Fermentador com aquecedor??

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Diogo1

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
136
Reaction score
27
Senhores não sei se o titulo ficou bom..rsrs
Mas tenho uma duvida como voces fazem para esquentar o fermentador dentro da geladeira nesses dias frio?
Coloquei a geladeira dentro de um quartinho que tenho no fundo de casa...mas ela ainda ta ficando com 18 graus...nao chega a 22 por nada...rsrs....de madrugada eu nem vi...mas deve ter baixado de 18 graus.
Eu pensei em colocar uma lampada ou resistencia dentro e fazer ela trabalhar em conjunto no termostato...mas nao sei ainda como fazer...rs
 
Diogo,
Eu montei uma geladeira ligada em um controlador Fullgauge TIC-518Ri. Ele tem duas saídas que podem ser configuradas tanto para aquecimento como para refrigeração. Numa está ligada a geladeira. Na outro liguei uma lâmpada incandescente enrrolada em papel alumínio. Só tem que tomar o cuidado de usar um suporte para a lâmpada que resista ao calor (usei um de porcelana), afastar a lâmpada de partes de plástico da geladeira ou fermentador para que não derretam e também cuidado com o papel alumínio não tocar a parte metálica da lâmpada ou suporte para não passar corrente e causar algum acidente (choque). Funciona muito bem. Consigo manter a temperatura desejada sem problemas mesmo nos dias frios.
Abraço
 
Pode ser um TIC17 mesmo, basta configurá-lo para aquecimento ao invés de resfriamento (parâmetro OP).
 
Fui tentar fazer essa da lâmpada enrolada no papel alumínio, mas o suporte (bocal) da lampada derreteu. Por sorte, não aconteceu nada mais grave, apenas o suporte estragou, a lâmpada nem chegou a queimar.

O negócio é usar um suporte de lâmpada de cerâmica que é mais seguro, hehe

Talvez usaremos uma resistência, achei uma bem interessante que é rosqueada no lugar da lâmpada:

http://www.chocmaster.com.br/loja/produto-101757-1111-resistencia_de_rosca_conica_200w

Aliás, nesse mesmo site tem um tic-17 para venda num preço bem razoável, pagamos 76,00 com frete (no site fala em frete único por R$ 25,00, mas ao fazer a compra o próprio site calculou o frete por R$ 16,00)
 
Fui tentar fazer essa da lâmpada enrolada no papel alumínio, mas o suporte (bocal) da lampada derreteu. Por sorte, não aconteceu nada mais grave, apenas o suporte estragou, a lâmpada nem chegou a queimar.

O negócio é usar um suporte de lâmpada de cerâmica que é mais seguro, hehe

Talvez usaremos uma resistência, achei uma bem interessante que é rosqueada no lugar da lâmpada:

http://www.chocmaster.com.br/loja/produto-101757-1111-resistencia_de_rosca_conica_200w

Aliás, nesse mesmo site tem um tic-17 para venda num preço bem razoável, pagamos 76,00 com frete (no site fala em frete único por R$ 25,00, mas ao fazer a compra o próprio site calculou o frete por R$ 16,00)

Cara, como vc não vai usar isso sempre, coloca uma torradeira elétrica dentro da geladeira, ou um secador de cabelo, ou outra coisa que tenha na tua casa que produza calor.
 
Cara, como vc não vai usar isso sempre, coloca uma torradeira elétrica dentro da geladeira, ou um secador de cabelo, ou outra coisa que tenha na tua casa que produza calor.

kkkkkk... desculpa Kurt mas achei engraçado imaginando o secador dentro da geladeira .. kkkk... pensou minha mulher procurando o secador ai acha ele dentro da geladeira ... rsrs ... quem não quiser usar o secador por causa do barulho pode usar a chapinha de cabelo tb .. rsrs ...

Mas agora falando serio ... gostei dessa resistencia no lugar da lampada .. fica uma coisa mais bonita e não é tão caro ... e estou precisando comprar outro TIC .. acho que vou aproveitar.
 
Cara, na verdade enquanto estiver frio do jeito que está, teremos sempre que usar algo pra aquecer durante a fermentação. Sei que o inverno rigoroso só começou agora, mas faz um bom tempo que não temos temperaturas estáveis por aqui, e sempre abaixo de 18º... E creio que será assim todos os invernos, então queria ter uma coisa reservada só pra aquecimento :)

Aliás, me surgiu uma dúvida agora. Alguém sabe me dizer se existe um limite em watts para ligar um equipamento no tic-17?
 
