Fermentador auto refrigerado X Guardar em câmara fria

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

SergioGraciano

Well-Known Member
Joined
Jun 17, 2016
Messages
73
Reaction score
4
Boa tarde cervejeiros!

Por favor, estou com uma dúvida e gostaria da opinião de vocês.
Quero comprar um fermentador cônico pela facilidade em separar o fermento, como quero garantir que após a fermentação eu encha um barril de 50L, vou comprar um fermentador de 75L. Para caber este fermentador, terei de comprar uma geladeira expositora, encontrei da mesma por R$1200,00, o fermentador custa R$517,58, e terei de gastar mais R$65,38 em acessórios, mais R$56,02 no poço térmico
Uma outra opção seria comprar um fermentador auto refrigerado, a indupropil me ofereceu um comum sistema de serpentina e passagem de glicol pela mesma, pediu R$2.969,98 pelo sistema completo.

FERM CERVEJA 75 LTS PP BRANCO C/ PÉ
KIT ACESS INOX 3/4" FERMENTADOR CÔNICO
POÇO TERMOMÉTRICO INOX BSP 1/2
KIT REFRIG BASICO TAMPA FERM 75/100 LTS
PAINEL CONTROLE BOMBA GLICOL
PAINEL MODUL CONTR TEMP TANQUES GLICOL
MOTOBOMBA P. APM37 1/2 CV 127/220V
NIPLE D SEXT RED INOX 304 BSP 1 X 3/4
NIPLE D SEXT RED INOX 304 BSP 3/4 X 1/2
VALVULA SOLENOIDE LATÃO 3/4 - 220V
VALVULA ESF MONO INOX PP ROSCA 3/4
ESPIGAO INOX ROSCA X ESCAMA 3/4"

Inicialmente pensei o seguinte:
Este sistema já vem com uma bomba de circulação e uma serpentina, como terei de comprar estes equipamentos para usar no processo, então comprando o sistema oferecido pela INDUPROPIL, eu já tenho tudo.
Então fiquei na dúvida se seria fácil desmontar o sistema para usar a serpentina e a bomba no processo e depois remontar para realizar a fermentação. Questionei o vendedor da empresa que me respondeu o seguinte:
"Em relação a desmontagem dos produtos
Aconselhamos fazer destes um sistema fechado e não misturar os processos
Uma porque você terá um trabalho maior desmontando a bomba da linha de glicol
Em relação ao chiller da tampa o mesmo pode ser desmontado para higienização.
Fica a seu encargo desmontar os mesmos e utilizar em outro processo"


Resumindo, fiquei na dúvida e gostaria muito da opinião de vocês:
1- será que é fácil desmontar e montar o sistema?
2- a serpentina e a bomba serão úteis no processo?
3- Oque me indicam comprar?


Desculpem por tantas perguntas, muito obrigado a todos desde já!
 
Vamos às perguntas basicas:
1) Quanto voce tem pra gastar?
2) Quantos fermentadores vc pretende controlar?

Agora, as obserfazend/respostas:
1) Se vc nao sabe como é a montagem/desmontagem, claramente voce nao sabe do que se trata;
2) Se vc nao sabe se a bomba e a serpentina serao uteis no processo, vc REALMENTE nao sabe o que esta fazendo;
3) O que o seu dinheiro der. Indico que continue utilizando os baldes e bombonas e invista em um pocotermicoa.

Enviado de meu SM-J200M usando Tapatalk
 
Vamos às perguntas basicas:
1) Quanto voce tem pra gastar?
2) Quantos fermentadores vc pretende controlar?

Agora, as obserfazend/respostas:
1) Se vc nao sabe como é a montagem/desmontagem, claramente voce nao sabe do que se trata;
2) Se vc nao sabe se a bomba e a serpentina serao uteis no processo, vc REALMENTE nao sabe o que esta fazendo;
3) O que o seu dinheiro der. Indico que continue utilizando os baldes e bombonas e invista em um pocotermicoa.

Enviado de meu SM-J200M usando Tapatalk
@SergioGraciano,

O Filipe pode estar parecendo meio duro, mas tendo a concordar com ele. Só resolva comprar algo quando vc não tiver dúvidas sobre aquilo... nem sobre o funcionamento, e quando digo isso, não é simplesmente perguntar pra alguém como funciona, é pesquisar sobre o assunto e ir descobrindo e entendendo o funcionamento, se não, a chance de vc piorar o seu processo é grande.

1 - Não é pra quem não tem experiência.
2 - Não consegui entender sua dúvida, já que no sistema citado esses itens são obrigatórios.
3 - Ou fique com algo muito simples, ou economize para um dia comprar um auto-refrigerado completo com compressor. Sistemas com glicol só são indicados pra quem normalmente consegue montar todo o sistema com uma mão nas costas, sem muitas dúvidas.

Abraço,
 
Bom, vou colocar em câmara fria mesmo.

