Fermentador Izzibeer, alguém tem? Opiniões!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Amigo comprei esse kit da foto em anexo, ele tem uma porca a mais do que o q vc postou, porém tem q comprar outro tubo pra usar com a mangueira e boia da kegland, como vc sanitiza o seu? eu uso iodo, a mangueira da boia ficou toda opaca.

Lega! Esse oring vc deixa do lado de dentro ou de fora da tampa do fermentador?
Utilizo starsan (na minha opinião melhor que iodo e peracético, pois não deixa off flavor e não mancha) e álcool 70.
 
Oring fica por cima da tampa, por baixo vai só a porca. Nunca usei starsan, onde vc compra? Vc enche o fermentador com ele, ou coloca só um pouco e da aquela chacoalhada?
 
Galera obrigado aí pelas dicas, eu comprei o meu, vou comprar os acessorios da kegland no Ali, incluindo a spunding valve, achei o setup de vocês show de bola, minha ideia é essa também de fazer a transferencia fechada via pressao e gostei da ideia de fazer do dry hop direto no Postmix, eu tenho esse hopbag de inox mas nunca usei direto no keg ...

@rdinallo você comprou algum acessorio extra para passar a sonda termometrica ? algum tubo adicional ?
 
Galera obrigado aí pelas dicas, eu comprei o meu, vou comprar os acessorios da kegland no Ali, incluindo a spunding valve, achei o setup de vocês show de bola, minha ideia é essa também de fazer a transferencia fechada via pressao e gostei da ideia de fazer do dry hop direto no Postmix, eu tenho esse hopbag de inox mas nunca usei direto no keg ...

@rdinallo você comprou algum acessorio extra para passar a sonda termometrica ? algum tubo adicional ?

uso a sonda e as vedações originais do izzibeer. Só acho ruim pra limpar pq meu controlador fica numa caixinha fora da geladeira, aí tem q ficar abrindo pra desparafusar as conexões, enche o saco.
 
Oring fica por cima da tampa, por baixo vai só a porca. Nunca usei starsan, onde vc compra? Vc enche o fermentador com ele, ou coloca só um pouco e da aquela chacoalhada?

Você encontra starsan no Mercado Livre e algumas brewshops pela internet. Ele rende muito e dura semanas no borrifador. Apenas borrifo, pois ele faz uma espuma (fique tranquilo que não afeta em nada a cerveja) que aumenta bastante o contato com as superfícies. É o sanitizante mais utilizado pelos homebrewers nos EUA. Recomendo!
 
uso a sonda e as vedações originais do izzibeer. Só acho ruim pra limpar pq meu controlador fica numa caixinha fora da geladeira, aí tem q ficar abrindo pra desparafusar as conexões, enche o saco.
Pois é, por isso acho mais prático usar o poço termométrico no furo central com o sensor padrão do TIC. Assim vc coloca e tira o sensor conforme sua necessidade, sem nenhuma complicação.
 
Também Coloquei um poço termometrico no meu. Eh bem prático. O meu ainda eh o basic. Estou fazendo upgrade para trabalhar com pressão. Desculpe fugir do tema. R_Lapa, aquele seu freezer é um expositor? Tipo de bares?
obrigado.
 

Attachments

  • 485E8483-5CB1-48FA-A6E5-FD412BFE5CAF.jpeg
    485E8483-5CB1-48FA-A6E5-FD412BFE5CAF.jpeg
    33.4 KB · Views: 80
Outra coisa. Dry hopping no keg te obriga a beber mais rápido né? Nunca fiz pq um postmix aqui em casa dura de 3 a 4 semanas. É muito tempo para o lúpulo ficar em contato com a cerveja.
 
Também Coloquei um poço termometrico no meu. Eh bem prático. O meu ainda eh o basic. Estou fazendo upgrade para trabalhar com pressão. Desculpe fugir do tema. R_Lapa, aquele seu freezer é um expositor? Tipo de bares?
obrigado.

Salve Breno, beleza?
Sim, é uma cervejeira da metalfrio (324 litros eu acredito). Ela vem com uma pintura temática para bares, mas eu preferi adesivar com acabamento tipo inox. Ela vem com um controlador digital onde vc consegue configurar a temperatura de acordo com sua necessidade (na fermentação utilizo controlador externo com poço termométrico).
Quanto ao DH, fiz alguns testes e atualmente faço a frio (começo com 10 graus e desço para 0 em 24 horas) durante dois dias mais ou menos (6g por litro). Daí despressurizo e retiro o lúpulo.
Ainda não testei, mas li relatos de pessoas deixando o lúpulo em contato com a breja até o fim do barril (um mês mais ou menos, próximo de zero grau), afirmando não aparecer off flavor. A vantagem é que vc pode ir experimentando e analisando as transformações de aroma e sabor. Se achar que não tá ficando legal, é só abrir e retirar os lúpulos.
Abraço!

