento recomendam uma coisa, mas a literatura e os cervejeiros mais experientes recomendam outra. Qual seguir? É opcional, mas na hora de repassar a informação é bom citar que existe divergência e os pontos de vista mais "aceitos". :mug:
 
Por que eu tenho que seguir os mitos de vocês? Eu tenho que esconder minha prática por que ela vai contra a ordem mundial dos entendidos? Tá escrito em que lugar que nas regras do fórum que eu sou obrigado a ir contra o fabricante de insumos para participar?
O objetivo dos fóruns é mostrar visões diferentes para o mesmo tema.
Fazer cerveja de forma simples e divertida é a minha prática.
 
Por que eu tenho que seguir os mitos de vocês? Eu tenho que esconder minha prática por que ela vai contra a ordem mundial dos entendidos? Tá escrito em que lugar que nas regras do fórum que eu sou obrigado a ir contra o fabricante de insumos para participar?
O objetivo dos fóruns é mostrar visões diferentes para o mesmo tema.
Fazer cerveja de forma simples e divertida é a minha prática.

Não acho que tem que esconder tua prática ou seguir os outros, mas acho que se tu for recomendar pra alguém seguir isso tu tem que deixar bem claro que essa é tua opinião e que toda a literatura diz ao contrário do que tu segue. Por que se não tu cria uma bola de neve. E não recordo de ter visto nenhum mito aqui.
 
@pedromichalczuk
não precisa seguir nada, e pode expor o que quiser. Enquanto ninguém faltar com respeito com ninguém, tudo tá tranquilo. E que bom que existam opiniões diferentes para discutirmos
O fórum é livre e o que EU ACHO importante é tu fazer a cerveja que tu gosta. Se pra isso precisar de 5, 10 ou 15 pacotes de fermento, o que vale é a tua opinião.

Pra mim, o que importa é só explicar sempre bem certinho o que é:
- opinião / experiência PESSOAL
- recomendação de FABRICANTE
- recomendação de LITERATURA

Tua opinião pessoal vai de encontro com o que o fabricante indica, e tu gosta da cerveja desse jeito.
Já a opinião do Kurt, por exemplo, é que a literatura é mais confiável que o fabricante, e ele usa estes dados, porque acredita ou sabe que o que o fabricante indica é pouco e gera off flavors.

Simples, não é doutrinação nem nada do gênero. O importante é fazermos as cervejas que gostamos e sempre deixarmos claro o que é opinião/experiência pessoal e o que é recomendação (seja da bibliografia "x" ou "y" ou de fabricante). Se for passar pra uma cervejaria comercial, aí a história é outra, e tem um fator primordial... o que o público percebe e gosta
 
Propondo que ao invés de respostas que desmereçam uma tentativa de contribuição, vocês indiquem o tópico do forum com as normas técnicas para pastagens.
Voltei para o fórum semana passada e perdi toda e qualquer vontade de contribuir devido ao pragmatismo.
Abraço a todos
 
tiofensee falou tudo.

Tem a opinião pessoal, a do fabricante e a da literatura...cada um segue a que preferir.

Como o próprio Guenther diz, você pode colocar meio pacote de fermento para 20 litros e fermentar a 25 graus que vai sair cerveja....eu fiz cerveja de OG 1092 com 2 pacotes e não faço mais.
 
Calma pessoal. Esse tipo de coisa ocorre no fórum as vezes... Alguem posta alguma informação, descrevendo uma prática e sua percepção do resultado, as vezes um mecanismo que leva a esse resultado e se é contrariada, fica ofendida, vamos lá..... é divertido discutir sobre cerveja!!

Eu gosto de repetir sempre que pra algumas coisas há varias formas de atingir resultados as vezes semelhantes, ou as vezes apenas "bons o suficiente" pra alguém. Não existem "regras" na cerveja, existem sim "boas práticas".

A minha visão pessoal do fórum é de que ele tem o propósito de discutir fatores que levem as pessoas à fazer a melhor cerveja possível. E é o que me motiva a entrar numa discussão. Muitas vezes algumas perguntas iniciantes podem ser triviais. Outras vezes uma discussão mais interessante se forma, a respeito de alguma técnica ou algum fator que não é tão bem esclarecido, ou é mais esclarecido pra alguns do que pra outros, que estudaram menos o assunto.

OK... E nesse momento, como proceder com uma discussão? Em primeiro lugar, aceitar que sua própria experiência é limitada e o seu conhecimento teórico também. Citem fontes, citem outros. Quem "ganha" é quem tem o melhor argumento, o mais claro e bem fundamentado, o mais referenciado. Observem, no entanto, que "ganhar" não pode adquirir um caráter de guerra de egos. Isso é importante. Quem realmente ganha, no final das contas, é quem é contradito por uma informação melhor, aceita isso, põe em prática e passa a fazer uma cerveja melhor.

Posso dar exemplos desse tipo de coisa acontecendo comigo mesmo nesse fórum. Longe de ter um conhecimento completo, muitas vezes entrei em discussões a respeito de algo e fui contradito por alguem. Pesquisei, artigos, livros, repliquei e fui novamente contradito por um argumento melhor, referenciado também. Por exemplo pitching rate de fermento seco. Coincidência né? :D Quem procurar aí no fórum vai achar tópicos de um ou dois anos atrás, eu tentando argumentar em favor do fabricante, e sendo desmentido pelo Guenther e outros, por informações melhores e mais precisas. Mudei minha prática? sim... melhorou minha cerveja? sim! juntamente com a percepção que vai aprimorando com o tempo e deixa de aceitar certas falhas.

