fermentador cônico rotomoldado indupropil - Avaliação/Uso/dúvidas.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

fabiobrum

Well-Known Member
Joined
Dec 2, 2015
Messages
182
Reaction score
48
Boa noite,

Tópico criado para trocar informações sobre os fermentadores conicos da indupropil.

Bem, acabei de receber o fermentador conico de 50 litros da indupropil. O processo de compra foi bem tranquilo e a entrega foi realizada num tempo aceitavel (a compra foi diretamente com a indupropil).
Deixo a dica para o pessoal quanto ao frete, se fizer a compra diretamente pelo site o frete fica mais caro. Tive um grande desconto no frete( cerca de R$ 80,00 mais um desconto para pagamento a vista) após consultar a loja por telefone.

Ao receber a encomenda, fiquei um pouco desapontado com o acabamento das roscas, elas estão bem asperas e aparentam ser bem frágeis, vamos ver se não vai dar problema de vazamento. Por isso peço aos colegas que compartilhem sua experiencia no uso dessa marca de fermentador.

Quando a conexão dos acessórios ficou uma dúvida, ja ví instalações com o registro na posição vertical e na horizontal com o auxilio de um cotovelo de 90 graus. Afinal, tanto faz?

Outra informação que não encontrei foi quanto a sanitização. Devo desmontar todas as conexões a cada brassagem? Caso negativo, ou seja, as conexçoes são mantidas, no caso no qual a torneira fica na posição horizontal, como fica a sanitização do cotovelo de 90 graus?

Caso positivo, ou seja, desmontando todas as conexões a cada brassagem, alguém teve problemas com desgaste ou quebra das roscas?

Bem, me comprometo a ir atualizando o tópico com minhas impressões sobre o uso dessa marca de fermentador, acredito que isso ajudará aos que pensam em adquirir um semelhante (seria legal se mais fizessem o mesmo).

Abs!
 
Boa noite,

Tópico criado para trocar informações sobre os fermentadores conicos da indupropil.

Bem, acabei de receber o fermentador conico de 50 litros da indupropil. O processo de compra foi bem tranquilo e a entrega foi realizada num tempo aceitavel (a compra foi diretamente com a indupropil).
Deixo a dica para o pessoal quanto ao frete, se fizer a compra diretamente pelo site o frete fica mais caro. Tive um grande desconto no frete( cerca de R$ 80,00 mais um desconto para pagamento a vista) após consultar a loja por telefone.

Ao receber a encomenda, fiquei um pouco desapontado com o acabamento das roscas, elas estão bem asperas e aparentam ser bem frágeis, vamos ver se não vai dar problema de vazamento. Por isso peço aos colegas que compartilhem sua experiencia no uso dessa marca de fermentador.

Quando a conexão dos acessórios ficou uma dúvida, ja ví instalações com o registro na posição vertical e na horizontal com o auxilio de um cotovelo de 90 graus. Afinal, tanto faz?

Outra informação que não encontrei foi quanto a sanitização. Devo desmontar todas as conexões a cada brassagem? Caso negativo, ou seja, as conexçoes são mantidas, no caso no qual a torneira fica na posição horizontal, como fica a sanitização do cotovelo de 90 graus?

Caso positivo, ou seja, desmontando todas as conexões a cada brassagem, alguém teve problemas com desgaste ou quebra das roscas?

Bem, me comprometo a ir atualizando o tópico com minhas impressões sobre o uso dessa marca de fermentador, acredito que isso ajudará aos que pensam em adquirir um semelhante (seria legal se mais fizessem o mesmo).

Abs!
Fábio,

Talvez você não tenha achado as informações porque pelo que eu vi as tuas dúvidas são genéricas, e não relacionadas especificamente a fermentadores cônicos.

Vamos aos exemplos:

- Devo desmontar todas as conexões a cada brassagem?

Você deve desmontar TODAS as conexões, SEMPRE, de QUALQUER tipo de fermentador que você usar. Não importa se é cônico, se não é, ou o material. Ou seja, isso é uma boa prática de limpeza e assepsia geral.

- Caso positivo, ou seja, desmontando todas as conexões a cada brassagem, alguém teve problemas com desgaste ou quebra das roscas?

Só se você cometer algum erro, como enroscar errado, etc. É preciso ter em mente que o fermentador é feito de termoplástico, e todos sabem disso ao comprar. Ou seja, não é inquebrável, e as roscas não são resistentes como inox ou latão. Isso quer dizer que em um de inox, você até pode ser "descuidado" e enroscar errado, fazer força, tirar, colocar novamente, etc. Já em um de plástico, não pode. De qualquer maneira, é por isso que um fermentador de plástico custa várias vezes menos que um de Inox.

- Quando a conexão dos acessórios ficou uma dúvida, ja ví instalações com o registro na posição vertical e na horizontal com o auxilio de um cotovelo de 90 graus. Afinal, tanto faz?

Justamente isso... esse é o motivo pelo qual você viu alguns de um jeito, outros de outro... porque tanto faz. É preferência pessoal. Talvez o com curva tenha uma pequena resistência a mais na hora de remover a lama, mas quanto? Totalmente desprezível.

- Ao receber a encomenda, fiquei um pouco desapontado com o acabamento das roscas, elas estão bem asperas e aparentam ser bem frágeis, vamos ver se não vai dar problema de vazamento. Por isso peço aos colegas que compartilhem sua experiencia no uso dessa marca de fermentador.