1617812253867.png
 
Pois é, por isso acho mais prático usar o poço termométrico no furo central com o sensor padrão do TIC. Assim vc coloca e tira o sensor conforme sua necessidade, sem nenhuma complicação.

Qual poço termometrico você utiliza, algum modelo espcial por conta do diametro ?
 
Qual poço termometrico você utiliza, algum modelo espcial por conta do diametro ?
Utilizo um que comprei no Lamas há uns 7 anos atrás pra fermentar no balde. Ele tem o diâmetro padrão para passar por aquelas borrachas que ficam na tampa do balde. É o mesmo diâmetro do tubo de extração que vem com o izzibier. Se não me engano 9,5mm externo.
 
Fala pessoal, boa noite!

Acabei de comprar meu izzibeer, fiz um teste com 1 bar de pressão e fiquei meio assustado. A minha tampa é dessas mais novas, aparenta ser de alumínio, e com 1 bar de pressão ela estufou bastante, a ponto de vazar um pouco pelas conexões.

É normal esse estufamento da tampa? Me passou uma forte impressão do material ser pouco espesso para a carga.
 
Fala pessoal, boa noite!

Acabei de comprar meu izzibeer, fiz um teste com 1 bar de pressão e fiquei meio assustado. A minha tampa é dessas mais novas, aparenta ser de alumínio, e com 1 bar de pressão ela estufou bastante, a ponto de vazar um pouco pelas conexões.

É normal esse estufamento da tampa? Me passou uma forte impressão do material ser pouco espesso para a carga.

amigo é normal. A minha tbm fica bem estufada. Quais conexões você está usando?
 
amigo é normal. A minha tbm fica bem estufada. Quais conexões você está usando?

Obrigado pela visão!

Estou usando 2 ball locks, válvula de segurança e a central cega.

Adicionei orings aos 2 ball locks hoje cedo, ajudou na vedação e parece que compensou a deformação.

Ainda não tive coragem de usar algo próximo de 2 bar hahahahhaa
 
Obrigado pela visão!

Estou usando 2 ball locks, válvula de segurança e a central cega.

Adicionei orings aos 2 ball locks hoje cedo, ajudou na vedação e parece que compensou a deformação.

Ainda não tive coragem de usar algo próximo de 2 bar hahahahhaa

Até hoje fermentei todas em 1 BAR. Eu não consegui resolver os problemas de vazamento com as conexões da izzibeer do ballock, acabei comprando outras de inox, ai acabou o problema.
 
Até hoje fermentei todas em 1 BAR. Eu não consegui resolver os problemas de vazamento com as conexões da izzibeer do ballock, acabei comprando outras de inox, ai acabou o problema.

Vou acabar fazendo o mesmo, não achei a qualidade da usinagem dos ball locks deles muito boa também, os meus aqui variaram 0,3mm no diâmetro da altura dos fios da rosca interna. Pode não parecer muito, mas no encaixe já abre muito espaço para vazametos.

Estou mantendo a 1 bar por hora mesmo, e sigo ansioso pelos resultados hahahaha
 
Já muitas pessoas reclamando de vazamentos desse modelo de izzibier, os com conectores ball lock. Ninguém reclamou com o fornecedor? Seria bom juntar uma galera pra reclamar e ver qual posicionamento eles tomam em relação a isso. Eu queria comprar um desse modelo, mas com esse histórico enorme de vazamentos, permaneço fermentando em balde mesmo.
Eu tenho ele há bastante tempo, e já tive problemas de vazamento no começo, mas com o tempo você aprende a usar, e funciona. Tive que colocar um oring extra na entrada ball lock. Depois disso ficou ok. Vou mandar uma foto. Com relação a válvula de segurança é que irrita um pouco, o ideal é trocar entre cada fermentação, senão na chance de romper é grande...
 

Attachments

  • IMG_20210416_153552068.jpg
    IMG_20210416_153552068.jpg
    36.6 KB · Views: 75
  • IMG_20210416_153558548.jpg
    IMG_20210416_153558548.jpg
    33.9 KB · Views: 77
Bom dia galera!