Cara, na verdade enquanto estiver frio do jeito que está, teremos sempre que usar algo pra aquecer durante a fermentação. Sei que o inverno rigoroso só começou agora, mas faz um bom tempo que não temos temperaturas estáveis por aqui, e sempre abaixo de 18º... E creio que será assim todos os invernos, então queria ter uma coisa reservada só pra aquecimento :)

Aliás, me surgiu uma dúvida agora. Alguém sabe me dizer se existe um limite em watts para ligar um equipamento no tic-17?

Pelo que vi, ele pode até 16A, acima disso tem que ter contator.
 
Diogo,
Eu montei uma geladeira ligada em um controlador Fullgauge TIC-518Ri. Ele tem duas saídas que podem ser configuradas tanto para aquecimento como para refrigeração. Numa está ligada a geladeira. Na outro liguei uma lâmpada incandescente enrrolada em papel alumínio. Só tem que tomar o cuidado de usar um suporte para a lâmpada que resista ao calor (usei um de porcelana), afastar a lâmpada de partes de plástico da geladeira ou fermentador para que não derretam e também cuidado com o papel alumínio não tocar a parte metálica da lâmpada ou suporte para não passar corrente e causar algum acidente (choque). Funciona muito bem. Consigo manter a temperatura desejada sem problemas mesmo nos dias frios.
Abraço

Oi Rodrigo. Eu usei esse esquema para instalar o Tic 17 na minha geladeira: http://bottobier.com.br/blog/?p=108. Para ligar a lâmpada no seu Tic você utilizou as mesmas saídas que vão para a geladeira (no caso a 7 e a 11)? E caso tenha feito isso, nesse caso não acabaria ligando tanto a geladeira como a lâmpada? Obrigado
 
Oi Rodrigo. Eu usei esse esquema para instalar o Tic 17 na minha geladeira: http://bottobier.com.br/blog/?p=108. Para ligar a lâmpada no seu Tic você utilizou as mesmas saídas que vão para a geladeira (no caso a 7 e a 11)? E caso tenha feito isso, nesse caso não acabaria ligando tanto a geladeira como a lâmpada? Obrigado

No caso ele não usou um TIC 17. Se quiseres controlar 2 parâmetros ao mesmo tempo vais ter que comprar um controlador melhor, o TIC 17 só consegue controlar um parâmetro por vez. Porém no inverno, pelo menos aqui, a geladeira quase nunca liga, sendo assim da pra usar um tic 17 com a lampada e deixar a geladeira desligada e mudar o modo de operação do Tic 17 para aquecimento.
 
No caso ele não usou um TIC 17. Se quiseres controlar 2 parâmetros ao mesmo tempo vais ter que comprar um controlador melhor, o TIC 17 só consegue controlar um parâmetro por vez. Porém no inverno, pelo menos aqui, a geladeira quase nunca liga, sendo assim da pra usar um tic 17 com a lampada e deixar a geladeira desligada e mudar o modo de operação do Tic 17 para aquecimento.

Uba, o Luz está correto, o TIC-17 controla apenas um parâmetro por vez. Se você ligar a lâmpada na mesma saída da geladeira, vai ligar ambos ao mesmo tempo.

Eu usei o TIC-518Ri (tem outros que fazem a mesma função, COEL, etc.), esse controla 2 parâmetros, com uma saída ligada na geladeira e outra para a lâmpada. É um pouco mais caro que o TIC-17, mas resolve. Consigo controlar a temperatura de fermentação com variação (histerese) de 0,1ºC.

Abraço.
 
Diogo,
Eu montei uma geladeira ligada em um controlador Fullgauge TIC-518Ri. Ele tem duas saídas que podem ser configuradas tanto para aquecimento como para refrigeração. Numa está ligada a geladeira. Na outro liguei uma lâmpada incandescente enrrolada em papel alumínio. Só tem que tomar o cuidado de usar um suporte para a lâmpada que resista ao calor (usei um de porcelana), afastar a lâmpada de partes de plástico da geladeira ou fermentador para que não derretam e também cuidado com o papel alumínio não tocar a parte metálica da lâmpada ou suporte para não passar corrente e causar algum acidente (choque). Funciona muito bem. Consigo manter a temperatura desejada sem problemas mesmo nos dias frios.
Abraço

Quantos watts a lampada que tu colocou?
 
