Reaproveitamento de Leveduras: duvidas sobre estimativa/ quantidade

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lord Demolay

Well-Known Member
Joined
May 29, 2020
Messages
257
Reaction score
99
Location
Sp
Bom galera, minha primeira breja ta quase pronta e pensei em recolher a lama do fermentador pra "treinar" alguns processos e usa-la para fermentar pão (não vou usar essa leva pra breja pq joguei todo o trub da panela no fermentador, então sla). Pretendo treinar a pratica de starters e congelamento.

O grande problema é que não estou entendendo como fazer a estimativa de quantidade de levedura reaproveitada que deveria ser inoculada numa nova fermentação, de acordo com os diferentes métodos de reaproveitamento. Segue algumas duvidas:


Usei 1 pacote de t58 para fermentar 10L, se eu lavasse a lama e reaproveitasse direto (ou em até 2 meses na geladeira), não precisaria de starter, porem deveria usar apenas metade da lama ou tudo? Entendo que é difícil dar merda por over pitching, mas gostaria de entender se posso dividir a lama em partes para diferentes brassagens, pensando na economia de grana. Caso possa dividir, o starter se torna obrigatorio?

Como calcular o rendimento de um starter? Pensando na ideia de reaproveitar lama para congelamento (e seguindo videos como do beerschool), eu faria um starter com ela e colocaria cerca de 25ml + glicerina por tubo, mas deveria usar apenas meio tubo para 10L e descartar as sobras? Ou existe alguma forma de calcular o starter de modo a estimar 1 tubo para 10L, e render mais tubos de levedura.

Caso eu opte em fazer o banco de levedura aproveitando um pacote novo de fermento seco que comprei pra alguma breja, eu faria um starter e usaria uma porção para inocular no mosto do dia, e o resto para congelamento, mas como dividir o starter "virgem" nessas duas partes??

Em um dos videos o Jamal cita o TCC de um brasileiro que fala sobre estimar a viabilidade de levedura por volume, mas esse volume é referente apenas a levedura ja totalmente compactada? E quanto as calculadoras online que citam a "viscosidade do mosto", como calcular essa viscosidade?

Considerando uma receita mais "profissional", em que eu queira selecionar o target pitch rate, devo usar apenas fermentos novos e fechados, devido a dificuldade de estimar a viabilidade de uma lama ou levedura congelada sem um microscópio ?

O que acham mais interessante/ viável: Slant ou congelamento? (tenho freezer dedicado, não é frost free)

E por ultimo mas não menos importante, como testar se a levedura está ok, viva, sem ter q fazer uma brassagem grande e completa?

Sei que são muitas perguntas, mas são questoes que mesmo dps de muita procura, ainda não consegui entender.
 
Last edited:
Fiz isso ontem com uma t58 para testar a primeira vez, usei um tubo de 50ml para colocar 40ml de levedura propagada + 5.2ml de glicerina + uma pitada de ácido ascórbico.

Usei um pacote novo de t58 para fazer a propagação deixei decantar 24h na geladeira descartei o sobrenadante e usei a levedura concentrada.

Vou deixar alguns meses no freezer o frasco congelado, antes de usar vou fazer um starter para ver se esta fermentando bem, medindo a OG/FG do mesmo.
 
+ uma pitada de ácido ascórbico
Pra que isso? Li sobre o congelamento no forum americano e não falavam nada sobre a vitamina C... Apenas no BeerSchool ela foi citada, e não entendi ao certo o motivo. E vc vai usar o alcool isopropilico por fora?
 
Pra que isso? Li sobre o congelamento no forum americano e não falavam nada sobre a vitamina C... Apenas no BeerSchool ela foi citada, e não entendi ao certo o motivo. E vc vai usar o alcool isopropilico por fora?

Realmente só vi o Jamal falando sobre vitamina C, mas porque não né já tinha aqui mal não vai fazer, eu acho :p

Coloquei no freezer dentro de dois potes não vou usar álcool não
 
Last edited:
Já reutilizei lama de uma fermentação fazendo a transfega da cerveja já atenuada para outro recipiente e jogando o mosto novo sobre a lama (ambas eram IP). A fermentação rolou normalmente.
Já armazenamento eu nunca fiz mas já estudei a respeito.
Em conversa com outros cervejeiros, o mesmo que encontrei em estudos foi dito por quem já fez a contagem de viabilidade por microscópio ou seja, 50ml de lama (considerando já limpa) corresponde a um envelope de levedura seca. A viabilidade da lama refrigerada é de 15 dias sendo gradativa a perda com o prazo acima desse tempo.
Como falei, não reutilizei dessa forma, o que tive até aqui é teoria mas baseada em estudo/leitura pessoal somado a experiência de quem já faz isso.
 
50ml de lama (considerando já limpa) corresponde a um envelope de levedura seca
Bom, assumindo que eu faça o congelamento, como meu equipamento todo é 10L, imagino que não terei problemas, mesmo com o decaimento da viabilidade... Obrigado por compartilhar! Pretendo fazer alguns testes assim que conseguir um tempinho e uma grana extra pra torrar nisso kkkkkk.
 
Back
Top