Não sei se todos sofrem com isso também rs

mas qual o macete que estão usando pra abrir essa tampa?

toda vez que preciso abrir é uma briga do cão!
 
Bom dia galera!

Não sei se todos sofrem com isso também rs

mas qual o macete que estão usando pra abrir essa tampa?

toda vez que preciso abrir é uma briga do cão!
TBM TO SOFRENDO, VI NA WE CONSULTORIA UMA ESPECIE DE LUBRIFICANTE ALIMENTICIO PRA ORINGS, DEVE SERVIR, UM AMIGO JA USOU AZEITE, SO ESPALHAR UM POUCO DE LEVE COM UM PAPEL TOALHA, DEVE AJUDAR
SEGREDO É ESTAR SEMPRE UMIDO
 
tem uma rebaixo no onde vai a tampa, eu enfio o cabo de uma colher para fazer uma alavanca, incoveniente é que a tampa fica toda marcada.
 
TBM TO SOFRENDO, VI NA WE CONSULTORIA UMA ESPECIE DE LUBRIFICANTE ALIMENTICIO PRA ORINGS, DEVE SERVIR, UM AMIGO JA USOU AZEITE, SO ESPALHAR UM POUCO DE LEVE COM UM PAPEL TOALHA, DEVE AJUDAR
SEGREDO É ESTAR SEMPRE UMIDO
Cara ja tentei com azeite, mesmo assim depois de um certo tempo, gruda de novo os Orings

Umas duas vezes cheguei a fazer conforme a orientação que a biertek me passou, mas toda vez eh um susto kkkkk

Eles me mandaram um video onde tu tira a pressão interna, tira a alça, mete co2 na entrada de gás com uns 0.1bar mais ou menos e ai a tampa pula.
so que mermao, toda vez eh um panico e um susto kkkkk
 
tem uma rebaixo no onde vai a tampa, eu enfio o cabo de uma colher para fazer uma alavanca, incoveniente é que a tampa fica toda marcada.
pois eh, eu uso esse rebaixo, mas marca demais a tampa.
a minha ta toda lascada ja
 
Boa noite pessoal! Uma pergunta para quem já usa o izzibier:
Como vocês costumam fazer as medidas de densidade para monitorar o final da fermentação? Seria uma boa começar a fermentação já com o densimetro no mosto? (vi isso no canal da biertek no youtube).
 
Boa noite pessoal! Uma pergunta para quem já usa o izzibier:
Como vocês costumam fazer as medidas de densidade para monitorar o final da fermentação? Seria uma boa começar a fermentação já com o densimetro no mosto? (vi isso no canal da biertek no youtube).

Fala beto, tenho tirado amostras pelo tubo central, so se deve tomar o cuidado de descartar a primeira parte que fica no pescador (poucos ml) para nao enviesar a medição. Como uso refratometro para ter uma noção do andamento da fermentação, não tenho grandes perdas.

Vi aqui no foram um pessoal falando sobre o ISpindle, que é eletrônico e pode ficar 100% da fermentação dentro do fermentador reportando os dados via conexão wireless. Devo comprar na próxima semana, mas deve ser uma maneira super eficiênte para monitorar o processo.
 
Fala beto, tenho tirado amostras pelo tubo central, so se deve tomar o cuidado de descartar a primeira parte que fica no pescador (poucos ml) para nao enviesar a medição. Como uso refratometro para ter uma noção do andamento da fermentação, não tenho grandes perdas.

Vi aqui no foram um pessoal falando sobre o ISpindle, que é eletrônico e pode ficar 100% da fermentação dentro do fermentador reportando os dados via conexão wireless. Devo comprar na próxima semana, mas deve ser uma maneira super eficiênte para monitorar o processo.
Eu imaginei. Vc formata sobre pressão né?
Eu comprei a versão básica agora, então essa não é uma opção no momento. Acho que vou acabar fazendo o mesmo do iSpindle com o densimetro rsrsrsrs
 
Eu imaginei. Vc formata sobre pressão né?
Eu comprei a versão básica agora, então essa não é uma opção no momento. Acho que vou acabar fazendo o mesmo do iSpindle com o densimetro rsrsrsrs
Bom dia mano!

