Fermento Belgian Golden Strong Ale

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

vitorsx

Member
Joined
May 29, 2015
Messages
18
Reaction score
3
Estou preparando uma receita de uma Belgian Golden Strong Ale e lendo os exemplos que a galera posta fiquei em dúvida sobre qual seria a levedura ideal.
Vi receitas que utilizavam o S-04, o T-58 ou o WLP570.

Pelo que pesquisei os dois primeiros são indicados para vários tipos de Ales.
T-58 seria mais apimentado e condimentado, sendo mais utilizado para cervejas com até 8,5%;
O S-04 seria melhor para clarificar a cerveja;
Já o WLP570 parece ser o ideal para esse estilo de cerveja.

Gostaria de saber se a diferença entre os três é muito grande. Caso seja, gostaria de saber qual o uso mais indicado para eles, para entender melhor o por que existe essa diferença entre as receitas que dizem ser do mesmo estilo.
 
Estou preparando uma receita de uma Belgian Golden Strong Ale e lendo os exemplos que a galera posta fiquei em dúvida sobre qual seria a levedura ideal.
Vi receitas que utilizavam o S-04, o T-58 ou o WLP570.

Pelo que pesquisei os dois primeiros são indicados para vários tipos de Ales.
T-58 seria mais apimentado e condimentado, sendo mais utilizado para cervejas com até 8,5%;
O S-04 seria melhor para clarificar a cerveja;
Já o WLP570 parece ser o ideal para esse estilo de cerveja.

Gostaria de saber se a diferença entre os três é muito grande. Caso seja, gostaria de saber qual o uso mais indicado para eles, para entender melhor o por que existe essa diferença entre as receitas que dizem ser do mesmo estilo.

Sim, a diferença é grande.

Pra cervejas belgas, na minha opinião, o fermento é o ingrediente mais importante, como o lúpulo é pras IPAs.

Se vc tem acesso ao WLP570, que é a cepa da Duvel e sabe manipular um fermento líquido, pra atingir a quantidade necessária, perfeito, será sua melhor opção. Senão vá de T-58, é um fermento bem robusto e vai te dar um resultado bacana. Não irá criar tanto daqueles sabores e aromas de frutas (laranja) que a gente percebe numa Duvel, mas terá características de fermento belga ao menos.

O S-04 não tem nada a ver, porque é fermento pra cerveja inglesa, é o perfil errado nesse caso. Se a preocupação é clarificação, dê mais tempo na etapa a frio ou utilize um clarificante, como gelatina por ex.

Abraço
 
Parte da minha pergunta é justamente por nunca ter utilizado fermento liquido, então se algum desses fosse mais próximo eu usaria o seco hehe

Pelo T-58 ter esse toque mais apimentado seria melhor escolher uma receita que não utilize condimentos?
Por exemplo, uma receita da Delirium que postaram aqui no forum, foi utilizado gengibre e coentro, e andei lendo outras nesse estilo.
 
Parte da minha pergunta é justamente por nunca ter utilizado fermento liquido, então se algum desses fosse mais próximo eu usaria o seco hehe

Pelo T-58 ter esse toque mais apimentado seria melhor escolher uma receita que não utilize condimentos?
Por exemplo, uma receita da Delirium que postaram aqui no forum, foi utilizado gengibre e coentro, e andei lendo outras nesse estilo.

Bom, isso fica a seu critério... como vc disse, o resultado dos sabores de fermentação são "toques disso", "notas daquilo"... se vc quer acrescentar ou enfatizar algo, pode acrescentar uma especiaria ou adjunto.

Eu sempre sou cauteloso com o uso de especiarias, é fácil errar ou passar do ponto, ou mesmo criar o perfil errado em relação ao que estava buscando. Então minha dica seria fazer a receita pela primeira vez sem especiarias. De acordo com os resultados modificar os ingredientes. Mas nada te impede também de seguir uma receita e utilizá-los já de cara.

Abraço
 
@vitorsx
outra cepa belga que é interessante é a M27, da Mangroove.
 
@tiefensee
Já usou ele? Pelo que li aqui ele seria equivalente ao T-58, mas para cervejas com teor acoolico maior. Bem interessante também
 
@vitorsx
já usei sim. Justamente ele atenua muito. A cerveja que fiz com ele não tinha OG muito alta (na faixa de 1065) e baixou até 1002.
Tem um perfil bem interessante, eu senti bastante sabor de frutas amarelas, seca ou bem madura. Deixa um adocicado residual bem presente e persistente. Perfil característico de belgas.

A maturação teve seu papel fundamental. Com 15 dias, a cerveja estava com um doce muito pesado e rançoso. Era bem difícil tomar 600 ml de uma vez. Depois de um mês engarrafada começou a melhorar bastante, e agora tô curioso pra tomar as garrafas que guardei com 5 ou 6 meses.
 
Tem tb o Fermentis Abbaye, seco, estou usando numa Dubbel q está a 6 dias fermentando. Fermento polêmico, mas estou gostando dele. Pesquise aí!
 
E o Abbaye é bom para altas OGs. Pelo que experimentei ele é uma verdadeira máquina de fermentar, rápido e vigoroso. Vi vários relatos de mais de 85% de atenuação.
 
Na minha ultima belgian golden ale, usei o fermento liquido trapista da BIO4.
Ficou fantastica, eu recomendo !
 
Eu usei várias vezes o WLP570 e virei fã desse fermento. Se você tem acesso a ele fresco, ele fermenta 20 litro numa boa, então é só jogar no fermentador e esperar.

Os 2 belgas da BIO4 (Trappist e Belgian Ale) também são ótimos.

Dos secos, para uma strong eu arriscaria o Abbey da Fermentis.
 
Valeu pelas dicas pessoal. Essa parte dos fermentos é bem interessante pra quem é iniciante.
Fiz uma brassagem com o T58, agora é esperar fermentar. :)

@EmilioMachado
Estava lendo que para os fermentos líquidos precisaria fazer starter. Isso seria necessário apenas para quem faz mais de 20L?
 
@vitorsx
Se você conseguir ele fresco (o Lamas vende, se não me engano) 1 frasco fermenta 20 litros de boa. Se ele tiver com uma viabilidade mais baixa, é necessário fazer o starter ou colocar mais de 1 frasco.
 
Valeu pelas dicas pessoal. Essa parte dos fermentos é bem interessante pra quem é iniciante.
Fiz uma brassagem com o T58, agora é esperar fermentar. :)

@EmilioMachado
Estava lendo que para os fermentos líquidos precisaria fazer starter. Isso seria necessário apenas para quem faz mais de 20L?

Use uma calculadora de fermento (como a do brewersfriend) para saber se um vial contém a número de células que você precisa.
 
Back
Top