Fermentador Cônico Caseiro - DIY

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

joca

Active Member
Joined
Jul 2, 2013
Messages
26
Reaction score
5
Galera,

Hoje me deparei com esta solução caseira de fermentador cônico usando um simples galão de água de 20l. Será que funciona ?? Qual seria a melhor maneira de vedar a tampa ?? Alguém fez algo assim ??

fermentador conico caseiro.jpg

http://cerveceros-caseros.org/index.php/foro10/23-fermentadores/55638-fermentador-imitando-a-los-conicos

Valeu !!!!
 
ae joca,
a pergunta é o que vc busca com um fermentador conico?
pq teria que ver quais vantagens de fazer esse esquema todo, porque são várias conexões e possibilidades de vazamento (e contaminação) que tem aí...

pro fermentador funcionar como conico tem que ter uma inclinação de 60º nas paredes, senão o fermento não desce pro meio, vai ficar trancado dos lados...

eu tenho um conico de 30L de plastico, desses que tem pra vender por ai, parede 60º e tal e mesmo assim quando ia purgar o fermento logo tava saíndo um monte de cerveja, daí tem q dar um tempo e purgar de novo, aí vai um monte de cerveja fora... encostei de lado esse conico... agora só uso aquelas bombonas brancas cúbicas...

abraço
 
Oi Tiago,

O que mais gostei desta idéia, é exatamente ter um fermentador conico descartável. Eu aproveitaria o galão de agua que comprei para a brassagem, uso como fermentador e depois descarto. Eliminando assim a possibilidade de contaminação. Eu faço levas pequenas e compro 2 galões de 6,5litros a cada brassagem.

Mas não faço idéia de como fazer a conexão da tampa, de forma que fique vedado, mas permita que o tubo vá descendo a medida que for retirando a cerveja, sobrando somente o fermento.

Alguém tem uma dica ???

Valeu !!!!
 
Joca, a questão é: qual é a necessidade de ser cônico?

Eu sempre pergunto isso para a maioria da galera, pois se a pessoa não reutiliza fermento com freqüência, sinceramente, o fermentador cônico pode ser até uma desvantagem. Digo isso porque quando comecei eu tinha "sonho" de ter um fermentador cônico porque achava legal, bonito, aí depois que comprei.. vi que ele mais me atrapalhava do que dava vantagens já que era ruim de carregar, ocupava mais espaço que um fermentador normal, e era mais difícil de limpar.

Outra coisa é o seguinte, no caso dessa bombona, não dá pra considerar como cônico. Cônico tem que ter paredes a 60 graus pro fermento ir pro fundo, de outra forma já não serve muito.

Abraço!
 
Oi Guenther,

Meu problema é que acho que levo muito fermento para as garrafas. Eu prefiro fazer levas pequenas, para fazer rápido e fácil e desta forma fazer sempre. Tenho feito uma receita nova todo sábado, pois estou na fase de experimentação...rsrsrsrs...

Como faço levas pequenas (5 litros), compro água mineral em galões de 6,25litros. E tenho usado os galões para fermentar. Sanitizo ele com Star San e não tenho problema de contaminação. Depois jogo fora e uso um novo galão na próxima fermentação.

Para tentar sedimentar o fermento, adaptei uma torneira na tampa original do galão, deixei o galão de cabeça para baixo durante os dias de maturação e tentei purgá-lo, mas não deu certo. Desce só uma parte dele e começo logo a perder cerveja.

Eu queria ter uma forma de usar um cano variável, que ficaria acima do fermento, drenando somente a cerveja para as garrafas.

Valeu, Obrigado !!!!
 
Joca, quando vc deixou o garrafão de cabeça para baixo para tentar purgar o fermento e ele desceu só um pouco e começou a perder cerveja é pelo mesmo motivo que o Guenther e o Tiago haviam falado. Só é efetivo se as paredes formarem um ângulo de 60 graus.

Esse será o mesmo problema se vc usar esse fermentados "cônico" caseiro.

Para sedimentar bem o fermento e não levar tanto fermento para a garrafa basta realizar a maturação corretamente, dando seu tempo necessário. Se quiser acelerar um pouco, é possível usar gelatina. Temperaturas próximas a zero também são melhores.

Até se vc usar um fermentador cônico em inox encamisado, se vc não deixar o tempo necessário/temperatura para decantar o fermento, vc terá esse mesmo problema no engarrafamento, o excesso de fermento.

Como vc fermenta em garrafões, após a devida maturação, use um sifão que resolverá seu problema. Vc também pode usar um balde de 5 litros como o que vende no lamas com uma torneira.
 
Oi Rodrigo,

OK. Vou abaixar a temperatura e aumentar o prazo de maturação (hoje maturo as ales durante 1 semana a 5°). Quero que minhas levas fiquem mais límpidas, com menos fermento em suspensão...

Obrigado pelas dicas !!!!
 
Tente usar gelatina, ela fica muito bonita, deixa a cerveja transparente.

Ferva a água em 10 vezes o peso de gelatina, desligue o fogo e misture, deixe esfriar e despeje na cerveja.

Um pacote dá bem para 20 a 30 litros, então use 1/4 para os 5 litros.

abraços
 
Para não levar sedimento, depois de fazer a fermentação primária e secundária, basta deixar o fermentador por alguns dias a frio antes de engarrafar a cerveja.

O que eu sempre sugiro é, depois dessa etapa de "clarificação" a frio, transferir a cerveja para outro balde sem levar os sedimentos através de sifão, misturar o priming, e então engarrafar tranquilamente sem se preocupar com borra nem nada.

Fazendo isso, ou seja, clarificando a cerveja antes de engarrafar/embarrilar, a quantidade de sedimentos é mínima.

Abraço!
 
Pessoal,

Muito obrigado pelas dicas !!!

Rodrigo, só mais uma dúvida com relação a gelatina, devo acrescentá-la a 2 ou 3 dias do final da maturação, certo ???

Acho que vou usar estas 2 dicas na Tripel que deve entrar em maturação nos próximos dias...

Valeu !!!!
 
Pode deixar uma semana sem problemas. Se usar primming ele ocorre normal.

Acho que numa tripel vai ficar bem legal sim!
 

Latest posts

Back
Top