Eu utilizo o ispindel, fermento pressurizado e quando percebo que atenuou tudo, extraio por contra pressão um pouco e confiro com refratometro

Mas a ideia do densimetro dentro pode ser interessante
 
Eu já utilizei o meu izzibeer com o densímetro dentro. Na primeira vez que usei deu certo, pois fiz uma APA e ela ficou bem clarinha. Como usei US05 gerou pouco krausen e ficou tranquilo de ver a densidade. Agora em uma leva eu fiz uma kölsch usando K97 e gerou um krausen monstruoso que sujou a parede do fermentador e ficou impossível de ver a densidade. Já outra vez eu fiz uma cerveja mais escura e também tive bastante dificuldade de ver a densidade. Enfim... Acabei desistindo de colocar o densímetro dentro do fermentador e, além disso, também acho o auto sifão pouco prático.

Nas próximas levas pretendo fazer a fermentação sob pressão dependendo do estilo, mas enquanto isso tenho feito uma gambiarra que tem funcionado.
Comprei uma seringa de 60ml (tem maiores) e ela tem um bico.

https://images.tcdn.com.br/img/img_...r_unidade_descarpack_870_1_20201124082002.jpg

Nesse bico eu coloco uma mangueira de silicone, passo por uma das entradas da tampa até a mangueira chegar no meio do mosto e puxo. Claro que quero melhorar esse processo, mas por enquanto a gambiarra tem funcionada legal. Hehehehe
 
Um pouco (bastante) offtopic: vc teve muito trabalho pra configurar o ispindel? Sou uma batata em eletrônica, tava querendo comprar um configurado, mas já vi comentário que não é a boa comprar sem saber configurá-lo, pq depende muito das condições específicas do usuário. Talvez mais me valha aprender esse raio mesmo...
 
Um pouco (bastante) offtopic: vc teve muito trabalho pra configurar o ispindel? Sou uma batata em eletrônica, tava querendo comprar um configurado, mas já vi comentário que não é a boa comprar sem saber configurá-lo, pq depende muito das condições específicas do usuário. Talvez mais me valha aprender esse raio mesmo...
Cara é muito facil!
se quiser pode me chamar no WhatsApp que tiro suas duvidas

11 984375997
 
Valeu mesmo pela disponibilidade! Devo adquirir um agora em maio e, se tiver dificuldade, te mando mensagem
 
Tô me coçando pra pegar esse que diz ser para Kombucha (o mini, 20 litros, mas vou usar em cerveja rs).
A ideia é pegar o Basic mesmo... Só que essa brincadeira de fermentador PET iria me custar uns R$ 220 (considerando frete)
OBS: Já tenho um sifão deles.

O motivo principal é: Quero fugir da complexidade, tipo a bombona azul de 30l... Muitos cantos pra limpar e sempre gruda coisas, mesmo não deixando a craca secar.

O que cogitei também foi adquirir o balde branco de 30l, que eu acho perfeito, pois é totalmente liso na parte interna... O problema é que um com frete custa R$ 100,00 (sem furação nem conexões... mas isso já tenho tudo).

Atualmente estou fermentando na bombona de água de 20l, mas tá sem condições de usar o sifão nele... o tubo do sifão fica toda hora balançando e entupindo de trub.

O que acham?
Hoje faço primming e cogito pegar um postmix pra servir... Não penso em pressurizar o fermentador.

Será que vou de balde branco de 30l ou mini izzibeer basic 20l?
Minhas levas finais são sempre de 20l...
 
Last edited:
Boa tarde Pessoal!

Alguém que tenha o Izzibier Advanced, para adição de gelatina sem abrir o fermentador, vocês utilizam uma outra garrafa onde colocam uma pressão maior para empurrar a gelatina para dentro do fermentador? e outro detalhe, a gelatina vocês colocam na temperatura de 65 graus de boa? ou esperam dar uma esfriada nela, já que o fermentador não pode adicionar líquidos acima de 40 graus?

Fico agradecido desde já quem poder me ajudar!

Abraço
 
Peguei o izzibeer recentemente e, apesar de ser legal, não esquento muito de fazer DH ou adicionar clarificante sem abrir a tampa. A possibilidade de purgar o headspace depois de fazer as adições tira bastante a vantagem disso.

Mas sim, dá pra fazer as adições por contrapressão tranquilamente. Quanto à temperatura é tranquilo deixar em torno de 65ºC pq a solução de gelatina vai imediatamente entrar em contato com a cerveja (que provavelmente, no seu processo, estará gelada) e igualar a temperatura com ela.
 
Back
Top