Fermentador 525L Speidel - Não caia no Marketing

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Hominus

Well-Known Member
Joined
Oct 29, 2015
Messages
54
Reaction score
25
Faço essa publicação para contar um pouco sobre minha experiência com o fermentador de 525L totais da Speidel (Empresa da Braumeister). Trabalhei por 4 meses com 3 fermentadores, fazendo aproximadamente 15 fermentações nesse tempo. Abaixo eu elenco os pontos positivos e negativos do produto.

Positivos:
Fácil limpeza e sanitização.
Soldas bem feitas.

Negativos:
Não aguenta pressão de carbonatação. No máximo 0,5 BAR para trabalho.
O fundo não é cônico, só possui uma saliência que acumula bem pouco fermento. Com isso se perde muita cerveja e não existe como reaproveitar o fermento.
A camisa por onde passa o glicol/água gelada é mto fina, o que geralmente faz dar problema nas solenóides e demora muito para refrigerar a cerveja.
Os fermentadores não possuem uma camada de isolamento com EPP, o que faz o sistema de frio ter que trabalhar ininterruptamente no verão.
Degradê de temperatura com mais de 2,5°C de diferença entre o topo e o fundo.

Avaliando o valor de mercado do produto, de aproximadamente R$ 9.500,00 pode parecer vantajoso comprar esse fermentador, já que um fermentador profissional está na casa dos R$ 16.000,00. Só que no final esse investimento se torna uma grande dor de cabeça. Precisa ter uma pessoa agitando os barris por várias horas para colocar carbonatação, não tem como reaproveitar o fermento, cerveja mal fermentadas pelo alto degradê, perda de cerveja no fundo do fermentador pq fica muito turva, queima de equipamentos, consumo de energia é quase o triplo de um fermentador da indústria nacional.

Mais uma vez eu digo(Assim como eu digo na minha postagem sobre a Braumaister 200l) fujam do marketing, comprem produtos nacionais que é bem mais garantido. Para Hobbie ou Profissional, esse produto não serve.
 
Back
Top