Fermentar levas diferentes ao mesmo tempo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

JPianco

Well-Known Member
Joined
Nov 30, 2016
Messages
97
Reaction score
24
Salve galera! Acho que já li isso em algum tópico aqui do fórum, ou livro, ou outro site... Me perdoem, mas não lembro onde. Se souberem postem o link, ou a referência aqui por gentileza.
Enquanto isso vamos a questão: É possível, por exemplo, fermentar duas ou três levas diferentes ao mesmo tempo? Minhas fermentações são controladas tenho uma geladeira pequena ligada a um TIC que uso exclusivamente para produzir cerveja. Porém sempre faço uma única leva de 30L e gostaria de dinamizar essa produção. Quem sabe fazer duas de 15 ou 20L...
Sei que várias coisas vão contra essa idéia, como OG´s diferentes, leveduras (diferentes ou não) e, seus tempos e temperaturas (próprios) de atenuação e reabsorção dos subprodutos... Enfim, sei que não é o ideal, mas será que trabalhado com estilos próximos, OG's próximas, talvez até a mesma levedura e temperatura de fermentação não funcionaria? Tipo, sei lá... uma Red ale e uma Stout feitas com S-04 e fermentadas na mesma temperatura... Sei que isso não vai garantir que mesmo sendo a mesma levedura e estando na mesma temperatura, ela vá atenuar os dois mostos ao mesmo tempo, mas se a diferença for miníma, tipo dois dias, será que rola? E nesse caso de haver essa diferença miníma teria muito problema na fermentação secundária da cerva que atenuar primeiro? :confused:
 
Depende do estilo que está junto mas não teria muito problema fazer assim manter uma temperatura mais baixa nas duas tipo 18 até atenuar as duas depois subir as duas juntas para a secundária. O problema é só que vai ter que esperar até a segunda atenuar as vezes tem uma que surpreende e fica mais que o previsto para atenuar.
Mas se for mesmo perfil de fermentação e og a tendência é dar o mesmo tempo, mas dependendo pode fazer con leveduras diferente tipo a S04 trabalha bem tem uma faixa ampla, daria até para tipo usar uma outra levedura diferente junto.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Eu já fiz muito isso. Hoje não faço mais, pois o meu fermentador ocupa quase todo espaço da geladeira. Mas antes eu produzia 2 levas de 10 litros no mesmo dia e fermentava na mesma geladeira. Eu sempre fazia cervejas com og e perfis parecidos e, ambas com a mesma levedura. As vezes uma atenuava antes da outra (mas aí... paciência...) eu tinha que esperar a primária terminar nas duas... avançava pra secundária... aí a mesma coisa... enfim... seguia esse esquema até o cold crash e, obviamente... engarrafava as duas no mesmo dia. Comigo sempre funcionou bem, mas como eu disse... cervejas "parecidas" com a mesma cepa em ambas. Não sei se com leveduras diferentes vai funcionar tao bem assim.
 
Faço isso hoje, duas de 10l e duas de 5l, é só planejar bem as receitas, não dá pra fazer uma larger e uma ale por exemplo, uma ou outra ficar alguns dias a mais na primária ou secundária não vai fazer muita diferença, utilizo poços térmicos em todos os baldes e percebo que nem sempre estão na mesma temperatura dentro da geladeira por conta do processo exotérmico da fermentação primária, fique atento a isso na hora de regular o TIC, outra coisa que dá diferença de temperatura é a posição do balde, os que ficam na parte de cima gela mais que os de baixo, uns 2 graus de diferença aqui, ficar atento a isso também.


Enviado de meu Pixel 2 usando Tapatalk
 
Eu faço quase sempre. Se você se importa com o controle preciso da temperatura nas levas não é muito legal. Agora, se você não é extremamente exigente, tudo ok. Faço levas com perfil de fermentação parecido.

Cuidado na hora de fermentar no limite inferior do fermento. Se você estiver controlando com o sensor de temperatura inserido no balde, a temperatura do outro pode estar mais baixa. (ou mais alta, depende da posição na geladeira). Mesma coisa pro limite superior.

Enviado de meu MI 5s Plus usando Tapatalk
 
Back
Top