Se acha por si próprio que a cerveja já está perfeita, não tem erros pra consertar, aceite que sua percepção pode ainda não ser perfeita (e provavelmente nunca será) e que alguem com paladar mais treinado pode, eventualmente, encontrar um defeito nela. Pra quem já mandou cerveja pra concursos e recebeu notas mais ou menos (como ja aconteceu comigo) sabe que esse tipo de coisa pode acontecer.

Abraços
 
Não é da minha prática guardar referência. Li em um artigo que não me lembro a fonte que a fermentis para garantir a eficiência do seu fermento chegava a colocar 200 bilhões de células viáveis, quase 10 vezes o indicado no pacote e que inclusive haviam reclamações de over pitch. Agora pra saber a verdade alguém usa microscópio para fazer a contagem de células pra provar se são 20 ou 200 bilhões?
 
Não é da minha prática guardar referência. Li em um artigo que não me lembro a fonte que a fermentis para garantir a eficiência do seu fermento chegava a colocar 200 bilhões de células viáveis, quase 10 vezes o indicado no pacote e que inclusive haviam reclamações de over pitch. Agora pra saber a verdade alguém usa microscópio para fazer a contagem de células pra provar se são 20 ou 200 bilhões?

Sim, alguns fizeram contagem já... mas não o suficiente pra alcançar um consenso, nem de forma muito científica, com repetições e tal...

Então... no caso o próprio fabricante está indicando duas informações diferentes, 200b por pacote e 6b/gr (mínimo) - ta na pagina deles. A danstar também indica valores próximos a esses. Na pagina da danstar inclusive tem uma pergunta de um homebrewer que fez contagem próxima a 20b/g:
http://www.danstaryeast.com/articles/cell-count-and-glycogen

Fora isso, tem um estudo que cita uma variação de 8 a 18b/g de contagem em fermentos secos da fermentis. Ele é citado pelo braukaiser e está também no final da pagina da calculadora do brewer's friend:
http://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/

Tentei baixar esse estudo citado, mas não consegui porque ele é de uma revista paga.

O Jamil Z. também afirma na pagina dele uma contagem de em torno de 20b/g:
Recently there have been other numbers mentioned for cells/gram of dry yeast and folks have asked me why I believe there are 20 billion cells. I've actually done cell counts on dry yeast and they're always 20 billion per gram +/- less than a billion. Dr. Clayton Cone has also stated that there are 20 billion per gram, and other folks I trust tell me that 20 billion is correct.
(http://www.mrmalty.com/pitching.php#s3)

Principalmente devido à variação de contagem de 8 a 18b/g (a média da tabelinha da 12,5b/g), a calculadora do brewer's friend adota 10b/g como padrão de cálculo, o que acaba resultando em torno de 1g/L de fermento pra ales de OG intermediária, usando a proporção de 0.75 milhões de cels/mL/ºP.

Edit: Na ficha técnica dos fermentos Mangrove Jacks, consta um valor de 5b de cfu/g (mínimo).
http://shop.humle.se/shop/11011/files/Mangrove_Jacks_Craft_Series__A5_Yeast_Booklet.pdf
É interessante notar o CFU/g..... CFU é colony forming units, uma forma de contagem em placa, não em microscópio. A danstar também usa esse método segundo eles naquele link que eu colei acima.

A fermentis não explicita isso, mas pode ser que façam também, e isso pode ser uma fonte de divergência. As colônias contadas são "colônias de célula única" é uma forma de ter certeza de que se está contando de fato a quantidade de células viáveis, porém algumas colônias de célula única podem conter mais de uma célula formadora.
 
Fiquei com esse CFU/g na cabeça ontem... me incomodando...
Quero buscar mais referencias sobre isso ainda, mas encontrei algo interessante...

Esse homebrewer fez testes de viabilidade reidratando fermento seco em água e em mosto, pra testar, vejam o que aconteceu:
http://seanterrill.com/2011/04/01/dry-yeast-viability/

Aí tem mais uma fonte relatando 20b/g+ de células viáveis... mas achei interessante o comentario do Kai abaixo... "One thing to keep in mind is that the methylene blue staining can be misleading. I had old yeast samples where almost none of the cells were stained but when I streaked it on a plate nothing grew. "

Não fazia ideia de que o azul de metileno podia não ser totalmente confiável na determinação de viabilidade da levedura. Mas o fato dessas empresas fazerem contagem de viabilidade em placa, ao invés de no microscópio, casa com essa informação.
 
Gente, eu não quis soar agressivo ou autoritário, longe disso.

Só quis deixar bem claro que estamos engajados em uma campanha para a boa prática cervejeira e que conselhos que prejudiquem essa campanha naturalmente serão mau vistos.

Hoje mesmo, estou fazendo algo arriscado e não aconselhável. Estou propagando fermento em um starter de nutriente e dextrose porque meu freezer estragou e minhas reservas de mosto para starter "estragaram". Após 20 horas de starter é que fui colocar mosto pra tentar ativar os genes específicos para as enzimas da maltose. Vamos ver o que vai acontecer. Mas repito, não é aconselhável.

Veja a diferença, estou fazendo isso, mas não aconselho. De qualquer forma, desejo boas cervejas a todos... espero que tudo fique bem.
 

Latest posts

Back
Top