Fermentador Cônico em Geladeira

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

leandroblunk

Member
Joined
Jun 17, 2013
Messages
16
Reaction score
3
Olá.

Fiz uma adaptação na geladeira para encaixar um cônico de 100l, coube certinho. Minha dúvida é em relação ao freezer que está bem próximo ao fermentador, pois abri ele sem romper os canos que passar ali por dentro.
Acho que não deve haver problema quando a temperatura for controlada em torno de 15 a 18C, mas quando for para temperaturas de maturação esta região no fermentador vai se manter muito mais baixa que a parte de baixo onde está o fermento, isso pode prejudicar a fermentação/maturação?
 

Attachments

  • 20140720_173013.jpg
    20140720_173013.jpg
    31.7 KB · Views: 1,593
Desculpa não poder te dar uma resposta, ainda sou bem novato no mundo cervejeiro (estou com minha primeira breja na 2ª maturação ainda), mas gostaria de parabeniza-lo pelo trabalho, tive que fazer uma adaptação no meu frigobar e não tive a habilidade de abrir o congelador como você fez.
 
Pois é, ainda faltam alguns detalhes até ficar 100% (bomba, mangueiras, válvulas).
Através de um outro fórum um colega postou que uma camada superior forma gelo, mas que não tenha afetado a cerveja, mas ai vai do nível sensorial de cada um.
Boas cervejas Marchi.
 
Cara, o importante é medir ao máximo a temperatura do líquido, e não da geladeira. Ou seja, faça o mais recomendado que é deixar o sensor de temperatura colado no fermentador, e não terás muitos problemas.

De preferência, num caso desses, instale um poço termométrico.

Abraço,
 
Leandro, uma dúvida: você simplesmente dobrou a placa do congelador? Estou fermentando em um fermentador cônico também na minha geladeira, o espaço ficou "na conta" e estou querendo abrir o congelador também, mas estou com receio de danificar a placa...
 
To fazendo uma TB. Uma ideia para distribuição da temperatura é instalar uma ventoinha que aciona junto com o motor
 
Cara, o importante é medir ao máximo a temperatura do líquido, e não da geladeira. Ou seja, faça o mais recomendado que é deixar o sensor de temperatura colado no fermentador, e não terás muitos problemas.

De preferência, num caso desses, instale um poço termométrico.

Abraço,

Pessoal,

Estou usando pela primeira vez um fermentador cônico de 70 litros, coloquei 50 litros de uma kolsch para fermentar no domingo a noite a 18 graus (sensor colado no fermentador e muito bem isolado), até hoje (terça) pela manhã não vi borbulha no airlock, apenas uma pequena movimentação, ou seja, parece estar querendo começar....como não sei se está completamente vedado o fermentador por estar usando pela primeira vez, se não for por isso, pode ser porque a temperatura esta um pouco baixa (em balde eu fermentava a uns 20 graus) ou pelo headspace de 20 litros?


valeu.
 
Pessoal,

Estou usando pela primeira vez um fermentador cônico de 70 litros, coloquei 50 litros de uma kolsch para fermentar no domingo a noite a 18 graus (sensor colado no fermentador e muito bem isolado), até hoje (terça) pela manhã não vi borbulha no airlock, apenas uma pequena movimentação, ou seja, parece estar querendo começar....como não sei se está completamente vedado o fermentador por estar usando pela primeira vez, se não for por isso, pode ser porque a temperatura esta um pouco baixa (em balde eu fermentava a uns 20 graus) ou pelo headspace de 20 litros?


valeu.
Vedação.
 
Vedação.

Realmente é a vedação, tirei uma amostra ontem e a fermentação parece estar ok. O gosto está muito bom.

Acho que a borracha da tampa não tá muito legal. Uso agora um da biofree, antes usava da indupropil e tb tive problema. Mas vou arrumar para a próxima.

Valeu.
 