Alguém que usa esse sistema da lâmpada com papel alumínio poderia mandar uma foto da geladeira? Vou testar mas queria ver primeiro.
 
Uba, o Luz está correto, o TIC-17 controla apenas um parâmetro por vez. Se você ligar a lâmpada na mesma saída da geladeira, vai ligar ambos ao mesmo tempo.

Eu usei o TIC-518Ri (tem outros que fazem a mesma função, COEL, etc.), esse controla 2 parâmetros, com uma saída ligada na geladeira e outra para a lâmpada. É um pouco mais caro que o TIC-17, mas resolve. Consigo controlar a temperatura de fermentação com variação (histerese) de 0,1ºC.

Abraço.

Pessoal... o TIC-17 consegue controlar dois parâmetros sim... Eu usei por um bom tempo. Segue link de como fazer a ligação:

http://www.homebrewtalk.com.br/showpost.php?p=5081520&postcount=10

Ops... depois de postar que vi que a mensagem é bem antiga!!! Tentei excluir mas não sei como.
 
Tentei usar o controlador que controla a geladeira e um aquecedor, mas ai fica esquentando e liga a geladeira ai esfria liga o aquecedor, ficam ligando um e outro a todo momento ou se deixa uma janela de temperatura muito grande para isso nao acontecer ai perde a precisão. Eu coloquei so o aquecedor e deixei a geladeira desligada, e fiquei monitorando mais seguido a temperatura. Assim eu deixei meu controlador variando de 24-26°C e a temperatura do meu fermentador permaneceu estacionado em 23°C. Ficou uma beleza. Então onde quero chegar é que nao precisa deixar aquecedor e gelaceira funcionando basta deixar a geladeira desligada e o aquecedor funcionando sob o controlador. A temperatura aqui na região esta variando entre 8°C a noite e 18°C de dia.
 
Tentei lampada de filamento, tambem lampada dicroica que aquece muito, com aluminio e cobrido com pano preto o aquecedor, mas é muito perigoso, pois as lampadas aquecem demais. Então comecei a usar um aquecedor daqueles que tem uma resistencia e um ventilador, eles tem potencia de 1.000 whats, ligados no controlador e funcionou muito bem. Tem seu grau de perigo, mas é so fixar bem o aquecedor, deixar o sensor do controlador bem longe e se contato com nada dentro da geladeira, assim se garante que o controlador vai desligar o aquecedor.
 
Uma alternativa é utilizar estas lâmpadas próprias para aquecimento e que não emitem luminosidade.
custam $5 e tem potência de até 150 W.
Link: https://www.aliexpress.com/item/50W...lgo_pvid=a1e87fba-4484-4eb7-b5c0-e42e01dff36d

HTB13FSoQFXXXXbxXpXXq6xXFXXXw.jpg



Ou utilizar aqueles aquecedores portáteis com ventoinha conforme o Nebenzahl utiliza:
Preço: $14
Link: https://www.aliexpress.com/item/PTC...id=90372200-e4d1-4e70-9dee-2018f1d2eff1&tpp=1

HTB1F0D_NVXXXXbNXVXXq6xXFXXXU.jpg


Lá fora o pessoal utiliza uns tubos cerâmicos preenchidos com óleo, mas é raro achar por aqui:
tube-heater.jpg
 
Resolvi meu problema com uma lâmpada comum (não sei a potência, era uma lâmpada véia que tava numa gaveta e não dizia nada nela). Pendurei numa daquelas extensões prontas, tipo pra acampamento, que já tem um soquete na ponta envolvido por uma gaiola de alumínio.

Com o inverno na porta, a temperatura ambiente tá abaixo da temperatura de fermentação de ales. Sendo assim, pus meu TIC-17 controlando a lâmpada em vez da geladeira (essa nem na tomada está). No TIC, é só mudar o parâmetro OP para 1.

Caso o tempo esquentar ou quando chegar a hora de baixar a temperatura do fermentador, é só tirar a lâmpida e voltar à configuração inicial (TIC com OP 0 controlando a geladeira).
 
Back
Top