DIY Resfriando fermentadores cônicos simples

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Por que não colocar o fermentador imerso em um tanque de água e refrigerar a água direto, com recirculação contínua?

Pode-se usar também uma unidade condensadora (externa) de um ar split e usar o radiador da unidade interna para resfriar a água. No meuver, facilitaria e muito as conexões, evitando soldas, por exemplo.


Por que não colocar o fermentador imerso em um tanque de água e refrigerar a água direto, com recirculação contínua?


Aí era mais fácil comprar um freezer :D

A minha ideia com esse projeto é resfriar 3 fermentadores com temperaturas independentes com um único banco de agua fria.

Abraços.
 
Parabéns pelo seu projeto, comprei agora um fermentador de parede dupla e pretendo usar o seu como base.

Fiquei em dúvida sobre este esquema de canos, pq são 3 vias?

Att.

Bom dia!

Tem 3 canos porque eu precisava criar um fluxo de agua e a partir desse fluxo derivar para os fermentadores, caso eu colocasse apenas entrada e saída, quando estivessem os 3 fermentadores com a válvula aberta, a água não iria fluir de forma uniforme pelas fermentadores. Se fosse trabalhar com um fermentador apenas eu não precisaria das 3 vias, apenas entrada e saída. :mug:
 
Massa! Mto obg!

Bom dia!

Tem 3 canos porque eu precisava criar um fluxo de agua e a partir desse fluxo derivar para os fermentadores, caso eu colocasse apenas entrada e saída, quando estivessem os 3 fermentadores com a válvula aberta, a água não iria fluir de forma uniforme pelas fermentadores. Se fosse trabalhar com um fermentador apenas eu não precisaria das 3 vias, apenas entrada e saída. :mug:
 
Desculpa a ressurreição, mas esse sistema é eficiente mesmo? Seu ar é de 7500 BTU, você fermenta quantos litros no máximo? Quero reproduzir seu projeto em 2 fermentadores de 50l, considerando um ar mais potente.
 
estou pensando em ano que vem montar um armário com meu sistema de produção aí teria 2 fermentadores cônicos de 15 litros, um frigobar que uso atualmente como câmara térmica vai virar o banco de frio, porém para mais de 1 fermentador qual bomba especificamente vocês usam? quem usa solenóide, qual modelo comprou elas dão problema?
 
Boa tarde @peterthomasu, tem mais atualizações do seu projeto, achei muito bom!!
 
Bom dia Henrique,

Vamos lá:


Sim, a princípio vou revestir o fermentador com aqueles EVA grossos de acampamento.



Vou usar tubos de PVC de 1/2, revestidos com aquelas espumas para revestir canos de ar condicionado.



O diâmetro será de 16cm, é o limite que da para entrar pela tampa do fermentador de 20 litros. A metragem eu não sei quanto ficou, encomendei no chutometro, ela tem 8cm de raio e a altura do espiral é de 16cm.



Bomba de aquário para homogeneizar o banco de água
http://www.ebay.com/itm/251070391913?_trksid=p2057872.m2749.l2649&ssPageName=STRK:MEBIDX:IT

Bomba que vai recircular a água pelas serpentinas
http://www.ebay.com/itm/302119903622?_trksid=p2057872.m2749.l2649&ssPageName=STRK:MEBIDX:IT#shpCntId


Qualquer dúvida pode perguntar.

Abração!!

Olá peterthomasu,
Estou montando um sistema semelhante e gostaria de saber se esta bomba é suficiente para o sistema proposto! Quero usar para dois fermentadores.
Abraço,
Leonardo
 
Inspirado pelos colegas aqui do fórum e de algumas outras ideias captadas na net, concluí meu banco de água gelada para resfriar meu balde fermentador.

Quem quiser acompanhar melhor, com vídeos e o desenvolvimento do projeto, acesse o Facebook e o Instagram e siga solariumpub nessas redes sociais.

Criei um tópico no fórum só para explicar como fiz: https://www.homebrewtalk.com.br/threads/meu-banco-de-água-gelada-dyi.412534/

Seguem fotos:

pltnSV2.jpg

crxQHwL.jpg


Várias fotos estão disponíveis em:

https://imgur.com/a/lkJJh1h

Obrigado a todos pela inspiração.

Att,

Matheus
 
Uma sugestão, ao invés de usar um compressor de ar condicionado que usa o gás r-22 vcs poderia usar um compressor de geladeira de 1/3 de gás 134a o mesmo e projetado para trabalhar em temperatura negativa como freezer e geladeira no caso de ar condicionado e temperatura positiva em média 7 graus logo o compressor de geladeira com gás 134a e mas eficiente e econômico, fica essa dica.
 
Back
Top