Fermentaçao x Maturação x Envase: Dúvidas!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

CaioSb71

Well-Known Member
Joined
May 15, 2016
Messages
82
Reaction score
15
Pessoal,

Tenho lido bastante aqui no fórum sobre técnicas de fermentação, envase e maturação, mas fiquei com dúvidas. No curso que fiz, aprendi a sequencia:

- fermentação a 20ºC (sensor grudado no balde, histerese de 0,3ºC, lâmpada 60W para aquecimento do interior da geladeira)
- após atingir FG (07 a 10 dias), trasfega para balde para primming e posterior envase. Deixar as garrafas a 20ºC na geladeira, por 07 a 10 dias e até pressão atingir 2,5 kg e estabilizar por pelo menos 2 dias (carbonatação)
- resfriar para menor temperatura possível (sem congelar) por pelo menos 14 dias, e experimentar!

Mas li em alguns posts que após atingir a FG desejada (e após fazer a fermentação secundária, que não fazia mas vou fazer na próxima leva), resfria-se o balde a 2ºC para clarificação, e depois primming e envase.
Dúvidas:
- após o tempo de clarificação, posso trasfegar para outro balde para o primming?
- após o envase, devo deixar a temperatura das garrafas subir a 20ºC novamente para carbonatação (até 2,5 kg), e depois resfriar novamente a 2ºC e maturar pelos 14 dias? Ou manter as garrafas a 2ºC? Neste caso ocorre a carbonatação também?

Obrigado pela ajuda!
 
@Caio,
Fermente usando as rampas que você já está acostumado.
Quando estabilizou o FG, resfria para próximo de zero para decantar o fermento, lúpulo, etc.
Em seguida eu retiro para um balde, faço priming e deixo em temperatura ambiente carbonatando (inverno aqui no sul, até 22 graus portanto). Isso leva uns 15 dias
Resfrio para beber só, não costumo maturar no frio...
 
- após o tempo de clarificação, posso trasfegar para outro balde para o primming?

Pode, tranquilamente. Só toma cuidado com oxidação para não prejudicar a cerveja.

- após o envase, devo deixar a temperatura das garrafas subir a 20ºC novamente para carbonatação (até 2,5 kg), e depois resfriar novamente a 2ºC e maturar pelos 14 dias? Ou manter as garrafas a 2ºC? Neste caso ocorre a carbonatação também?primming?

A temperatura de carbonatação vai depender do seu gosto, quanto mais alta mais rápida é a carbonatação (mas não vá aquecer as garrafas para acelerar o processo). A maturação está acontecendo antes de você envasar e vai acontecer até o dia que você tomar cada uma delas, maturar a 2°C no meu ponto e vista não vai trazer nenhum benefício, já que a levedura vai entrar em dormência. E não, a 2°C a cerveja não irá carbonatar exatamente pelo que falei anteriormente, as leveduras estarão hibernando numa temperatura tão baixa. Normalmente deixo as carbonatar em temperatura ambiente.
 
Dúvidas:
- após o tempo de clarificação, posso trasfegar para outro balde para o primming?
- após o envase, devo deixar a temperatura das garrafas subir a 20ºC novamente para carbonatação (até 2,5 kg), e depois resfriar novamente a 2ºC e maturar pelos 14 dias? Ou manter as garrafas a 2ºC? Neste caso ocorre a carbonatação também?

1- Sim, deve! Misturar açucar e envasar direto do fermentador não é legal, pode levar muita levedura pra garrafa.

2-Use a temperatura ambiente, dá menos trabalho. No frio pode levar mais tempo pra carbonatar. A 2ºC não vai carbonatar... essa é uma temperatura de armazenamento, pra manter a cerveja bem conservada após totalmente pronta.

Abraço
 
- após o tempo de clarificação, posso trasfegar para outro balde para o primming?

Regra não tem, vai da técnica de cada um.

Eu não transfiro pra outro balde, o risco de contaminação é maior.

Após fermentação primária, secundária e clarificar tudo no mesmo balde, eu coloco o primming e começo a engarrafar.