Eu recomendo ter um pouco de parcimônia ao tirar conclusões antes de utilizar. Vazamento só acontece por má instalação, ou por usar roscas de padrão diferente, o que é um erro da pessoa que utiliza. Sobre o acabamento aparentar ser áspero, bom, é algo que não dá pra analisar pois a diferença real que isso faz é quase lúdica.

No fim, sem querer criticar só pela crítica, mas eu acho que o principal objetivo desse tópico é que VOCÊ quer ouvir a opinião de quem já comprou... e PRINCIPALMENTE, de quem já usou e usa há tempos.

Os relatos que você deu, queira ou não, é de alguém com pouca experiência (até pela pergunta que você fez sobre desmontar conexões) e que nem utilizou o produto em várias brassagens, então pode dar a entender que tal coisa não funciona direito só porque você abriu o produto e não gostou do visual de algumas coisas. Seria como eu comprar uma moto e abrir um tópico dizendo o que achei sobre ela, sendo que estou aprendendo a pilotar. Ou seja, nesse caso, eu só criaria um tópico com algo como "Alguém que tenha experiência com a Moto X poderia me dizer os prós e os contras?".

Espero não ter sido chato, mas eu gosto de alertar sobre conclusões precipitadas.

E pra quem tem dúvidas disso, eu sou um grande defensor do NÃO uso de fermentadores cônicos por cervejeiros iniciantes, pois a maioria não sabe claramente o motivo de estarem utilizando um. :)

EDIT: depois deste tópico, resolvi criar um tópico fixo pra explicar os prós/contras de fermentadores cônicos - http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=407131

Abraço,
 
Last edited:
Obrigado pela contribuição!
Você está certo quanto a inexperiência, primeira vez que me deparo com um fermentador cônico e por insegurança acabei fazendo essa pergunta um tanto boba. De fato a experiência que tive foi apenas com as bombonas, que São muito mais fáceis de lidar na hora de limpar.
O que motivou o post foi a impressão que tive ao limpar o fermentador. Me pareceu frágil, talvez tenha sido uma conclusão precipitada, só o uso vai confirmar isso.
Quanto as conexões, vou tomar cuidado com as roscas dele já que é mandatório desmontar tudo a cada brassagem.

Por enquanto ele vem me atendendo quanto ao custo, que venha a primeira brassagem com ele!
 
Obrigado pela contribuição!
Você está certo quanto a inexperiência, primeira vez que me deparo com um fermentador cônico e por insegurança acabei fazendo essa pergunta um tanto boba. De fato a experiência que tive foi apenas com as bombonas, que São muito mais fáceis de lidar na hora de limpar.
O que motivou o post foi a impressão que tive ao limpar o fermentador. Me pareceu frágil, talvez tenha sido uma conclusão precipitada, só o uso vai confirmar isso.
Quanto as conexões, vou tomar cuidado com as roscas dele já que é mandatório desmontar tudo a cada brassagem.

Por enquanto ele vem me atendendo quanto ao custo, que venha a primeira brassagem com ele!
Isso aí.

Siga em frente e vá fazendo tudo com cuidado. O mais importante é ter bastante cuidado com limpeza e sanitização, pois já vi casos de uso continuado sem ligar muito pra limpeza, e isso criou uma contaminação quase permanente no fermentador. Quando se faz tudo certinho, aí sim, ele é ótimo.

Abraço,
 
Segue uma foto do fermentador da indupropil no segundo dia de fermentação. Parece que esta cumprindo seu papel.
 

Attachments

  • image.jpg
    image.jpg
    120.1 KB · Views: 392
Atualizando.... Segue uma foto depois da remoção da lama. Ficou um pouco de resíduo, mas acredito que seja impossível tirar tudo sem perder muita cerveja, vou deixar decantar mais uns dias para tentar purgar mas um pouco. Uma dica... Tenham paciência na hora de remover a lama. Para ter esse resultado tive que fazer o processo em várias etapas. Ao primeiro sinal de saída de cerveja eu fechava a torneira dava umas pancadas de leve no fermentador e esperava alguns minutos para reiniciar o processo.
aa4b978a8d62c6df6debc1877eca4ca2.jpg
 
Esse nas fotos é rotomoldado, mas esse fabricante também faz os soldados.

A valew, to querendo comprar um destes.

Este pé do fermentador. É fácil de tirar se eu quiser? Pergunto isto porque vou ter que fazer um pé especial para encaixar na geladeira (devido ao motor), mas também quero ter um de polipropileno tradicional. é fácil tirar e colocar desta base?


Porque você preferiu pegar a válvula de inox?




Grato desde já!
 
Tô montando dois, com refrigeração. A ideia é estrear em agosto
f0f8d3e90c04e92dcaf1ec5caf79acce.jpg


Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
Tô montando dois, com refrigeração. A ideia é estrear em agosto
f0f8d3e90c04e92dcaf1ec5caf79acce.jpg


Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
Amigo onde você adquiriu esta "capa" do seu fermentador? Mandou fazer? Tem os cortes? É feito de que?
 
Segue uma foto do fermentador da indupropil no segundo dia de fermentação. Parece que esta cumprindo seu papel.
Os rotomoldados não vem com rosca para poço térmico. Como vc as fez? Simplesmente furou e usou arruela?

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
Amigo onde você adquiriu esta "capa" do seu fermentador? Mandou fazer? Tem os cortes? É feito de que?
Mandei fazer;
Não tenho os cortes (deixei o fermentador lá);
Neoprene (6mm no cone e até 2/3 da altura, o restante, 3mm)

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 

Latest posts

Back
Top