Fermento hidratado a12 horas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Mat1

New Member
Joined
Apr 8, 2018
Messages
3
Reaction score
1
Fiz uma leva de 50 litros de cream ale mais nao consegui resfriar no dia então eu fechei bem o fermentador e coloquei na geladeira, mais eu ja havia hidratado o fermento e só consegui colocar no mosto 12 horas depois q ja estava hidratado fermento será que vai ter algum problema a minha cerveja?
 
Sem problemas não, não é bem assim infelizmente.

O fermento seco é hidratado em água que não possui quaisquer nutrientes pra ele, ele possui reservas de açúcar dentro de si e logo que é hidratado começa a consumi-las, por isso que dá pra notar bolhas de gás e espuma formando no fermento, uns 20 minutos depois de feita a reidratação.

Em 12 horas esse fermento já vai ter consumido toda reserva e vai estar passando fome e começando a morrer, então não é o cenário ideal não, infelizmente.

Tenha sempre a garantia de que o mosto ta em uma temperatura OK pra então reidratar o fermento.

Ainda assim, é provável que sua cerveja vá fermentar e tudo mais, talvez necessite de uma secundária mais longa.
 
Obrigado pelas dicas, hj eu medi a densidade da cerva e bateu exato com minha receita o fermento funcionou muito bem!!
 
Não é "sem problemas" não.

12 horas de hidratação do fermento em pó vai fazer com que as bichinhas consumam toda a reserva de nutrientes que havia na composição do produto inicial (que já vem junto, no pacotinho). Mesmo que a atenuação funcione, nós temos que nos preocupar muito mais com os off-flavors gerados a partir desse fermento pobre em nutrientes. Pra mim, atenuação pura e simples é um parâmetro muito vago para classificar a qualidade de uma breja.

Quando isso acontece comigo, de deixar a levedura seca ficar hidratada por muito tempo (mais de 1~2 horas), seja por qualquer motivo, eu faço uma excelente oxigenação do mosto com O2 puro (cilindro verde e pedra difusora) a fim de proporcionar uma concentração de 10~14 ppm de O2. Isso é sim necessário, nesses casos, pra qualidade final da breja.

Atenuação não é parâmetro primordial de qualidade. Aproveite essa oportunidade para tentar identificar alguns off-flavors eventualmente gerados.
 
Bom dia, aproveitando tópico, tive mesmo problema. Eu não atingi a temperatura de resfriamento. Cheguei em 30C apenas. Como já tinha hidratado o fermento, simplesmente joguei o fermento no balde e coloquei para fermentar. Levou tempo para chegar a 18 graus.

O Correto seria esperar o mosto resfriar a 18 graus e quando estiver perto disso, hidratar o fermento para que não fique 12 horas parado?

Quais problemas podem me ocorrer, jogando o fermento a 30 graus ?
 
Bom dia, aproveitando tópico, tive mesmo problema. Eu não atingi a temperatura de resfriamento. Cheguei em 30C apenas. Como já tinha hidratado o fermento, simplesmente joguei o fermento no balde e coloquei para fermentar. Levou tempo para chegar a 18 graus.

O Correto seria esperar o mosto resfriar a 18 graus e quando estiver perto disso, hidratar o fermento para que não fique 12 horas parado?

Quais problemas podem me ocorrer, jogando o fermento a 30 graus ?

Vai depender muito do teu pitch rate.

A esta temperatura o fermento vai estar em altíssima atividade e começará a se multiplicar freneticamente produzindo alguns subprodutos por esta agressividade (muito mais do que em temperaturas mais baixas), principalmente os precursores do diacetil. Faça o resfriamento o mais rápido possível e invista em uma boa secundária (dyacetil rest).
 
Vou prolongar a fermentação secundária e a maturação. Na próxima, vou esperar o mosto resfriar na geladeira, para depois colocar o fermento.
 
Back
Top