Perguntei isto para ver se alguém já havia testado fazer o que estava pensando (utilizar o chiller e a bomba no processo, e se deu certo).

logico que sei como usar os mesmos o que não tenho certeza é se iria conseguir desmontar e montar a bomba para usa-la no processo e saber se a serpentina neste tamanho seria útil para resfriar 75L de mosto.


Agradeço a atenção
 
Bom, vou colocar em câmara fria mesmo.

Perguntei isto para ver se alguém já havia testado fazer o que estava pensando (utilizar o chiller e a bomba no processo, e se deu certo).

logico que sei como usar os mesmos o que não tenho certeza é se iria conseguir desmontar e montar a bomba para usa-la no processo e saber se a serpentina neste tamanho seria útil para resfriar 75L de mosto.


Agradeço a atenção
Ahhh! Vc queria usar a bomba de recirculacao e o chiller de imersao da brassagem, é isso?
Pq esse tipo de sistema precisa NECESSARIAMENTE de uma bomba e uma serpentina, de qlqr forma (eu to montando um sistema desses)

Enviado de meu SM-J200M usando Tapatalk
 
Ahhh! Vc queria usar a bomba de recirculacao e o chiller de imersao da brassagem, é isso?
Pq esse tipo de sistema precisa NECESSARIAMENTE de uma bomba e uma serpentina, de qlqr forma (eu to montando um sistema desses)

Enviado de meu SM-J200M usando Tapatalk


Exato, me ofereceram o sistema completo, dai pensei que se eu pudesse utilizar a bomba que vem no sistema para fazer circulação e transferência do mosto. E utilizar o chiller para resfriar o mosto apos a fervura.

Se o que falei acima for possível, ai eu prefiro comprar o sistema completo. Agora, ter que comprar tudo só para refrigerar o fermentador, ai eu já acho melhor colocar o fermentador em câmara fria e comprar as outras coisas, para o processo, separadas.
 
Exato, me ofereceram o sistema completo, dai pensei que se eu pudesse utilizar a bomba que vem no sistema para fazer circulação e transferência do mosto. E utilizar o chiller para resfriar o mosto apos a fervura.

Se o que falei acima for possível, ai eu prefiro comprar o sistema completo. Agora, ter que comprar tudo só para refrigerar o fermentador, ai eu já acho melhor colocar o fermentador em câmara fria e comprar as outras coisas, para o processo, separadas.
Não. O sistema de glicol deve ser dedicado.
Mais uma vez, volto a dizer: nao de um passo maior que a sua perna! Primeiro aprenda, invista tempo, gaste com literatura, depois voce pensa em montar algo.
Vou te dar uma ideia: eu "resolvi" que faria cerveja esse ano. Tinha varias duvidas. VARIAS! Perguntei varias coisas que era triviais. Percebi que, fazendo isso, nao agregaria nada. Parei. Gastei mais com livros do que muita gente gastou com eqipamento (foram 7 aquisicoes e 1 copia) mais um tempinho vendo os videos do beer school (engenheiros quimicos buscam seus semelhantes...hhehehe) e ainda continuo com VARIAS duvidas, porém menos triviais.
Entao vou te dar uma dica, de um cara iniciante: se tiver grana, invista em conhecimento (livrgra; se nao tiver grana, use seu tempo e veja alguns videos no youtube (recomendo os do Beer School); se nao tiver grana nem tempo, compre cerveja pronta.
Por mais que pareça, nao estou sendo duro, estou sendo objetivo e evitando voce de gastar dinheiro e tempo desnecessario, como eu gastei quando resolvi fazer a reforma do meu fusca.
#paz

Enviado de meu SM-J200M usando Tapatalk
 
Tudo bem, Filipe?

Você usa este sistema de glicol da Indupropil?

Caso use, me fale o que está achando, por favor!

Obrigado!
Abraço
 
Pessoal, sistema de Glicol ou fermentadores auto-refrigerados em inox e cônicos, são os melhores dos mundos, porém o investimento é absurdamente alto.
Para até sei lá...60 litros, eu acredito fortemente que vale muito mais a pena usar as bombonas.
Esses cônicos de plástico, são difíceis de lavar e higienizar., sem contar que é difícil colocá-los dentro da geladeira.
Reaproveitar levedura não é tão fácil assim e se não conseguir garantir sanitização correta, pode comprometer algumas levas de cerveja.
Com o de inox a coisa muda de figura, ainda mais os que possuem CIP.

Como o Guenther mencionou acima. É necessário entender bem o processo como um todo.

Eu tenho um amigo que resolveu aumentar a produção dele de 20 litros pra 100, usando um retomoldado cônico.

Resultado: Teve que investir em bombas sanitárias, chillers e etc.

As vezes achamos bonito os equipamentos industriais e queremos usar em casa, porém eu penso que é melhor simplificar as coisas.

Com 60 litros dá pra carregar a bombona sozinho (com alguma dificuldade, mas dá)
 
Back
Top