Fermentando uma ESB

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Gian

Member
Joined
Jul 31, 2014
Messages
13
Reaction score
1
Galera, acabo de brassar uma ESB (extra special bitter) e fiquei na duvida sobre a temperatura que devo fazer a fermentação. Li alguns posts e algumas materias sobre esse estilo de cerveja. Decidi começar a minha brassagem com a temperatura de 18C. Se alguem puder me ajudar, ficarei alem de aliviado muito agradecido! Obrigado:mug:
 
Cara, como a ESB é uma espécie de Pale Ale, eu começaria em 18°C e aumentaria para uns 20°C lentamente na primeira semana. Faria isso para atenuar melhor e porque temperaturas maiores são melhores para o posterior dry hopping que eu, pessoalmente, faria.
 
Cara, como a ESB é uma espécie de Pale Ale, eu começaria em 18°C e aumentaria para uns 20°C lentamente na primeira semana. Faria isso para atenuar melhor e porque temperaturas maiores são melhores para o posterior dry hopping que eu, pessoalmente, faria.

berto_pedro, mas quantos dias voce deixaria em 18 graus? sei que a 20 graus se obtem mais sabores citricos. Queria saber se a temperatura final é 20°C ou se vai alem disso. Ou se vou subindo um grau por dia ate chegar aos 20°C e ai eu deixo ela ate completar uma semana. Obrigado!
 
Na minha última pale ale, fui gradualmente aumentando na primeira semana 0,3°C por dia. Então, começou a fermentação em 18°C e terminou os 7 dias em 20°C. A fermentação foi excelente!
Eu acho que aumentar além de 20°C é uma opção se você deseja deixar sua breja levemente frutada, o que seria bacana em uma ESB! Mas eu não ultrapassaria 22°C...
Contudo, se estiver usando fermento inglês, esse frutado já se formará em 20°C.
Eu acho que tudo é questão de experimentação! A minha última pale ale teve fermento inglês e, fermentando a 18°C, ficou um leve frutado que eu, pessoalmente, não estava esperando. Mas ficou muito bacana também!
Se puder, poste seu resultado e suas opiniões quando ficar pronta, Gian!
Um abraço!
 
Na minha última pale ale, fui gradualmente aumentando na primeira semana 0,3°C por dia. Então, começou a fermentação em 18°C e terminou os 7 dias em 20°C. A fermentação foi excelente!
Eu acho que aumentar além de 20°C é uma opção se você deseja deixar sua breja levemente frutada, o que seria bacana em uma ESB! Mas eu não ultrapassaria 22°C...
Contudo, se estiver usando fermento inglês, esse frutado já se formará em 20°C.
Eu acho que tudo é questão de experimentação! A minha última pale ale teve fermento inglês e, fermentando a 18°C, ficou um leve frutado que eu, pessoalmente, não estava esperando. Mas ficou muito bacana também!
Se puder, poste seu resultado e suas opiniões quando ficar pronta, Gian!
Um abraço!

Aumentar a temperatura depois dos primeiros 2 ou 3 dias de fermentação não muda nada no que se refere à quantidade de ésteres gerados. Assim ela não será mais ou menos frutada se permaneceu a 18ºC nos primeiros 3 dias e acabou a 20ºC ou se acabou nos 25ºC.

Qual temperatura a fermentação vai terminar, vai depender do seu regime de fermentação. O importante é elevar alguma coisa essa tempratura, por questões de atenuação e eliminação de off-flavors. Vc pode usar as recomendações do fabricante, por ex. pra determinar qual temperatura vc vai atuar, usando as mais baixas da "faixa de atuação" recomendada no começo e elevando dentro da faixa às temperaturas mais quentes, a medida que a fermentação se aproxima do final.

Abraços
 
Fiz uma ESB utilizando o M79 Burton Union da Mangrove Jack´s e a breja saiu excepcional.
Foram 2 dias a 18º, 7 a 20º depois subi lentamente até 25º por uns 3 dias para descanso do diacetil.
5 dias de dry hopping
[]'s
 
Back
Top