Coloca uma ventuinha para circular o ar frio. Ajuda a distribuir. Ela aciona junto com o motor da geladeira...
 
Olá amigos cervejeiros!
Queria aproveitar o post pra tirar uma dúvida...

Alguém conhece algum freezer que não seja do tipo expositor para armazenar um fermentador de 100 litros, altura em torno de 115 cm?

Todos os freezers que vi até hoje possuem serpentinas de resfriamento abaixo das gavetas.

Obrigado
 
Estou com problemas. Comprei um fermentador cônico de50l, e não sabia que teria eu que purgar o fermento após 24hs, e o que deu? O fermento endureceu, e agora eu não sei o que fazer, pois não tenho como fazer trasfega-la, pois não tenho outro balde ou bombona. O que me aconselham fazer?

Pensei em ja elevar a 10 graus e inserir a técnica da gelatina e depois ja jogar pra 0 pra maturar.

ou ja elevo a 0 e mando brasa na maturação com o fermento dentro?

Aguardo!
 
Estou com problemas. Comprei um fermentador cônico de50l, e não sabia que teria eu que purgar o fermento após 24hs, e o que deu? O fermento endureceu, e agora eu não sei o que fazer, pois não tenho como fazer trasfega-la, pois não tenho outro balde ou bombona. O que me aconselham fazer?

Pensei em ja elevar a 10 graus e inserir a técnica da gelatina e depois ja jogar pra 0 pra maturar.

ou ja elevo a 0 e mando brasa na maturação com o fermento dentro?

Aguardo!

Maturação com o fermento dentro. Não há problema!
 
Posto fotos de uma base que inventei para encaixar um fermentador de 50 litros e aproveitar bem o espaço. Usei um tubo de pvc 300mm que deve aguentar o tranco, mas por precaução vou usar essas fitas metálicas furadas parafusadas em torno de toda a peça para reforçar. Ainda não tive coragem de desdobrar o congelador da geladeira. Até andei procurando algum vídeo no youtube mas não achei. Aceito dicas (Y)

O pvc custou 23,50 e a fita com parafuso uns 2,00.

BYHuuC8.jpg

ccHPXIq.jpg

zflpM7Y.jpg

1BorvJP.jpg
 
@Franzoi_VKB , quer que te mande por email, isso? Ou não estão aparecendo na tua tela? Acho que tem como baixar do post, clicando com o botão direito e salvamdo no teu hd, mas pode me mandar o email, se quiser por mp, que te mando as imagens, claro.
:mug:
 
@Franzoi_VKB , quer que te mande por email, isso? Ou não estão aparecendo na tua tela? Acho que te, como baixar do post, clicando com o botão direito e salvamdo no teu jd, mas pode me mandar o email, se quiser por mp, que te mando as imagens, claro.
:mug:

Opa, agora em casa as fotos abriram, acho que era algum firewall da empresa.
Mesmo assim obrigado e parabéns pela ideia, acho que vou copiar :rockin:
:mug:
 
@leandroblunk, parabéns pela instalação!!!!

O único problema é que acredito que terás é realmente com a distribuição de temperatura ao redor do fermentador. As correntes convectivas (responsáveis pelo movimento de ar e uniformidade de temperaturas) ficam estaganadas quando o espaçamento ou abertura pelo qual devem passar for inferior a 13mm.

Dessa forma, eu também acho que seria interessante um ventilador interno...

Abraço!
 
Galera.. aproveitando o tópico. Aonde eu encontro fermentadores com posição horizontal pro airlock?? (pra deixar 2 fermentadores um em cima do outro na geladeira).
 
Galera.. aproveitando o tópico. Aonde eu encontro fermentadores com posição horizontal pro airlock?? (pra deixar 2 fermentadores um em cima do outro na geladeira).

No Lamas tem.

Se fosse eu, compraria os fermentadores sem o air-lock, sem furos e faria os furos laterais com blow off ao invez de air-lock.

Abcs
 
@leandroblunk, parabéns pela instalação!!!!