Mas não é errado transferir para outro balde.

- após o envase, devo deixar a temperatura das garrafas subir a 20ºC novamente para carbonatação (até 2,5 kg), e depois resfriar novamente a 2ºC e maturar pelos 14 dias? Ou manter as garrafas a 2ºC? Neste caso ocorre a carbonatação também?

Tranquilo, na verdade é temperatura ambiente, se a temperatura for muito baixa como 2 graus que você cita, o fermento não trabalha e não vai ter carbonatação.

eu tenho deixado minhas garrafas pós carbonatação todas fora da geladeira, elas só vão pra la quando pretendo beber.

espero ter ajudado.

:mug:
 
Normalmente o ideal é transferir para outro balde (justamente como o Palmer recomenda no How to Brew) porque isso melhor em muito a capacidade de misturar o açúcar.

Se você transfere, pode colocar primeiro a calda do priming no outro balde, e transferir a cerveja por cima, justamente a melhor técnica que existe já que você enfraquece a calda gradualmente com a cerveja, e ao final, pode misturar tudo de forma bem homogênea sem se preocupar com a borra do fundo, já que você deixou ela pra trás.

Já se você mistura a calda no mesmo balde, o que ocorre? Você vai ter que jogar a calda na cerveja.... e aí está expondo a calda, com alto teor de açúcar, a um líquido menos concentrado e mais frio de forma brusca.... o que cristaliza o açúcar. Além disso, nunca vai poder misturar de forma muito intensa porque vai remexer com a borra do fundo do fermentador.

Abraço,
 
Pessoal, obrigado a todos pelas respostas, ajudaram muito sim!
Abraços


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Galera,

Minha pergunta deve ser bem de principiante, e talvez já tenha sido respondida aqui, mas talvez seja a mesma coisa.

Comprei ingredientes pra uma receita de Witbier, e nela, é indicado após a fermentação (20 graus por 7 dias), fazer a maturação (1 grau por 14 dias). Será minha primeira brasagem.

* Essa maturação em temperatura tão baixa é necessária? Não tem outra forma de maturar em geladeira comum?

* Como posso chegar uma geladeira normal a 1 grau, sem congelar? Acho que só congelador, mas corre grande risco de estragar.

* E após essa maturação, quando envasar, a cerveja ficando em temperatura ambiente, não estragaria ? A cerveja comum (de grandes fabricas), ao meu ver, estraga quando você gela e depois degela. Ou estou falando besteira?

Obrigado!
 
Galera,

Minha pergunta deve ser bem de principiante, e talvez já tenha sido respondida aqui, mas talvez seja a mesma coisa.

Comprei ingredientes pra uma receita de Witbier, e nela, é indicado após a fermentação (20 graus por 7 dias), fazer a maturação (1 grau por 14 dias). Será minha primeira brasagem.

* Essa maturação em temperatura tão baixa é necessária? Não tem outra forma de maturar em geladeira comum?

* Como posso chegar uma geladeira normal a 1 grau, sem congelar? Acho que só congelador, mas corre grande risco de estragar.

* E após essa maturação, quando envasar, a cerveja ficando em temperatura ambiente, não estragaria ? A cerveja comum (de grandes fabricas), ao meu ver, estraga quando você gela e depois degela. Ou estou falando besteira?

Obrigado!

Sim, a maturação vai melhorar na clarificação ocorrendo decantação de sedimentos. Você pode maturar na temperatura que desejar, ai vai de gosto para gosto.

Eu tenho uma geladeira de uma porta com freezer daqueles de metal. Eu desparafusei ele e abri a chapa. Resumindo, minha geladeira chega até -2ºC.

A cerveja não estraga pois quando vc termina o processo de maturação ela ainda está choca. Somente após colocar o primming que ela passa pelo processo de carbonatação (ideal em temperatura ambiente).
 

Attachments

  • 501703029104360.jpg
    501703029104360.jpg
    24.2 KB · Views: 65

Latest posts

Back
Top