Fermento liquido

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Jun 29, 2020
Messages
16
Reaction score
4
Location
São Carlos SP
Bom dia pessoal, ontem fiz minha primeira brassagem com fermento liquido, é um fermento ale com data de fabricação em 11/05/20, marca 200bi de células. Estou fazendo uma Pale Ale, 5 litros com oh 1040. Acho que me confundi com a calculadora, acabei inoculando 10ml. Alguém pode me ajudar com a quantidade certa? E agora é só abrir e colocar mais?
 
Cara, eu uso o Brewersfriend pra calcular inoculação. Fiz uma conta com base no que postou ele recomendou 37 Bi de celulas, então é só fazer as contas. Não sei quanto 10 ml dessa quantidade daria. Lembrando que você já teve perda de celulas por conta do tempo de fabricação.
 

Attachments

  • Levedura forum.jpg
    Levedura forum.jpg
    40.7 KB · Views: 2
Cara, eu uso o Brewersfriend pra calcular inoculação. Fiz uma conta com base no que postou ele recomendou 37 Bi de celulas, então é só fazer as contas. Não sei quanto 10 ml dessa quantidade daria. Lembrando que você já teve perda de celulas por conta do tempo de fabricação.
Ah, obrigado desde já!!
 
Rapaz, me ajuda a entender esse cálculo? Rss
O sistema estima que pela data de fabricação vc teve 54% de perda em celulas, isso é normal pois elas vao morrendo com o tempo. Faça a conta de 54% dos 200 bi que o fabricante fala.
Pela sua litragem (5lts) e OG informada (1040) ele indica que precisa para uma ALE 37 Bi de celulas para fermentar. Você possui em teoria no frasco 108 Bi de celulas.
Agora não sei quantos ML é esse frasco, pois diz que colocou 10 ML dele e não completo. Aí eu faria essa conta para estimar quanto inoculou.

Segue site para conhecer:
Yeast Pitch Rate and Starter Calculator - Brewer's Friend
 
Opa, vlw
O sistema estima que pela data de fabricação vc teve 54% de perda em celulas, isso é normal pois elas vao morrendo com o tempo. Faça a conta de 54% dos 200 bi que o fabricante fala.
Pela sua litragem (5lts) e OG informada (1040) ele indica que precisa para uma ALE 37 Bi de celulas para fermentar. Você possui em teoria no frasco 108 Bi de celulas.
Agora não sei quantos ML é esse frasco, pois diz que colocou 10 ML dele e não completo. Aí eu faria essa conta para estimar quanto inoculou.

Segue site para conhecer:
Yeast Pitch Rate and Starter Calculator - Brewer's Friend
Muito obrigado, o frasco é de 200ml, creio que devo por uma 90ml.

Vou entrar no site.
 
Back
Top