O único problema é que acredito que terás é realmente com a distribuição de temperatura ao redor do fermentador. As correntes convectivas (responsáveis pelo movimento de ar e uniformidade de temperaturas) ficam estaganadas quando o espaçamento ou abertura pelo qual devem passar for inferior a 13mm.

Dessa forma, eu também acho que seria interessante um ventilador interno...

Abraço!
Mario, tu te referes sobre o congelador desdobrado? Ou mesmo dobrado? Penso em instalar um pequeno cooler dentro da geladeira para homogenizar a temperatura, mesmo se acabar não desdobrando o congelador, que só farei se for mesmo necessário para as minhas levas.
:mug:
 
Mario, tu te referes sobre o congelador desdobrado? Ou mesmo dobrado? Penso em instalar um pequeno cooler dentro da geladeira para homogenizar a temperatura, mesmo se acabar não desdobrando o congelador, que só farei se for mesmo necessário para as minhas levas.
:mug:

Machado, eu me refiro a qualquer distancia transversal pela qual o escoamento deva passar, em qualquer lugar, mas especificamente ao longo do fermentador, pois é ali que a maior parte da transmissão de calor vai ocorrer. Qualquer fenda menor que 13mm de espessura tenderá a estagnar as correntes convectivas. Dessa forma, um ou mais ventiladores direcionando o escoamento seriam importantes.

Abraço!
 
Posto fotos de uma base que inventei para encaixar um fermentador de 50 litros e aproveitar bem o espaço. Usei um tubo de pvc 300mm que deve aguentar o tranco, mas por precaução vou usar essas fitas metálicas furadas parafusadas em torno de toda a peça para reforçar. Ainda não tive coragem de desdobrar o congelador da geladeira. Até andei procurando algum vídeo no youtube mas não achei. Aceito dicas (Y)

O pvc custou 23,50 e a fita com parafuso uns 2,00.

BYHuuC8.jpg

ccHPXIq.jpg

zflpM7Y.jpg

1BorvJP.jpg

Estou com um problema pra encaixar o meu fermentador na minha geladeira e me deparei esse seu post.

Acho que uma base dessas vai solucionar perfeitamente o meu problema, até porque o meu fermentador também é da indupropil e de 50 litros.

Você ainda usa essa base? Deu certo reforçar com as fitas metálicas? Basicamente, gostaria de saber se funcionou pra você e se você tem alguma mudança pra me sugerir quando eu for copiar o projeto.

Se possível, você teria as medidas da sua peça? E como você fez pra cortar o PVC?
 
@Cienfuegos, o sistema funcionou, sim. E as cintas metálicas, baratas e encontradas em quase qualquer ferragem, realmente se fizeram importantes por causa dos cortes no tubo. Sobre as medidas, o tubo é padrão, de 300mm, e foi cortado com uma serrinha caseira, dessas que se troca a lâmina facilmente. Todas as peças são bem comuns e padronizadas. Com certeza encontrará pela tua cidade. Não fiz mais nenhuma mudança nele, enquanto estive com ele, que foi vendido e segue sendo usado assim. Boas cevas.
 
@Cienfuegos, o sistema funcionou, sim. E as cintas metálicas, baratas e encontradas em quase qualquer ferragem, se fizeram importantes por causa dos cortes no tubo, sim. Sobre as medidas, o tubo é padrão, de 300mm, e foi cortado com uma serrinha caseira, dessas que se troca a lâmina facilmente. Todas as peças são bem comuns e padronizadas. Com certeza encontrará pela tua cidade. Não fiz mais nenhuma mudança nele, enquanto estive com ele, que foi vendido e segue sendo usado assim. Boas cevas.

Muito obrigado por compartilhar o conhecimento, colega. Valeu! Vou tentar e postar o resultado aqui.
 
Você precisou cortar o freezer para desdobrar? Cortou com o que? Tesoura para chapa ou serra?

Olá.

