Fermentador de parede dupla auto refrigerado

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

poseidonata

Well-Known Member
Joined
Apr 23, 2014
Messages
61
Reaction score
15
Pessoal, me surgiu uma duvida em relação aos fermentadores auto refrigerados, o pessoal passa liquido refrigerante entre as paredes do fermentador com isso não se corre o risco de congelar o mosto mais próximo da extremidade e deixar o mosto do meio ainda quente? Ou baixar demais a temperatura deste mosto em contato com o fermentador ao ponto de adormecer boa parte do fermento?
 
Com líquido refrigerante é praticamente é MUITO difícil.

Com gás/expansão direta, aí sim, corre o risco dependendo se alguém coisa foi exagerada (quantidade de gás, tubulação, etc).

Abraço,
 
Guenther muito obrigado pela resposta, agora o meu caso prático, e se puder me ajudar/aconselhar agradeço.
Comprei um botijão térmico de inox, utilizado anteriormente para café em industria, num ferro velho perto de casa, com capacidade para 40 litros. Gostaria de comprar um motor dessas geladeirinhas de água passar uma serpentina entre as paredes do botijão para fazer um fermentador.
Nesse caso, como fazer para não correr o risco de congelar a parte próxima do fermentador? O motor em questão é baixo o suficiente e não congelará? Tem alguma ideia de como ficaria melhor?
 
É como eu disse, se for passar líquido na serpentina, é MUITO difícil congelar. Não me preocuparia com isso.
 
Então, eu não iria passar liquido! Iria passar gás mesmo, eu fiquei pensando que poderia congelar, e minha solução seria baixar a temperatura bem lentamente colocando a sonda bem próxima da parede do fermentador. Creio assim diminuir o risco e facilitar a fabricação do mesmo. O banco de liquido daria mais trabalho, necessitaria de bomba.
 
se utiliza um fluido refrigerante secundário, facilitando também a montagem e desmontagem do sistema.
 
Realmente Lucas, eu não havia pensado nisso, vou estudar essa possibilidade!
 

Attachments

  • Glycol.jpg
    Glycol.jpg
    58.5 KB · Views: 266
Interessante...

Eu tava me perguntando também, como é feito o controle de temperatura dos conicos com parede dupla? Não parece muito seguro confiar na temperatura do líquido refrigerante, penso pela inercia térmica... Funcionaria ainda menos nesse caso de um banco de liquido refrigerante alimentando todos os fermentadores...

É com poço termométrico que se controla? mas como, se a parede dupla envolve todo o fermentador, menos o cone e a parte superior?
 
Confrades! Aproveitando o tópico, pessoal. Estou com a ideia de ligar uma unidade de refrigeração a um evaporador que irá enrolado na parede na segunda parede do fermentador (a tampa da parte do glicol é removível). No mesmo espaço, encher de glicol, sendo que o evaporador vai gelar o glicol, que vai controlar a temperatura do fermentador!

É um fermentador de 350 litros, aproximadamente 70x170 pra encher com 150l de glicol. Conversei com o fabricante, que me disse que uma unidade com compressor de 1/2 HP seria suficiente, mas não consegui dimensionar o evaporador ainda.

Alguém já executou isso? Acho uma solução interessante, mas na prática queria ver se funciona!
 
Back
Top