Fermento hidratado, porém sem atividade de fermentação no balde

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

tiagoandrei

Well-Known Member
Joined
Feb 12, 2015
Messages
81
Reaction score
15
Eae pessoal,

Conforme sugestão de um tópicos fixos, realizei a hidratação de 2 pacotes de nottingham ale com (22 g X 10 ml/g ) 220 ml de água da maneira descrita no passo-a-passo apresentado em um dos tópicos fixos. Inclusive por causa da temperatura do mosto estar muito alta (em torno de 34°C), acrescentei um poco do mosto no erlenmeyer para adequar a temperatura do fermento antes da aplicação.

Quando completou 24 horas desde a aplicação do fermento, como não tinha nenhuma atividade no air lock, resolvi abrir o fermentador para ver como estavam as coisas. Verifiquei que não houve formação de krausen. Por causa disso resolvi agitar o fermentador. Passada novas 12 horas, nenhum sinal de krausen novamente.

Alguém tem alguma idéia do que possa ter acontecido ?
Nunca tinha me acontecido isso antes. Acho que essa é a oitava leva, sempre usei fermento seco sem hidratar.
OBS: Notei que a água que eu usei para fazer a brassagem tem PH 6,58 @ 25°C .

Trata-se de 19 litros de uma Amber Ale com OG de 1,052. Basicamente malte pale ale, com mash em 65°C.

Obrigado.
 
Normalmente o lag time do Nottingham é rápido. Está fermentando ela a que temperatura? Temperatura muito baixa dificulta a atividade do fermento, não pode ser isso?
 
Ahh esqueci de colocar.

17°C. Depois da agitação subi para 18°C

O Manual do fermento fala que ele suportaria em torno de 10°C.
 
Ahh esqueci de colocar.

17°C. Depois da agitação subi para 18°C

O Manual do fermento fala que ele suportaria em torno de 10°C.

Muito estranho! Parece que tu fez tudo certo. Eu tiraria uma amostra e mediria com o densímetro para ver se houve alguma atenuação e não é algum problema como vedação do balde fermentador.
 
Só pra atualizar, depois de 5 dias, começou a fermentar. A geladeira está em 20°C.
 
Back
Top