Fiz uma adaptação na geladeira para encaixar um cônico de 100l, coube certinho. Minha dúvida é em relação ao freezer que está bem próximo ao fermentador, pois abri ele sem romper os canos que passar ali por dentro.
Acho que não deve haver problema quando a temperatura for controlada em torno de 15 a 18C, mas quando for para temperaturas de maturação esta região no fermentador vai se manter muito mais baixa que a parte de baixo onde está o fermento, isso pode prejudicar a fermentação/maturação?
 
Ola Machado.
Parabens pelo projeto.
Estou pensando em copiar seu projeto.
Poderia me dizer qual a atura final que ficou (fermentador+cano+airlock) pra eu ver se cabe na minha geladeira.
Conseguiu fazer a purga do fermento? Teria foro dele ja com a torneira de purga pra eu ver como ficou?
Muito obrigado.

@Cienfuegos, o sistema funcionou, sim. E as cintas metálicas, baratas e encontradas em quase qualquer ferragem, realmente se fizeram importantes por causa dos cortes no tubo. Sobre as medidas, o tubo é padrão, de 300mm, e foi cortado com uma serrinha caseira, dessas que se troca a lâmina facilmente. Todas as peças são bem comuns e padronizadas. Com certeza encontrará pela tua cidade. Não fiz mais nenhuma mudança nele, enquanto estive com ele, que foi vendido e segue sendo usado assim. Boas cevas.
 
Ola Machado.
Parabens pelo projeto.
Estou pensando em copiar seu projeto.
Poderia me dizer qual a atura final que ficou (fermentador+cano+airlock) pra eu ver se cabe na minha geladeira.
Conseguiu fazer a purga do fermento? Teria foro dele ja com a torneira de purga pra eu ver como ficou?
Muito obrigado.
Opa, respondi em privado mas colo aqui, beleza? Meu velho, usei o fermentador algumas vezes e o vendi por causa de mudança de cidade e também porque não levaria adiante com frequência a ideia de reaproveitar a lama, já que voltei aos 20L. Vou ver se acho alguma foto onde tenha guardado as dimensões, mas as medidas dele devem constar no site da Indupropil. E o cano de pvc, 30 cm de diâmetro, também vai levar em conta a altura da sua geladeira, me refiro ao espaço que o motor ocupa. E para garantir espaço, não usava airlock e sim blow off, uma mangueirinha saindo do fermentador até um recipiente com sanitizante. Vou procurar alguma foto, repito, mas sabendo a altura direto do fabricante que você pretende comprar, ou já tem, e medindo a altura do motor da sua geladeira, e levando em conta a altura do air lock /blow off, mais uns 15cm de espaço abaixo do registro inferior para purgar o fermento, você já terá uma boa ideia de projeto. Boas cevas!
 
Bom dia galera!
@leandroblunk ou alguem sabe me dizer como foi feito esse corte no freezer da geladeira?(Na primeira imagem)
Nao há vazamento de gás da geladeira?

Obrigado
Bruno, se não me engano, não está cortado o freezer, está "dobrado", note ao lado esquerdo uma linha contínua que desce até um pouco mais da metade da geladeira.
Cuidado pois se você cortar o capilar, ou mesmo romper ao dobrar, o gás irá vazar e ele é fundamental no funcionamento da sua geladeira, pelo menos para fazer a função de gelar :).
Tenho um amigo que removeu o freezer e depois fez uma serpentina de cobre e ligou esta ao compressor da geladeira, com a devida carga de gás, mas ai o nível de gambiarra vai ao máximo, sem falar que precisa um bom conhecimento técnico.

[]s
 
Quem esta na duvida como baixar o freezer da uma olhada, fiz assim ja tem mais de um ano, segui o que esse vídeo explicou.
Claro que cada modelo de geladeira/freezer vai ser diferente, mas o passo a passo é nao cortar o freezer o correto é abrir ele na emenda.

 
Back
Top