Fermentador bombona com serpentina enrolada

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

vbrunetti

Active Member
Joined
Apr 25, 2014
Messages
40
Reaction score
2
Bom dia cervejeiros....

Estou buscando métodos de fazer um fermentador resfriado e uma idéia me veio na cabeça...

Tenho 2 bombonas 60 litros e pensei em enrolar (umas 8 voltas.. 10 metros) uma mangueira cristal 1/2 com parede de 1mm (a mais fina)...
onde nessa mangueira irá passar água gelada vindo de um tanque de água a -5 graus...

terei um controlador para ativar e desativar uma bomba de água para fazer esse fluxo..

Colocarei algumas voltas de papel alumínio nesses tubos para aumentar a troca térmica e cobrirei com espuma isolante....

Pergunta.... Será q funcionará ??? alguém já fez algo do tipo??
 
Tem bastante fermentador desse tipo no hbt americano, mas ao inves da serpentina em mangueira plástica (que contem vários plastificantes para torná-la flexível, como alguns PBDEs), o pessoal usa inox... acho que para uma bombona dessas vale o preço do inox...
 
Tem bastante fermentador desse tipo no hbt americano, mas ao inves da serpentina em mangueira plástica (que contem vários plastificantes para torná-la flexível, como alguns PBDEs), o pessoal usa inox... acho que para uma bombona dessas vale o preço do inox...
Renato... eu pensei em usar inox mas colocar por dentro da bombona mas os preços das serpentinas estão caras...
Aí pensei em enrolar a mangueira por fora mesmo e forçar a troca térmica com o barril...
 
Velho, acho q a ineficiência desse sistema vai ser tão grande que vai acabar, ou não funcionando, ou não valendo a pena.
 
sim.. enrolar por fora... e isolar bem com espuma expansiva.... pra forçar ao máximo a troca térmica....
 
São bombonas plásticas, mangueira acredito que piore ainda mais o sistema. Agora se você der muitas voltas com tubo de alumínio, pode ser que funcione. Mas pelos gastos, sai mais em conta comprar um chiller inox e meter dentro do fermentador.
 
Gabriel.. 15 metros de tubo de aluminio 1/4 custa 22 reais.. uma serpentina de 7 metros de inox... 180... =(
 
Bom dia cervejeiros....

Estou buscando métodos de fazer um fermentador resfriado e uma idéia me veio na cabeça...

Tenho 2 bombonas 60 litros e pensei em enrolar (umas 8 voltas.. 10 metros) uma mangueira cristal 1/2 com parede de 1mm (a mais fina)...
onde nessa mangueira irá passar água gelada vindo de um tanque de água a -5 graus...

terei um controlador para ativar e desativar uma bomba de água para fazer esse fluxo..

Colocarei algumas voltas de papel alumínio nesses tubos para aumentar a troca térmica e cobrirei com espuma isolante....

Pergunta.... Será q funcionará ??? alguém já fez algo do tipo??
Cara, vai funcionar? Provavelmente.

Vai ser eficiente? Depende do quão cuidadoso e esforçado tu for pra montar.

Abraço,
 
Cara, eu sou de opinião que não vai funcionar. A condutividade térmica do plástico é muito mais baixa do que de qualquer metal. Dessa forma, mangueira plástica por fora de uma bombona plástica, é receita pra uma péssima condutividade térmica combinada. O resfriamento de grandes tanques, quando de inox, normalmente é feito por camisa externa de resfriamento, sendo tudo de inox.

No teu caso, eu colocaria uma sermpentina de inox por dentro da bombona, imersa no mosto. Vai dar trabalho para limpar, mas vai funcionar. Em colocando o número correto de espiras e tendo água mantida na temperatura correta (terás que ter um refrigerador de potência compatível), com bomba adequada, vai funcionar. Inúmeros trocadores de calor industriais são deste tipo. A serpentina é sempre por dentro. E a água terá que ser aditivada com algum anti-congelante (pode ser etanol mesmo...).

Abraços,

Mario
 
Fazendo uma instalação de refrigeração normal nesse esquema de serpentina imersa, não ocorreria de congelar o mosto onde toca a serpentina cada vez que o compressor fosse ativado, como acontece com a umidade nas placas da geladeira?
 
Fazendo uma instalação de refrigeração normal nesse esquema de serpentina imersa, não ocorreria de congelar o mosto onde toca a serpentina cada vez que o compressor fosse ativado, como acontece com a umidade nas placas da geladeira?

Tiago,

Nesse caso acredito que sempre é feito por refrigeração indireta, utilizando um líquido refrigerante que é bombeado para a serpentina. Se for do compressor direto para a serpentina eu acho que congela

Abraço.
 
Back
Top